sábado, 27 de novembro de 2010

Não dá mais!










Oii galeeraa ^^
É isso aêe , último ANTENADO do mês, vamo que vamo, férias \o !
Hoje vou falar de um tema, que ultimamente tem sido o alvo de muitos noticiários: A VIOLÊNCIA!

O fenômeno da violência na sociedade atual, especialmente nas grandes cidades, vem adquirindo cada vez maior visibilidade social, particularmente a partir dos anos 80, e sendo objeto de preocupação tanto por parte do poder público e dos cientistas sociais, como da sociedade brasileira em geral.
Certamente a violência não é um fenômeno social recente. No entanto, é possível afirmar que suas manifestações se multiplicam, assim como os atores nelas envolvidos. O novo parece ser a multiplicidade de formas que assume na atualidade, algumas especialmente graves, sua crescente incidência chegando a configurar o que se pode chamar de uma "cultura da violência", assim como o envolvimento de pessoas cada vez mais jovens na sua teia.
Diariamente, os diferentes meios de comunicação colocam diante de nossos olhos, mentes e corações, numerosas cenas onde a violência constitui um componente central, de tal modo que terminamos por naturalizar e banalizar sua realidade e a considerá-la como um mero dado inerente e constitutivo de um mundo competitivo e hostil, onde a lógica das relações sociais, as tensões e os conflitos estão marcados fortemente por sua presença.

O que se entende por violência?

Pergunta aparentemente simples, encerra grande complexidade e dificuldade. Não é fácil definir ou conceituar o que se entende por violência. Em geral, se oscila entre dois extremos: a redução dos comportamentos violentos àqueles referidos à criminalidade ou à agressão física de maior ou menor gravidade, e a ampliação da abrangência do conceito de tal modo que toda manifestação de agressividade, conflito ou indisciplina é considerada como violência.
Por violência entende-se a intervenção física de um indivíduo ou grupo contra outro indivíduo ou grupo (ou também contra si mesmo).



"Cada detento uma mãe, uma crença

Cada crime uma sentença

Cada sentença um motivo, uma história de lágrima, sangue, vidas e glórias

Abandono, miséria, ódio, sofrimento, desprezo, desilusão, ação do tempo

Misture bem essa química, pronto, fiz um novo detento"

(Diário de um Detento-Racionais MC’s)


Notícia da semana:

'Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós'

Uma moradora da Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, fez um desabafo na manhã deste sábado (27). Com um caixa de fósforo e um bilhete entregues à repórter Susana Naspolini, da TV Globo, a mulher, que não se identificou, relembrou um trecho do samba da escola Imperatriz Leopoldinense, que, por sua vez, reproduz versos do Hino da Proclamação da República: “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”.

Ela agradece às autoridades os esforços para tentar controlar os conflitos na região. “Aos governantes e toda força militar, nosso guerreiros, nossos heróis que vieram nos libertar, obrigada.”







Em outro trecho, ela faz um apelo: “O Rio precisa de vocês, o Rio precisa de paz”, e lembra que este sábado é dia de Nossa Senhora das Graças.

Ela termina dizendo “Dessa nação abençoada por Deus” e assina o bilhete como "comunidade Vila Cruzeiro".



É isso aê galera, espero que vcs tenham gostado da mensagem que eu quis passa, em meio a tantas pessoas que pedem PAZ!


Em vez de falar da paz, seja a paz!



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cachaça não é água não!


E aí pessoal, beleza? Já é o último DESENTENDENDO de Novembro... Nuss, fim de ano chegou! Enfim. Na semana passada, antes de ter aquela terrível crise, eu pretendia escrever um post digno. Só não tinha assunto. Aí fui pedir a opinião de um grande amigo meu da faculdade, e um leitor assíduo desse blog. Momentos antes disso, esse amigo tinha tomado simplesmente SETE caipiroskas. E a conversa foi ótima. Ele não me deu exatamente uma sugestão de post, mas filosofou coisas fantásticas, coisas as quais eu nunca tinha pensado. Ideias complexas que um dia realmente dariam um bom post. Fiquei impressionado. Não fiquei impressionado somente com o que ele disse, mas também com o fato de ele ter dito tudo aquilo enquanto bêbado. E foi isso que inspirou meu post de hoje. Já parou pra pensar nas coisas que fazemos enquanto bêbados?

Pra embalar o assunto, leia esse post escutando:
Cachaça não é água

Em primeiro lugar, precisamos pensar: o que leva as pessoas a beber? Os motivos são vários, e variam de pessoa pra pessoa. Na maioria dos casos, é por socialização mesmo. As pessoas querem se sentir participantes ativas na roda de amigos no bar, ou acham que o único jeito de conquistar a pessoa na balada é se soltando, arriscando uma dancinha junto de seu alvo, e nos dois casos, partem pra uma cervejinha. Existem aqueles que bebem para experimentar: querem saber qual é o gosto, querem saber por que todo mundo bebe, por que todo mundo fala, e principalmente, querem saber como é, o que é, ficar bêbado. E têm aqueles que bebem (des)motivados. Bebem por frustrações no trabalho, e principalmente por frustrações nos estudos (já que é na faculdade que a maioria começa a beber), e também por frustrações amorosas ou traições, e buscam afogar suas mágoas na cachaça (exceto em estados como Goiás, onde nesses casos formam-se duplas sertanejas)... resumindo, estão sempre buscando pretexto pra encher a cara.


Agora depois que o álcool já tá no sangue é que a diversão (ou a confusão) começa. Aqueles que queriam se socializar, já ficam bem mais que sociáveis: conversam com todos, mas conversam alto, cuspindo, piscando os olhos, pegando nos ombros de quem os escuta e (em alguns casos) dizendo coisas sem sentido. Aqueles que queriam paquerar na balada já não só arriscam uma dancinha, mas (acham que) arrasam na pista de dança. Ganham molejo, perdem a vergonha, dançam ritmos antes inimagináveis, e descem até o chão. E ainda arriscam cantadas sem medo de levar um não. Aqueles curiosos costumam ficar bêbados rapidinho e aí escolhem dois caminhos: ou odeiam a sensação e (quase) nunca mais encostam no álcool, ou viram fãs da coisa e se tornam bebedores regulares, ou potenciais alcoólatras. Já os (des)motivados conseguem feitos incríveis, como: serem demitidos, serem jubilados, virarem reis do truco, e até inspirarem textos para blogs! E os desiludidos do amor, ou enchem o saco de todo mundo com discursos e cantorias bregas, ou pegam alguém horrível só pra não se sentir carente... Até o arrependimento chegar junto da dor de cabeça no dia seguinte. Só não cheguem ao ponto desse cara:


Pois é, beber pode ser muito legal quando feito com moderação e responsabilidade. E dizem até que pode ser benéfico o consumo regular (e moderado) de certas bebidas como o vinho e a cerveja. Mas cuidado. Todo mundo sabe os malefícios do álcool, físicos e sociais. Pode fazer mal tanto para o fígado quanto ao seu relacionamento. E o alcoolismo é uma doença que indiretamente pode levar à morte. Portanto, um recado importante: cú de bêbado não tem dono. E outra: cachaça não é água não.

------------------------------------------------------------------------

Sobre o tema:
ASSISTA: Os Simpsons. O Barney é o personagem alcoólatra-permanentemente-bêbado mais carismático que existe.
LEIA: Larousse da cerveja. E tenha conhecimento pra impressionar os amigos na mesa do bar.
JOGUE: Conker's Bad Fur Day. A fase da boate em que o esquilo boca-suja fica bêbado, cambaleia e mija nos outro é inesquecível.
ACESSE: http://www.alcoolicosanonimos.org.br/ e tire umas informações úteis antes que seja tarde.
e BEBA: com moderação.

Gostou? Não? Então, você já sabe, deixe seu comentário, crítica, reclamação ou sugestão nos comments. Até semana que vem!!



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Herói e o Vilão

Eu tenho Um Segredo! :3
A história é basicamente a mesma se você ainda não reparou. Joseph Campbell na obra "O herói de mil caras" consegue descrever a trajetória de um Herói em uma história, que é bem comum para todos os cantos do mundo, e você sentirá a semelhança também depois de ler isso. A trindade principal do herói para Campbell é composta por "partida, iniciação e retorno".
1. Partida: O herói é chamado à aventura. Provavelmente no início ele será visto no seu cotidiano. Ele está iniciando uma nova etapa em sua vida. E muitas vezes um mensageiro é enviado para anunciar o destino que chama pelo herói.
Ele pode rejeitar o chamado para a partida, e pode ter diversas razões para tanto, desde suas responsabilidades diárias ao seu egoísmo (ele não quer se dedicar a ajudar os outros). Por tanto, por mais que resista, descobrirá que não tem escolha, e acabará aceitando
O herói encontra um protetor, um guia, que lhe ajudará (muitas vezes com coisas sobrenaturais, geralmente sob a forma de amuletos. Então o herói  encontra a primeira entrada para o novo mundo. o protetor pode apenas levar o heróis até a entrada, ele deve atravessá-lo sozinho. O heróis pode lutar, inicialmente, com um guardião da entrada que está ali para impedí-lo de atravessá-la, ou superá-la pela astúcia.
Com a entrada do herói, começa a exploração do desconhecido.
2. Iniciação:  Ele segue um caminho no qual é continuamente posto a prova. O ambiente é novo e o herói provavelmente buscará amigos que o ajude durante as provas. Forças invisíveis podem também vir em seu auxílio
E então o herói é raptado ou precisa empreender uma jornada a noite ou pelo mar.
Em seguida o herói enfrenta um "dragão" simbólico. Ele pode sofrer uma morte ritual, talvez mesmo desmembramento.
O herói é reconhecido (muitas vezes pelo pai) e acaba se unindo a essa pessoa.E então começa a entender a força que rege sua vida. então torna-se quase divino,ele ultrapassa o medo e a ignorância.
Por fim recebe sua ultima dádiva, o objetivo de sua busca. Pode ser até diferente das metas iniciais, pois agora é mais sábio.
Herói

3. O Retorno:  O herói empreende uma volta (talvez mágica) ao seu local de origem. Forças mágicas ou algum protetor do passado pode ajudá-lo, ou alguém do seu lugar de origem pode buscá-lo. então o herói volta para seu cotidiano, e as vezes pode ter dificuldade de fazer as pessoas entenderem o que ele vivenciou. No caso de "dois mundos", o herói se torna rei dos 2, o cotidiano-material e o paralelo-mágico. E agora pode viver sua vida plenamente, sem medos.
Quem será um clásico agora?
De acordo com os críticos John Clute e John Grant, um "Senhor das Trevas" tem, passa por ou é:
- Uma força abstrata, menos carne e sangue e mais foraça sobrenatural.
- Já foi derrotado uma vez, mas não completamente
- Aspira tornar-se o príncipe desse mundo
- Representa redução - antes da história ser escrita ocorreu uma queda naquele contexto
- Também representa degradação, um colapso moral muitas vezes resultado de uma barganha questionável
- Praticam o mau por inveja e ganância (Lúcifer que o diga).

Agora pensem no coitado de um escritor que quer fazer um herói, mas quer fugir do clichê e então busca quebrar todos esses padrões... e o vilão místico? Quantos deles realmente são motivados por algo realmente interessante? Se você leu algo e gostou de um ou outro em uma história, é porque o escritor é foda, por mais "comercial" que ele queira ser, hoje é necessário inovar.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Esclarecimento


É assim, como minha história tá ficando muito ruim, resolvi para-la e também tive uma idéia boa que pode dar certo - e que volta às origens das metas da sessão. Mas agora são 23:40h e tenho prova a semana toda somado aos velhos problemas de sempre (e ao fato de eu dormir 3 horas por noite). Sei que é sacanagem eu postar apenas avisando isso e sei que me falta compromisso, mas não percam semana que vem em Quarta no Quarto.


Também em Pee in the Dark

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que faz bem e o que faz mal...



Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.

Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.

Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0km.
Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.
Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de ideias.
Brigar me provoca arritmia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago.
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.
E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem!
Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde!
E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda!
Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mozarela que previna.
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que nada!


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PRETO VÉIO


Mochila e boné,MARAVILHADO com o rebolado da filha PRETA do Zé
CURUMIM abestado com o peito cheio de AMORES
Louvores ao HOMEM DE NAZARÉ
Cresci sem PAI,VIVI com a MÃE
Guerreira,VERDADEIRA,criança, RAZÃO das esperança
EU VIM tipo ZUMBI DOS PALMARES
Lutando pela cor,pelo AMOR
UMSÓ contra Milhares
Cidade FRIA,sózin,CORRERIA,saudade
VIDA completa não pela METADE
Nasci numa ILHA onde a LUA brilha e a trilha SONORA é a voz da minha SENHORA
EU passo o dia fora e a melhor coisa é VIR embora
FORASTEIRO com brilho na retina
Alma TRANQUILA
SORRISO que erradia LUZ
COLOCO o capus da blusa de FRIO
E essa CHUVA do dia 20 de NOVEMBRO do ano dois mil e dez
Molham meus pés cansados
Pretos LIVRES
Consicência NEGRA dos maiores HERÓIS que tive,ANTEPASSADOS
Não precisei VER,só SENTI e APRENDI, pra eu tá AQUI alguém teve que CHORAR pra existir o SORRIR
A LUTA vai ALÉM,fica sem vitória quem só VEIO pra contar HISTÓRIA
Temos que ACABAR o livro
Somo humanos sem ABRIGOS
IMPERFEITOS,CORAÇÕES PARTIDOS
APENAS homens e mulheres EVOLUINDO
Minhas LENTES são lotadas de POLUENTES
Sorrio sem estar CONTENTE
TRIUFANTEMENTE meu coração é
FEITO pelo TODO-PODEROSO
Eu tenho SORTE,não temo a MORTE
Salmo 23 e a paz do REI dos reis me deixam FORTE
Me faz continuar a MISSÃO da geração que veio antes dos meus 20 ANOS
IRMÃO
Cê MUDO não muda nada
Mude o MUNDO em cada ATO
Cada REPENTE é o último e o PRIMEIRO
Nossa VIDA é tão CURTA QUANTO UMA MADRUGADA!

One Love
Umsó ...

P.s : Lute por aquilo que você acredita,seja FORTE,realize seus SONHOS,VAMO ser FELIZ,não viva a MODA e saia da RODA do conforto,existe alguém por aí precisando do seu TALENTO pra sorrir,a GUERRA só existe na mente e no mundo de quem aceita ELA, GUERREIE contra a GUERRA,espalhe o AMOR e viva em PAZ ‘ Quem financia a guerra não vai pra guerra (Mike Shinoda) ‘

<
div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">

domingo, 21 de novembro de 2010

Carta


Olá muchachos!

Uma carta, para alguém que vocês conhecem muito bem, ele está sempre por aqui nas sextas feiras. Talvez vocês entendam, talvez não, mas hoje queria fazer algo diferente. Não vou esculhambar nada, apenas vou abrir meu coração. São palavras não tão bonitas, mas são palavras sinceras, apenas as minhas palavras:

"Eu te amo.

Você me disse isso primeiro, e só depois de quase 2 anos ouvindo isso de você é que eu pude dizer de volta. Esperei muito pelo dia em que eu pudesse te olhar nos olhos e finalmente retribuir o que você sentia. O dia chegou, e eu não só faço você feliz, como também me faço feliz sempre que vejo o brilho no teu olho.

Te amar não é muito fácil. É muito bom, mas esse amor chegou tão forte que às vezes ainda me deixa tonta e sem saber como agir. São tantos outros sentimentos que vêem juntos com ele: desde uma espécie de anestesia contra realidade, até uma sensação de posse que não deveria existir.

Você tem defeitos demais. Tantos que até chegam a empatar com os meus. Aos poucos eu vou aprendendo a lidar, e a usar nossos próprios defeitos pra resolver os problemas que aparecem. Eu tenho ciúmes do seu tempo, porque ele está sempre com você. Parece uma idéia doentia, mas a verdade é essa.

Você me irrita quando diz ser algo que não é, quando você vê tudo negativo. Nesses momentos é difícil te convencer da verdade. Logo eu? Que nem tenho o poder do convencimento. E você pensa demais!

Dia desses eu te vi doente, e foi tão difícil pra mim. Qualquer pequena ameaça de te perder é insuportável. Talvez eu tenha que aprender a ser mais forte. Mas pra me ver bem, esteja bem. Você se dedica a minha felicidade de um jeito que nem eu mesmo faço. Você enfia na minha cabeça a necessidade de continuar acreditando no meu sonho. Me faz ver um talento que eu nem sei se realmente tenho. Você faz declarações a todo tempo. Quem nunca sonhou com isso?

Obrigado por nunca ter desistido, nem quando eu fiz tudo para que você desistisse. Eu teria me arrependido se tivesse perdido o contato com você. Mas eu não conseguia, algo em mim dizia que as coisas entre nós ainda não tinham acabado. E hoje você faz eu me sentir mulher, mesmo eu sendo apenas uma menina.

Às vezes você tenta me convencer de que seus defeitos vão me fazer desistir. Mas agora é tarde demais. O amor ensina algumas coisas “erradas” também, como por exemplo: não saber viver sem você. Eu até posso conseguir viver sem você, mas eu não sei mais como se faz isso. E nem quero saber. As pessoas podem dizer que isso é coisa de gente apaixonada, que no começo do amor todos vemos as coisas meio distorcidas. Mas EU QUERO ver as coisas distorcidas.

A cada dia que passa você me faz acreditar em coisas que eu não acreditava. E quer saber? Eu fico pra sempre com você. O “pra sempre” existindo ou não. E também aceito o pedido de casamento. Vai demorar um pouco... mas prometo que aceito. Quanto aos nomes, eu gosto da sugestão. São nomes bonitos, nomes que têm muito sentido na nossa história, então são nomes adequados para filhos. Já o cachorro, eu não sei. Se ele for pequeno pode até me conquistar. E o piquenique... Quem leva a toalha? Também aceito o convite para ver o sol se pôr, desde que você aceite esperá-lo nascer. Viu? Planos para o futuro. E eu não sabia fazer isso. A sensação é tão boa...

Você sabe que pode me ligar de madrugada se tiver um pesadelo. Na verdade eu queria super poderes, pra impedir qualquer coisa ruim que pudesse te acontecer. Você sabe que eu te amo não só quando você faz piadas (que eu nunca entendo), eu também te amo quando você ri das minhas piadas que ninguém entende. Eu te amo quando você está triste, e se você fosse verde eu ainda te amaria. Eu sempre fui confusa, ainda sou. Sempre tenho a cabeça meio louca, e cheia de indecisões. Mas isso é algo que eu tenho tanta certeza...

Então môo, veja como você me faz feliz. Você nunca viu o meu sorriso quando estou com você? Você me faz dar as risadas mais ridículas que eu já ouvi. E tem mais uma coisa: acho que vamos ganhar o prêmio de casal mais brega do ano. ‘Masi eu non to nem ai mômô!’ Eu te amo... Pra sempre. Só isso."


Xero... da Cereja que desde que aprendeu o bem que faz uma declaração, perdeu a vergonha de ser brega.

As novas trilhas sonoras de um amor antigo: Dois sorrisos e meia palavra (Scracho) e Tudo que eu sinto (CW7).