sábado, 24 de julho de 2010

Precisa mudar.


O antenado de hoje tenta passar para vocês, como é que pode em pleno sec.21, ainda haver tantos lugares que não tem acessibilidade para deficientes.

Somos milhões de pessoas diferentes entre si, na cor da pele e dos cabelos, no formato dos olhos, da boca e do nariz. O tempo todo estamos vivenciando essas desigualdades na sociedade, tanto por motivos de deficiência , classe social, entre outros.

Temos que aprender a lidar com as diferenças existentes ao nosso redor . A inclusão até hoje tem sido um grande desafio em muitos lugares.

Nós seres humanos ditos “normais”, muitas vezes não enxergamos, ou mesmo não queremos enxergar os problemas, preconceitos, que estão ali embaixo do nosso nariz.

O fato de em muitos lugares como escolas, faculdades, hospitais e etc, não possuírem adaptações adequadas para deficientes, mesmo sabendo que tantas pessoas necessitam disso para uma vida melhor, reflete nesse desafio de inclusão.

É isso aê, estamos em ano de eleições, ano de mudar o que ta ruim, de ter voz ativa como em quais mãos deixar nosso país. Tudo bem que tem tantas pessoas que votam só por votar mesmo, e não estão nem preocupados em saber em quem votar.

Mas lembrem-se que esses problemas que tantas pessoas enfrentam nos dias de hoje, amanhã pode ser você, ou seu filho que poderá estar vivendo nesse mesmo desafio de inclusão.

PENSE BEM ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISÃO, QUE POSSA MASTARDE TE CAUSAR ARREPENDIMENTO.


sexta-feira, 23 de julho de 2010

É Daví, é? S01E04




Sexta-feira, finalmente chegando ao fim de mais uma semana de trabalho, é dia de dar aquele peteleco no chefe e ir com os amigos pro butequis pra celebrar a chegada do fim de semana... Mas também é dia de DESENTENDENDO! E pra você que não agüenta mais falar do(s) caso(s) do Goleiro Bruno, hoje tem mais um capítulo do stand-up “É Daví, é?”, o stand-up que não é engraçado, mas RELAAAXA... O de hoje realmente não é pra rir, mas é pra curtir uma nostalgia. Lembrando mais uma vez que você pode dar sua sugestão de tema pro stand-up da semana que vem, ali nos comments. Vai lá!

Personagens de ônibus

Um dos posts do @Krap por aqui(Out of control) pedia para as pessoas notarem como é seu comportamento no ônibus. Mas este post aqui pede pra você notar e realmente estudar o próprio ônibus. O ônibus não é só um meio de transporte, é um meio de vida, um clássico do senso comum. Deveria ser matéria obrigatória em qualquer curso de ciências sociais. Analisando a rotina dentro dos ônibus, é possível estudar vários fenômenos da sociedade, graças à seus personagens...

Os primeiros que você vê ao entrar no ônibus(exceto naqueles tão lotados que as portas não fecham) são o motorista e o cobrador. Figuras místicas em seus trajes especiais, são os responsáveis pelo funcionamento e manutenção da harmonia no sistema social. São os representantes também da comunicação entre os passageiros e o sistema, que nesse caso é feita através de gritos, insultos e tapas grosseiros nos dispositivos que abrem as portas. E outra coisa, alguns avisos geralmente dizem:
-Fale ao motorista somente o indispensável
Será mesmo indispensável “avisar” ao motorista que a mãe dele é puta toda vez que o ônibus freia ou acelera ou não para no ponto? Eu hein...

Outro personagem comum em ônibus é “a louca do fone de ouvido”. Geralmente, mulheres que não percebem o quão alto estão seus fones de ouvido, que cantam alto e desafinado e batucam o que tiver pela frente, sem notar que há pessoas constrangidas em volta. Outro que é o contrário da louca do fone é o “playsson do MP3”. É um grupo composto por uma mistura de manos vida loka, com brothers surfistas e muleques-piranha. Não dispensam uma música, mas fazem questão que todos saibam qual é o seu gosto musical. Pelos altos falantes(inacreditável e irritantemente altos) de seus celulares saem hits como “Só os mala que comanda aqui” e “Amassando a latinha”. E quando a música não sai de dispositivos móveis, rola música ao vivo também, por que não? Basta um engarrafamento e uma galera animada pra começarem sucessos como:
-É, é, é, eu acho que o bagulho é de quem tá de pé...
-Toda vez que eu chego em casa a barata da vizinha ta na minha cama...
-Sábado de sol, aluguei um caminhão...
-Atravessando a cidade aproveito para entrar no lava rápido Hot Wheels...

Continuando a galeria de personagens, um muito comum é o encoxador. O terror das coxas das mulheres altas, das costas das baixinhas e dos ombros daquelas que vão sentadas, esse maníaco perigoso é munido de irresistíveis expressões como:
-Deixa eu passar aqui rapidinho, e
-Eu vou descer na próxima
É por causa deles que o índice de fecundidade acidental é altíssima nos ônibus. Só perde em número para bailes funks. Mas os encoxadores são facilmente combatíveis através de cotoveladas e mochilas bem localizadas.

Figurinha carimbada em coletivo é aquele personagem conhecido como o “cara lá de trás”. Geralmente são senhores de meia idade que tiveram enquanto jovens a ambição de se tornarem cobradores, infelizmente não realizada. Talvez sso explica o fato de sempre darem dois tapas na caixa acima da porta toda vez que alguém desce. Nunca se sentam, agem em bandos, e sempre portam pochetes com dinheiro trocado. São eles que soltam aquelas frases que com certeza você já escutou em um ônibus:
-Tá lotado!
-Não se fazem mais cabarés como antigamente, e
-Vai descer aqui ô fila da p***!

Vendedores: nômades comerciários. Sempre entram pela porta de trás para vender geralmente salgados, doces, guloseimas ou canetas e livros de colorir. Possuem vários tipos de estratégia de marketing, como distribuir pedacinhos de cocada, ou fazer discursos apelativos e musicais que pouca gente presta atenção. Mas estranhos de verdade são aquelas pessoas que entram caladas e distribuem papéis contando uma triste história de vida. Você sempre fica sem saber se a pessoa é inteligente que prefere preservar a voz ou se é mesmo surda-muda. Aí quando você faz gestos pra dizer o que quer, se surpreende com a pergunta(e a voz!):
-Tu vai querer é a paçoca ou é o freegells?
O curioso é que nunca se sabe qual é o destino dessas pessoas. Não há registros históricos sobre viagens para casa, ou mesmo de suas casas.

E finalmente, os humoristas. Na sua maioria são nordestinos. E tem três tipos. Existem aqueles pagos, que desde o momento em que entram já começam a fazer imitações de bicha, e se fixam antes da catraca, mexendo com quem sobe no ônibus e principalmente com o cobrador, quem eles dizem sempre serem seus amantes. Suas piadas se resumem sobre diferenças entre pobres e ricos e os diferentes tipos de passageiros das cidades satélites. Existem também os gratuitos, que geralmente são empregados de “firmas”, sempre estão uniformizados, e fazem piadas sobre tudo e todos no ônibus. São stalkers, freetalkers de primeira, falam e gargalham alto, conseguem se comunicar uns com os outros a quilômetros de distância no grito, e são muito participativos em motins e movimentos agressivos populares. E enfim, os mais perigosos, são aqueles que sempre procuram se manter discretos, anotando mentalmente tudo que vêem ao redor, para depois denunciar tudo ao mundo, através de stand-ups sem graça em blogs obscuros da internet. Cuidado...


quinta-feira, 22 de julho de 2010

:Ciúmes



Ando meio sem tempo como o Krap. Tampouco saudável. Então farei uma espécie de Revisão de Literatura crua sobre o assunto.


O Verme
Existe uma flor que encerra
Celeste orvalho e perfume.
Plantou-a em fecunda terra
Mão benéfica de um nume.

Um verme asqueroso e feio,
Gerado em lodo mortal,
Busca esta flor virginal
E vai dormir-lhe no seio.

Morde, sangra, rasga e mina,
Suga-lhe a vida e o alento;
A flor o cálix inclina;
As folhas, leva-as o vento,

Depois, nem resta o perfume
Nos ares da solidão...
Esta flor é o coração,
Aquele verme o ciúme.
Machado de Assis




No ciúme, há mais amor-próprio do que amor
Autor: La Rochefoucauld

O ciúme nasce sempre com o amor, mas nem sempre morre com ele
Autor: La Rochefoucauld



  1. Ciúmes inocentes: uma pitada de ciúme nunca fez mal a ninguém, nem é o suficiente para colocar um ponto final em qualquer relação. É perfeitamente normal uma mulher sentir ciúmes ao ver o namorado a folhear uma revista com fotografias da sua actriz preferida e elogiar os seus muitos atributos; o mesmo se diz de um homem que não pode negar o ciúme que se manifesta quando a namorada sai para jantar só com as amigas num vestido de arrasar. Inocentes e inofensivos, este tipo de ciúme apenas demonstra o amor que se sente por outra pessoa.
  2. Ciúmes saudáveis: se um membro do sexo oposto aprecia abertamente o seu parceiro(a) à sua frente, é natural que sinta uma pontada de ciúmes, mas esse acaba por ser um sentimento simultaneamente ciumento e de orgulho porque, embora ele/ela seja alvo de atenção de outro homem ou mulher, é consigo que está. Curiosamente, este tipo de ciúmes tem a tendência de aproximar os casais.
  3. Ciúmes românticos: diz-se muitas vezes que o ciúme é uma resposta protectora, cognitiva, emocional e comportamental a qualquer factor externo que possa ameaçar um relacionamento a dois. No caso dos ciúmes românticos, essa ameaça é a existência de uma terceira pessoa (real ou imaginária) e a simples ideia de que possa existir uma atracção entre ela e o seu parceiro(a), desencadeia um turbilhão de pensamentos, sentimentos e acções que são manifestadas em contexto de ciúme.
  4. Ciúmes sexuais: este tipo de ciúme tem na sua base o conhecimento ou a suspeição de que o seu parceiro(a) já teve, fantasiou ter ou deseja ter relações sexuais com uma terceira pessoa.
  5. Ciúmes emocionais: neste caso, a pessoa ciumenta sente-se ameaçada pelo envolvimento ou ligação emocional e/ou amor do seu companheiro(a) por uma terceira pessoa, que tanto pode ser uma amiga ou amigo, um familiar ou colega de trabalho.
  6. Ciúmes obsessivos: quando ao sentimento de ciúme se junta a obsessão em saber todos os passos que o seu parceiro(a) dá sem si, os ciúmes numa relação atingem um nível mais perigoso e pouco saudável. A obsessão com a pessoa amada e o medo de a perder pode não só levar aos ciúmes possessivos e a um controle excessivo sobre essa pessoa, como pode conduzir a agressões verbais e físicas.


É impossível exprimir a perturbação que o ciúme causa a um coração em que o amor ainda se não tenha declarado 
Autor: La Fayette , Marie 

O ciúme é absoluta confissão
Autor: Wertheimer , Emanuel 


"De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade.". Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito passivo do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - pivô do ciúme.


Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.
A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis, como o apego aos pais que aparece por volta do primeiro ano de vida ou como consequência do Complexo de Édipo não resolvido; entre os quatro e seis anos de idade, a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo e simultaneamente tem ciúmes dele pela atracção que ele exerce sobre o outro membro do casal; já na idade adulta, essas frustrações podem reaparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranóia.
Nesse tipo de paranóia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste.
Algumas teorias consideram que os casos mais graves podem ser curados através da psicoterapia que passa por um reforço da auto-estima e da valorização da auto-imagem. Porém várias teorias criticam a visão psicanalítica tradicional (exemplo:esquizoanálise).
Outros casos mais leves podem ser tratados através da ajuda do parceiro, estabelecendo-se um diálogo franco e aberto de encontro, com a reflexão sobre o que sentem um pelo outro e sobre tudo o que possa levar a uma melhoria da relação, para que esse aspecto não se torne limitador e perturbador." [~wiki, mas está muito bom]


É mais fácil ter ciúmes de um amigo feliz do que ser generoso para um amigo que esteja na desgraça
Autor: Moravia , Alberto

O apaixonado ciumento suporta melhor a doença do seu amante do que a sua liberdade 
Autor: Proust , Marcel 

E agora, minha referência predileta, o ato do livro "Sonho de uma Noite de Verão - Shakespeare", que os críticos nomeiam como o "ato da Origem dos ciúmes"



TITÂNIA - Tudo isso é o ciúme que a inventar vos leva. Desde aquele verão, nunca podemos nos reunir na floresta, pelos prados, nas colinas, nos bosques, junto às fontes em que os juncos vicejam, pelas praias sonorosas do mar, para dançarmos em coro ao som dos ventos sibilantes, sem que em nossa alegria não nos víssemos perturbadas por tuas invectivas. Por isso os ventos, como em represália de em vão nos assobiarem, do mar vasto aspiraram vapores contagiantes, e estes, pelo país se derramando, tanto deixaram túmidos os rios, que as margens inundaram, de orgulhosos. Em vão os bois no jugo se cansaram; perdeu o suor o lavrador; o verde trigo podre ficou antes de a barba juvenil lhe nascer; os currais se acham vazios nas campinas alagadas; cevam-se os corvos no pestoso gado: as quadras de pelota estão desertas e cobertas de lama; quase esfeitos na verde relva os belos labirintos, porque ora já ninguém neles transita. Falta aos homens mortais o frio inverno; com hinos e canções, as noites claras já não são abençoadas como outrora. E assim, a lua, que o mar vasto impera, pálida de rancor, todo o ar deixa úmido, abundando os catarros. Em tamanha desordem vemos as sazões trocadas: do seio brando da virente rosa sacode a geada a cândida cabeça, enquanto sobre o queixo e nos cabelos brancos do velho inverno, por escárnio, brotam grinaldas de botões odoros do agradável estio. A primavera, o estio, o outono procriador, o inverno furioso as vestes habituais trocaram, de forma tal que o mundo, de assombrado, para identificá-los não tem meios. Pois bem; toda essa prole de infortúnios de nossas dissenções, tão-só, provêm; geradores e pais somos de todos.







quarta-feira, 21 de julho de 2010

do YA?



Como fora previsto, não terá entrevistas hoje.

Era uma vez um coração partido em dois. Cada pedaço batia por uma pessoa diferente. Isso pode acontecer? O amor pode ser dividido? Uma é a estrela do norte, que o guia. A outra, a do sul, que não importa por aonde vá, sempre terá ela o protegendo.

Um coração que não pode escolher, por mais que tivesse uma certeza, sua escolha não serviria de nada. Suas estrelas também amam o sol e a lua cada uma. Esse coração é só um planeta sem vida, não tem uma lua, não é tocado pelo sol, não aparece no dia, não aparece à noite. Seu brilho não existe. Onde ele fica só se vê duas estrelas Y/A.

Não se trata de divisão de amor, é apenas multiplicação.




Também em Pee in the Dark


segunda-feira, 19 de julho de 2010

VSF ( VAI SER FELIZ )






Essa é a Rima mais FÓDA,tipo um samba canção que permanece fora de MODA,violão,pandeiro e flauta e a sua TAXA no meu coração já pareceu mais ALTA,eu sinto FALTA flor, mas sou ligeiro pra caralho de estação a estação dentro do METRÔ, eu faço VERSO,eu leio os VERSO que as garota MANDOU,a cada idéia eu digo : HoooooooooooW,feliz por ver em cada RIMA a parada mais pura que só existe no coração de uma MENINA, singelo de mochila e chinelo, várias idéias na mente,não escolhi ESCREVER, as letras que me escolheram pra escrever pra VOCÊ,não vendo minha POESIA, mas vamo ver se você vai gostar de dividir os versos que foram só seus um DIA,na moral,cê mandou mau,quer saber? vai ser FELIZ e me esquece, essas coisa acontece,é natural nessa idade,maduro demais pra pensar na decisão correta,a LUA sorri,JAH tá aqui,vou me apegar a outras pessoas sem ESQUECER de você, dahora mesmo o tanto que cê me ENSINA, cumpro meu papel na rima, mas não escrevo mais só PRA VOCÊ menina, não é drama, não faz cena,sempre vou me lembrar , sem problema ,parece que foi ONTEM que eu tava ali querendo ficar MAIS, tudo foi tão BOM,cê me trouxe o DOM,não me arrependo, só não ENTENDO o porque do fim, já que agente junto só dava risada,ERA uma parada FELIZ pelo menos pra mim, quer ir EMBORA pode ir, nem LIGO mais se você não tá AQUI,agora PARTE na RUA e VAI SER FELIZ ... ODEIO despedida, sem tchau, sem final FELIZ,então essa fica sem FINAL
#AMADA


ONELOVE
Umsó ...
Descanse em PAZ ‘CARTOLA‘
P.s : Juro que não queria que fosse ASSIM, mas FICABEM!








domingo, 18 de julho de 2010

Escrevendo por escrever...




Eu queria poder dizer tudo o que penso, dizer tudo o que sinto.
Queria poder dizer pras pessoas que amo, o quanto amo.
Queria poder agradecer a algumas pessoas, pelo que fizeram por mim. Mas não sei dizer, nunca fui muito boa com as palavras DITAS, na verdade prefiro elas ESCRITAS.

Tenho tantos papéis guardados: poemas, textos, bilhetes, e rabiscos quaisquer que um amigo escrevia no meu caderno. Dou valor a cada palavra que escrevem pra mim.
Quantas coisas não pude dizer... E as mais importantes, consegui escrever.
ESCREVER. A melhor das artes, e a melhor forma de comunicação.
Pensa bem... A maior parte de tudo que existe começou pela escrita.
Os filmes que você vê, antes foram livros ou roteiros. Os lugares que você frequenta, antes de existirem, foram anotações, esboços num papel. As músicas que você ouve, não seriam tão boas se não fossem as letras.
Quando você vai ao mercado, como encontra o produto que quer? Pelas informações ESCRITAS na embalagem. Como você encontra um lugar que não conhece? Pelos endereços, e na maioria das vezes, pelas placas que indicam o caminho.
Então, se tudo a sua volta está ‘escrito’, porque não escrever?

Não precisa ser poeta, não precisa ser tão bom quanto Shakespeare, Stephenie Meyer, Mário Quintana, ou Fernando Pessoa. Escreva por escrever. Mande uma mensagem para alguém, pra dizer que lembrou dela, escreve como foi o dia, anote detalhes de um momento histórico.
Pegue um papel e uma caneta, escreva o que você tem ai dentro. Angústia, dor, ou ressentimento. Escreva sua felicidade, sua paixão, ou os micos que te aconteceram.
Escreva sobre as roupas que você vê, sobre as pessoas que conhece, escreva coisas engraçadas...
Expresse todo o conhecimento que você tem sobre algo, faça alguém mais inteligente com suas palavras.
Escreva porque você não gosta de chuva, porque você gosta do sol, e porque você se inspira com a lua.
Faça uma carta de amor, de amizade, mande um e-mail!
Desabafe. Faça de um texto, o seu melhor amigo. Não se preocupe tanto com sua escrita, não tente ser tão formal, a princípio o que escrever será só seu. Depois se quiser, mostre pra alguém. As pessoas podem te entender te conhecer melhor depois de ler o que você escreveu.
Escreva a letra de uma música, faça rimas, pensamentos soltos ou versos mudos.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e principalmente da internet, as pessoas estão tendo o vício de resumir cada vez mais as palavras. Nós vamos deixar algo tão lindo com as palavras, serem transformadas em ‘siglas’?

Tristes são aqueles que não saber ler e escrever, simplismente por que não tiveram a oportunidade de aprender. E os que tiveram oportunidade e não aproveitaram, devem ter se arrependido disso.

Mas tem uma coisa importante: Não use as palavras escritas para substituir um olhar, um sorriso, lágrimas e abraços. Use a escrita como uma arma, pra lutar por alguma causa.
Soube de alguém que escreveu uma carta pra tentar acabar com uma briga de família. Soube de alguém que escreveu um bilhete, pra pedir mais educação a uma determinada pessoa.
Já recebi cartas de saudade, já mandei cartas de saudade.
Já recebi cartas e poemas de aniversário. E vivo uma história de amor que começou com um bilhete.

Teu destino deve estar por aí, com um lápis na mão escrevendo o teu futuro.
Pegue sua certidão de nascimento, olhe, lá está a prova ESCRITA do momento em que você veio ao mundo.
Peça pra escreverem sobre você, escrevendo as pessoas dizem coisas que não diriam pessoalmente.
Vai, confessa ai, quantas histórias já descobriu pelas conversas escritas de mns? Quantas pessoas já conheceu?
E diário? Já teve algum, ou escreveu em algum? Muitos diários viraram livros, que viraram filmes, e que fizeram sucesso!
As informações, as notícias, as matérias que você estuda na escola, ou na faculdade, o que seria disso tudo se alguém não as tivesse escrito?

Sei que sempre escrevo demais aqui, mas o que fazer, se eu amo escrever?
Queria apenas te incentivar a fazer o mesmo, você aprenderá a se expressar melhor.
Então escreva pras pessoas que te cercam. Conte segredos, se declare, agradeça, cole um bilhete na porta da geladeira desejando um bom dia, ou apenas escreva para ler depois.
Apenas tente. Se você tem sentimentos e conhece o alfabeto, você consegue. Ou vai preferir ser desafiado pela redação na prova do vestibular?
Vamos! Escreva e deixe o mundo ler, afinal até Deus escreve, seja no sentido figurado, ou no literário, vai saber?
Escreva, e os erros você concerta depois. Porque Deus escreve sim, escreve certo, mas são por linhas tortas.


Xero... da Cereja, que quando Cerejinha comia muita sopa de letrinhas.



Escritas sem sentidos, e sentidos que fizeram escrever: Versos Mudos (Marjorie Estiano) , Goodbye (Fresno) e Abecedário da Xuxa. kkkk

--- ---


Ps: A Cereja gosta de contatos!
e-mail: carolmonper@gmail.com
Orkut e Msn: carolina_mp_chris@hotmail.com / Carolina Monper
Twitter: @CarolMonper
Formsprig: http://www.formspring.me/CarolMonper