sábado, 1 de janeiro de 2011

Tudo Novo de Novo !




















Salve Galera ! ;D

01 de Janeiro de 2011, primeira postagem do 7COS e do ANTENADO do ano, dia de ressaca para muitos como eu, kkkkkk', por isso que quase não consigo escrever esse post, festinha com a família e amigos só acaba em cama e muito sono, sacomé né?

Mas é issaê tamo aqui para começar o ano com TUDO NOVO DE NOVO. Novos sonhos a cumprir, novas aventuras a viver, novas pessoas a conhecer, novos conselhos a receber e oferecer, novos tropeções para aprender, e antes que tudo, encontrar a cada dia uma nova forma de se viver.
Espero que tenham aproveitado ao máximo esse ano que se passou, eu concerteza tentei isso, e que nesse ano que acaba de chegar, agente aprenda cada dia mais e mais nesses 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos que temos aproximadamente para desfrutar de 2011.

O @Firedavid no seu último post já agradeceu a todos que desejo agradecer também. Brigada você leitor que dedica um pouquinho do seu tempo muitas vezes corrido para acompanhar as postagens do blog, mesmo que nem comente, mas que leem e se identificam com nossos textos, brigada também aos meus parceiros do blog que junto comigo acreditaram nessa possibilidade de fazer um blog 'coletivo' e que a cada dia cresce mais o meu prazer de participar aqui junto com vocês, mesmo que ás vezes não tenhamos tempo, mas faremos sempre o possível para não deixar você leitor de mão.

O blog esse ano vem com novos integrantes que vocês verão daqui pra frente, novas personalidades, novos sonhos, novos assuntos, novas 'caras', então não deixem de conferir.

Eu desejo a você leitor ou participante do blog, ou qualquer um simples mortal como eu que por acaso ler esse texto, que nesse ano, você ame cada dia mais, que ame e seja amado, que faça novos amigos, que ame seu pai e sua mãe, que agradeça cada dia o milagre da vida, que aprenda com seus erros, que ajude alguém pelo menos uma vez de coração, que seus atos tenham um fundamento e não sejam apenas atos, que você seja útil em alguma coisa, que você seja insubstituível para alguém, que sonhe o mais alto que puder, que seja tolerante com as pessoas, que não tenha medo de dizer EU TE AMO, que não se preocupe demais com o futuro, que tenha objetivos por cumprir, que aproveite cada dia como se fosse o último, desejo também que você seja criança por um dia e brinque com a vida de uma maneira boa, que seja jovem por um dia e pratique aventura e estripulias sem pensar nas conseqüências, que seja velho por um dia e repense e veja que sua vida vale e valeu a pena pelo simples fato de você existir.

Por isso aproveita esse ano, tenta fazer acontecer o que você não conseguiu no ano passado, olha que você ainda tem muito tempo viu, afinal ainda faltam 364 dias para 2011 acabar.



"Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo."


Feliz Ano Novo para todos !


Até a próxima :*






sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O gel timu dia


Olá pessoal! 31 de Dezembro! Último dia do ano, e também, último DESENTENDENDO e post do 7cos em 2010. 2010 que foi o melhor ano da história do 7cos, e também o pior. Ano que teve os melhores posts de nossa história, e também os piores. Brincadeiras a parte, o 7cos nasceu em Abril desse ano e não estaria chegando em 2011 se não fosse um monte de pessoas. E é em nome destas, e para agradecê-las, que fiz esse post.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à equipe de criação desse blog(e daqui pra frente, citarei os nomes que muita gente aqui queria saber). Primeiro, à Carol, que teve a ideia inicial e a atitude e iniciativa necessárias para a criação de um blog coletivo, feito por amigos. Depois ao Pedro, que transformou todas as minhas ideias de formato do blog em templates, assinaturas, links e códigos em HTML muito bem feitos, e os fez mais de uma vez.

Em segundo lugar, agradecer àqueles que aceitaram o desafio de escrever uma vez por semana por aqui sem receber muito em troca. Eu, Carol e Pedro, já citados anteriormente, e também: Robson e Thaís, que aceitaram participar desde o início e estão aí até hoje. O João Vítor e à Jadh que estiveram conosco no início mas tiveram que sair. Aos que chegaram depois, Michele e Lucas(aliás, obrigado por tudo Lucas). E também a quem já aceitou, e deve aparecer aqui em breve. Pra todo esse pessoal, acreditando em nada ou tudo, meu muito obrigado, vocês são os7cos.

Gostaria de agradecer também às pessoas que direta ou indiretamente contribuiram para o conteúdo desse blog. Obrigado às pessoas que nos inspiraram em nossos posts. Obrigado àquelas que aceitaram ser entevistadas. Obrigado àqueles que escreveram para o blog, mesmo sem fazer parte da equipe, e aos ilustres convidados do DESENTENDENDO ^^
E obrigado àqueles que nos deram sugestões de posts em nossos momentos de déficit de inspiração.

E finalmente, e mais importante, gostaria de agradecer à você, leitor do 7cos. Seria hipocrisia dizer que escrevemos sem esperar nenhum retorno, e a visita de vocês é fundamental. Obrigado à você que seguiu o blog(busquem mais seguidores!). Obrigado a você que que faz propaganda do nosso blog, seja por e-mail, twitter, orkut, facebook, buzz, ou até boca a boca(e continuem fazendo propaganda!). Obrigado aos blogs e tumblrs parceiros, sendo parceiros ou não ^^
E principalmete: obrigado a todos aqueles que comentam nossos posts e nos dão o feedback necessário. Sim, vou continuar batendo nessa tecla. COMENTEM NOSSOS POSTS! É muito importante. E obrigado a quem simplesmente leu alguma coisa por aqui. Enfim, se você se sentiu citado nesse parágrafo, muito obrigado.

Toda essa galera aí fez do 7cos uma realidade em 2010, e espero contar com esse mesmo pessoal e com quem mais vier, a fazer desse blog uma realidade ainda mais concreta em 2011, 2012, 2013... Se esse ano vier mesmo ^^
E como eu e Pedro costumávamos dizer nos fins de mês da nossa oitava série: "o gel timu dia" de 2010, então, feliz ano novo e um próspero 2011 pra vocês e pra nós. Um grande abraço.


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Atração interpessoal e despedida










Amizades e relacionamentos próximos são os principais motivos que as pessoas dão para a felicidade, e mesmo em situações casuais, as pessoas querem ser "Gostadas".
As causas citadas pela psicologia social são:
1- Efeito da proximidade: Quanto mais vemos a pessoa, mais provavelmente gostaremos dela
2- Semelhança e similaridade: quando pessoas são parecidas conosco, temos nossa auto-estima validada além da percepção da auto-valia. Esse lance de "Os opostos se atraem" é BULLSHIT, isso é uma minoria.
3- Simpatia recíproca: A crença que o outro gosta de nós é um dos fatores mais fortes para a atratividade física. E quando acreditamos que alguém gosta de nós, passamos a agir mais fortemente pra isso (profecia auto-realizadora). É interessante dizer que pessoas com baixa auto-estima se aproximam mais daqueles que os criticam.


Quanto a atratividade física: Ambos sexos a valorizam, mas a diferença se relacionam mais com a atitude do que com o comportamento
Quando a mídia nos bombardeia com imagens de pessoas "atratentes", nos fazem: associar beleza com padrões morais (o bom é bonito, o feio é mau), acreditar que atratividade se relaciona com traços positivos, desenvolver padrões de beleza e ainda nos faz achar que são culturais!


Os padrões de beleza ocidentais são
Para homens: Queixo grande e proeminente, sobrancelhas grossas
para Mulheres: Nariz e queixo pequenos e estreitos, sobrancelhas altas.
Ambos: Olhos e sorrisos grandes.

O amor é estruturado em um triângulo de intimidade, comprometimento e paixão. Quando só duas das pontas são atendidas, temos tipos leves de amor (companheiro, romântico e factual).

Despedida



Eu não sou daqui também marinheiro
Mas eu venho de longe
E ainda do lado de trás da terra além da missão comprida
Vim só dar despedida
Filho de sol poente
Quando teima em passear
desce de sal nos olhos doente da falta de voltar
Filho de sol poente
Quando teima em passear
desce de sal nos olhos doente da falta que sente do mar
Vim só dar despedida
Foi ótimo postar aqui, expor minhas idéias, tentar jogar novos ângulos pra galera que lê o post, não cair na onda de compor um poema, ter um layout com minha cara e talz... Obrigado pra geral.
Esse ano eu vi muito filme bom (Scott Pilgrim vs. The World, 500 dias com ela, Black Swan, A Servian Movie, re-assisti the rocky horror show e pink flamingos...) e talz. Muita coisa que aconselho, sério.
Também ouvi muita coisa boa, mesmo tendo perdido mais da metade dos albuns do meu HD (natalie portman's shaved head, o amnesiac do radiohead, sleep party people, sex bob-omb,Hiawata! e tudo mais...)
Fiz um quilo de amizades, ainda não contabilizei quais sobreviveram ao fim do ano... Participei de muitas bizarrices também, além de prestar suporte aos amigos, que é sempre cool.


Meus dias aqui foram bons e eu escolhi que acabassem.
Tudo que é seu um dia será seu dono. Você só será livre quando perder tudo. A melhor forma de você fugir da vida é apenas observando-a. Existe um monte de coisas que não queremos saber sobre as pessoas que amamos. Quando não sabemos quem odiar, odiamos a nós mesmos. A pessoa que te ama e a pessoa que você ama nunca são as mesmas. Seu nascimento foi um erro, e você passará o resto da vida tentando corrigir isso. [chuck palahniuk]
Sua percepção está toda fodida.
Beijos.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

100 erros de português


Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada. Veja os cem erros mais comuns do português e use esta relação como um roteiro para fugir deles.

1 - "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal opõe-se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar.

2 - "Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, é impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois séculos. / Fez 15 dias.

3 - "Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, também é invariável: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais.

4 - "Existe" muitas esperanças. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanças. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peças. / Restaram alguns objetos. / Sobravam idéias.

5 - Para "mim" fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer.

6 - Entre "eu" e você. Depois de preposição, usa-se mim ou ti: Entre mim e você. / Entre eles e ti.

7 - "Há" dez anos "atrás". Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás.

8 - "Entrar dentro". O certo: entrar em. Veja outras redundâncias: Sair fora ou para fora, elo de ligação, monopólio exclusivo, já não há mais, ganhar grátis, viúva do falecido.

9 - "Venda à prazo". Não existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda: Salto à (moda de) Luís XV. Nos demais casos: A salvo, a bordo, a pé, a esmo, a cavalo, a caráter.

10 - "Porque" você foi? Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado: Por que (razão) você foi? / Não sei por que (razão) ele faltou. / Explique por que razão você se atrasou. Porque é usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trânsito estava congestionado.

11 - Vai assistir "o" jogo hoje. Assistir como presenciar exige a: Vai assistir ao jogo, à missa, à sessão. Outros verbos com a: A medida não agradou (desagradou) à população. / Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / Aspirava ao cargo de diretor. / Pagou ao amigo. / Respondeu à carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes.

12 - Preferia ir "do que" ficar. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. É preferível segue a mesma norma: É preferível lutar a morrer sem glória.

13 - O resultado do jogo, não o abateu. Não se separa com vírgula o sujeito do predicado. Assim: O resultado do jogo não o abateu. Outro erro: O prefeito prometeu, novas denúncias. Não existe o sinal entre o predicado e o complemento: O prefeito prometeu novas denúncias.

14 - Não há regra sem "excessão". O certo é exceção. Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta: "paralizar" (paralisar), "beneficiente" (beneficente), "xuxu" (chuchu), "previlégio" (privilégio), "vultuoso" (vultoso), "cincoenta" (cinqüenta), "zuar" (zoar), "frustado" (frustrado), "calcáreo" (calcário), "advinhar" (adivinhar), "benvindo" (bem-vindo), "ascenção" (ascensão), "pixar" (pichar), "impecilho" (empecilho), "envólucro" (invólucro).

15 - Quebrou "o" óculos. Concordância no plural: os óculos, meus óculos. Da mesma forma: Meus parabéns, meus pêsames, seus ciúmes, nossas férias, felizes núpcias.

16 - Comprei "ele" para você. Eu, tu, ele, nós, vós e eles não podem ser objeto direto. Assim: Comprei-o para você. Também: Deixe-os sair, mandou-nos entrar, viu-a, mandou-me.

17 - Nunca "lhe" vi. Lhe substitui a ele, a eles, a você e a vocês e por isso não pode ser usado com objeto direto: Nunca o vi. / Não o convidei. / A mulher o deixou. / Ela o ama.

18 - "Aluga-se" casas. O verbo concorda com o sujeito: Alugam-se casas. / Fazem-se consertos. / É assim que se evitam acidentes. / Compram-se terrenos. / Procuram-se empregados.

19 - "Tratam-se" de. O verbo seguido de preposição não varia nesses casos: Trata-se dos melhores profissionais. / Precisa-se de empregados. / Apela-se para todos. / Conta-se com os amigos.

20 - Chegou "em" São Paulo. Verbos de movimento exigem a, e não em: Chegou a São Paulo. / Vai amanhã ao cinema. / Levou os filhos ao circo.

21 - Atraso implicará "em" punição. Implicar é direto no sentido de acarretar, pressupor: Atraso implicará punição. / Promoção implica responsabilidade.

22 - Vive "às custas" do pai. O certo: Vive à custa do pai. Use também em via de, e não "em vias de": Espécie em via de extinção. / Trabalho em via de conclusão.

23 - Todos somos "cidadões". O plural de cidadão é cidadãos. Veja outros: caracteres (de caráter), juniores, seniores, escrivães, tabeliães, gângsteres.

24 - O ingresso é "gratuíto". A pronúncia correta é gratúito, assim como circúito, intúito e fortúito (o acento não existe e só indica a letra tônica). Da mesma forma: flúido, condôr, recórde, aváro, ibéro, pólipo.

25 - A última "seção" de cinema. Seção significa divisão, repartição, e sessão equivale a tempo de uma reunião, função: Seção Eleitoral, Seção de Esportes, seção de brinquedos; sessão de cinema, sessão de pancadas, sessão do Congresso.

26 - Vendeu "uma" grama de ouro. Grama, peso, é palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, são a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc.

27 - "Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de.

28 - Não viu "qualquer" risco. É nenhum, e não "qualquer", que se emprega depois de negativas: Não viu nenhum risco. / Ninguém lhe fez nenhum reparo. / Nunca promoveu nenhuma confusão.

29 - A feira "inicia" amanhã. Alguma coisa se inicia, se inaugura: A feira inicia-se (inaugura-se) amanhã.

30 - Soube que os homens "feriram-se". O que atrai o pronome: Soube que os homens se feriram. / A festa que se realizou... O mesmo ocorre com as negativas, as conjunções subordinativas e os advérbios: Não lhe diga nada. / Nenhum dos presentes se pronunciou. / Quando se falava no assunto... / Como as pessoas lhe haviam dito... / Aqui se faz, aqui se paga. / Depois o procuro.

31 - O peixe tem muito "espinho". Peixe tem espinha. Veja outras confusões desse tipo: O "fuzil" (fusível) queimou. / Casa "germinada" (geminada), "ciclo" (círculo) vicioso, "cabeçário" (cabeçalho).

32 - Não sabiam "aonde" ele estava. O certo: Não sabiam onde ele estava. Aonde se usa com verbos de movimento, apenas: Não sei aonde ele quer chegar. / Aonde vamos?

33 - "Obrigado", disse a moça. Obrigado concorda com a pessoa: "Obrigada", disse a moça. / Obrigado pela atenção. / Muito obrigados por tudo.

34 - O governo "interviu". Intervir conjuga-se como vir. Assim: O governo interveio. Da mesma forma: intervinha, intervim, interviemos, intervieram. Outros verbos derivados: entretinha, mantivesse, reteve, pressupusesse, predisse, conviesse, perfizera, entrevimos, condisser, etc.

35 - Ela era "meia" louca. Meio, advérbio, não varia: meio louca, meio esperta, meio amiga.

36 - "Fica" você comigo. Fica é imperativo do pronome tu. Para a 3.ª pessoa, o certo é fique: Fique você comigo. / Venha pra Caixa você também. / Chegue aqui.

37 - A questão não tem nada "haver" com você. A questão, na verdade, não tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma: Tem tudo a ver com você.

38 - A corrida custa 5 "real". A moeda tem plural, e regular: A corrida custa 5 reais.

39 - Vou "emprestar" dele. Emprestar é ceder, e não tomar por empréstimo: Vou pegar o livro emprestado. Ou: Vou emprestar o livro (ceder) ao meu irmão. Repare nesta concordância: Pediu emprestadas duas malas.

40 - Foi "taxado" de ladrão. Tachar é que significa acusar de: Foi tachado de ladrão. / Foi tachado de leviano.

41 - Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordância no plural: Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um). / Era um dos que sempre vibravam com a vitória.

42 - "Cerca de 18" pessoas o saudaram. Cerca de indica arredondamento e não pode aparecer com números exatos: Cerca de 20 pessoas o saudaram.

43 - Ministro nega que "é" negligente. Negar que introduz subjuntivo, assim como embora e talvez: Ministro nega que seja negligente. / O jogador negou que tivesse cometido a falta. / Ele talvez o convide para a festa. / Embora tente negar, vai deixar a empresa.

44 - Tinha "chego" atrasado. "Chego" não existe. O certo: Tinha chegado atrasado.

45 - Tons "pastéis" predominam. Nome de cor, quando expresso por substantivo, não varia: Tons pastel, blusas rosa, gravatas cinza, camisas creme. No caso de adjetivo, o plural é o normal: Ternos azuis, canetas pretas, fitas amarelas.

46 - Lute pelo "meio-ambiente". Meio ambiente não tem hífen, nem hora extra, ponto de vista, mala direta, pronta entrega, etc. O sinal aparece, porém, em mão-de-obra, matéria-prima, infra-estrutura, primeira-dama, vale-refeição, meio-de-campo, etc.

47 - Queria namorar "com" o colega. O com não existe: Queria namorar o colega.

48 - O processo deu entrada "junto ao" STF. Processo dá entrada no STF. Igualmente: O jogador foi contratado do (e não "junto ao") Guarani. / Cresceu muito o prestígio do jornal entre os (e não "junto aos") leitores. / Era grande a sua dívida com o (e não "junto ao") banco. / A reclamação foi apresentada ao (e não "junto ao") Procon.

49 - As pessoas "esperavam-o". Quando o verbo termina em m, ão ou õe, os pronomes o, a, os e as tomam a forma no, na, nos e nas: As pessoas esperavam-no. / Dão-nos, convidam-na, põe-nos, impõem-nos.

50 - Vocês "fariam-lhe" um favor? Não se usa pronome átono (me, te, se, lhe, nos, vos, lhes) depois de futuro do presente, futuro do pretérito (antigo condicional) ou particípio. Assim: Vocês lhe fariam (ou far-lhe-iam) um favor? / Ele se imporá pelos conhecimentos (e nunca "imporá-se"). / Os amigos nos darão (e não "darão-nos") um presente. / Tendo-me formado (e nunca tendo "formado-me").

51 - Chegou "a" duas horas e partirá daqui "há" cinco minutos. Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas e partirá daqui a (tempo futuro) cinco minutos. / O atirador estava a (distância) pouco menos de 12 metros. / Ele partiu há (faz) pouco menos de dez dias.

52 - Blusa "em" seda. Usa-se de, e não em, para definir o material de que alguma coisa é feita: Blusa de seda, casa de alvenaria, medalha de prata, estátua de madeira.

53 - A artista "deu à luz a" gêmeos. A expressão é dar à luz, apenas: A artista deu à luz quíntuplos. Também é errado dizer: Deu "a luz a" gêmeos.

54 - Estávamos "em" quatro à mesa. O em não existe: Estávamos quatro à mesa. / Éramos seis. / Ficamos cinco na sala.

55 - Sentou "na" mesa para comer. Sentar-se (ou sentar) em é sentar-se em cima de. Veja o certo: Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina, ao computador.

56 - Ficou contente "por causa que" ninguém se feriu. Embora popular, a locução não existe. Use porque: Ficou contente porque ninguém se feriu.

57 - O time empatou "em" 2 a 2. A preposição é por: O time empatou por 2 a 2. Repare que ele ganha por e perde por. Da mesma forma: empate por.

58 - À medida "em" que a epidemia se espalhava... O certo é: À medida que a epidemia se espalhava... Existe ainda na medida em que (tendo em vista que): É preciso cumprir as leis, na medida em que elas existem.

59 - Não queria que "receiassem" a sua companhia. O i não existe: Não queria que receassem a sua companhia. Da mesma forma: passeemos, enfearam, ceaste, receeis (só existe i quando o acento cai no e que precede a terminação ear: receiem, passeias, enfeiam).

60 - Eles "tem" razão. No plural, têm é assim, com acento. Tem é a forma do singular. O mesmo ocorre com vem e vêm e põe e põem: Ele tem, eles têm; ele vem, eles vêm; ele põe, eles põem.

61 - A moça estava ali "há" muito tempo. Haver concorda com estava. Portanto: A moça estava ali havia (fazia) muito tempo. / Ele doara sangue ao filho havia (fazia) poucos meses. / Estava sem dormir havia (fazia) três meses. (O havia se impõe quando o verbo está no imperfeito e no mais-que-perfeito do indicativo.)

62 - Não "se o" diz. É errado juntar o se com os pronomes o, a, os e as. Assim, nunca use: Fazendo-se-os, não se o diz (não se diz isso), vê-se-a, etc.

63 - Acordos "políticos-partidários". Nos adjetivos compostos, só o último elemento varia: acordos político-partidários. Outros exemplos: Bandeiras verde-amarelas, medidas econômico-financeiras, partidos social-democratas.

64 - Fique "tranquilo". O u é pronunciável depois de q e g e antes de e e i.

65 - Andou por "todo" país. Todo o (ou a) é que significa inteiro: Andou por todo o país (pelo país inteiro). / Toda a tripulação (a tripulação inteira) foi demitida. Sem o, todo quer dizer cada, qualquer: Todo homem (cada homem) é mortal. / Toda nação (qualquer nação) tem inimigos.

66 - "Todos" amigos o elogiavam. No plural, todos exige os: Todos os amigos o elogiavam. / Era difícil apontar todas as contradições do texto.
67 - Favoreceu "ao" time da casa. Favorecer, nesse sentido, rejeita a: Favoreceu o time da casa. / A decisão favoreceu os jogadores.

68 - Ela "mesmo" arrumou a sala. Mesmo, quanto equivale a próprio, é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala. / As vítimas mesmas recorreram à polícia.

69 - Chamei-o e "o mesmo" não atendeu. Não se pode empregar o mesmo no lugar de pronome ou substantivo: Chamei-o e ele não atendeu. / Os funcionários públicos reuniram-se hoje: amanhã o país conhecerá a decisão dos servidores (e não "dos mesmos").

70 - Vou sair "essa" noite. É este que designa o tempo no qual se está ou objeto próximo: Esta noite, esta semana (a semana em que se está), este dia, este jornal (o jornal que estou lendo), este século (o século 20).

71 - A temperatura chegou a 0 "graus". Zero indica singular sempre: Zero grau, zero-quilômetro, zero hora.

72 - A promoção veio "de encontro aos" seus desejos. Ao encontro de é que expressa uma situação favorável: A promoção veio ao encontro dos seus desejos. De encontro a significa condição contrária: A queda do nível dos salários foi de encontro às (foi contra) expectativas da categoria.

73 - Comeu frango "ao invés de" peixe. Em vez de indica substituição: Comeu frango em vez de peixe. Ao invés de significa apenas ao contrário: Ao invés de entrar, saiu.

74 - Se eu "ver" você por aí... O certo é: Se eu vir, revir, previr. Da mesma forma: Se eu vier (de vir), convier; se eu tiver (de ter), mantiver; se ele puser (de pôr), impuser; se ele fizer (de fazer), desfizer; se nós dissermos (de dizer), predissermos.

75 - Ele "intermedia" a negociação. Mediar e intermediar conjugam-se como odiar: Ele intermedeia (ou medeia) a negociação. Remediar, ansiar e incendiar também seguem essa norma: Remedeiam, que eles anseiem, incendeio.

76 - Ninguém se "adequa". Não existem as formas "adequa", "adeqüe", etc., mas apenas aquelas em que o acento cai no a ou o: adequaram, adequou, adequasse, etc.

77 - Evite que a bomba "expluda". Explodir só tem as pessoas em que depois do d vêm e e i: Explode, explodiram, etc. Portanto, não escreva nem fale "exploda" ou "expluda", substituindo essas formas por rebente, por exemplo. Precaver-se também não se conjuga em todas as pessoas. Assim, não existem as formas "precavejo", "precavês", "precavém", "precavenho", "precavenha", "precaveja", etc.

78 - Governo "reavê" confiança. Equivalente: Governo recupera confiança. Reaver segue haver, mas apenas nos casos em que este tem a letra v: Reavemos, reouve, reaverá, reouvesse. Por isso, não existem "reavejo", "reavê", etc.

79 - Disse o que "quiz". Não existe z, mas apenas s, nas pessoas de querer e pôr: Quis, quisesse, quiseram, quiséssemos; pôs, pus, pusesse, puseram, puséssemos.

80 - O homem "possue" muitos bens. O certo: O homem possui muitos bens. Verbos em uir só têm a terminação ui: Inclui, atribui, polui. Verbos em uar é que admitem ue: Continue, recue, atue, atenue.

81 - A tese "onde"... Onde só pode ser usado para lugar: A casa onde ele mora. / Veja o jardim onde as crianças brincam. Nos demais casos, use em que: A tese em que ele defende essa idéia. / O livro em que... / A faixa em que ele canta... / Na entrevista em que...

82 - Já "foi comunicado" da decisão. Uma decisão é comunicada, mas ninguém "é comunicado" de alguma coisa. Assim: Já foi informado (cientificado, avisado) da decisão. Outra forma errada: A diretoria "comunicou" os empregados da decisão. Opções corretas: A diretoria comunicou a decisão aos empregados. / A decisão foi comunicada aos empregados.

83 - Venha "por" a roupa. Pôr, verbo, tem acento diferencial: Venha pôr a roupa. O mesmo ocorre com pôde (passado): Não pôde vir. Veja outros: fôrma, pêlo e pêlos (cabelo, cabelos), pára (verbo parar), péla (bola ou verbo pelar), pélo (verbo pelar), pólo e pólos. Perderam o sinal, no entanto: Ele, toda, ovo, selo, almoço, etc.

84 - "Inflingiu" o regulamento. Infringir é que significa transgredir: Infringiu o regulamento. Infligir (e não "inflingir") significa impor: Infligiu séria punição ao réu.

85 - A modelo "pousou" o dia todo. Modelo posa (de pose). Quem pousa é ave, avião, viajante, etc. Não confunda também iminente (prestes a acontecer) com eminente (ilustre). Nem tráfico (contrabando) com tráfego (trânsito).

86 - Espero que "viagem" hoje. Viagem, com g, é o substantivo: Minha viagem. A forma verbal é viajem (de viajar): Espero que viajem hoje. Evite também "comprimentar" alguém: de cumprimento (saudação), só pode resultar cumprimentar. Comprimento é extensão. Igualmente: Comprido (extenso) e cumprido (concretizado).

87 - O pai "sequer" foi avisado. Sequer deve ser usado com negativa: O pai nem sequer foi avisado. / Não disse sequer o que pretendia. / Partiu sem sequer nos avisar.

88 - Comprou uma TV "a cores". Veja o correto: Comprou uma TV em cores (não se diz TV "a" preto e branco). Da mesma forma: Transmissão em cores, desenho em cores.

89 - "Causou-me" estranheza as palavras. Use o certo: Causaram-me estranheza as palavras. Cuidado, pois é comum o erro de concordância quando o verbo está antes do sujeito. Veja outro exemplo: Foram iniciadas esta noite as obras (e não "foi iniciado" esta noite as obras).

90 - A realidade das pessoas "podem" mudar. Cuidado: palavra próxima ao verbo não deve influir na concordância. Por isso : A realidade das pessoas pode mudar. / A troca de agressões entre os funcionários foi punida (e não "foram punidas").

91 - O fato passou "desapercebido". Na verdade, o fato passou despercebido, não foi notado. Desapercebido significa desprevenido.

92 - "Haja visto" seu empenho... A expressão é haja vista e não varia: Haja vista seu empenho. / Haja vista seus esforços. / Haja vista suas críticas.

93 - A moça "que ele gosta". Como se gosta de, o certo é: A moça de que ele gosta. Igualmente: O dinheiro de que dispõe, o filme a que assistiu (e não que assistiu), a prova de que participou, o amigo a que se referiu, etc.

94 - É hora "dele" chegar. Não se deve fazer a contração da preposição com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo: É hora de ele chegar. / Apesar de o amigo tê-lo convidado... / Depois de esses fatos terem ocorrido...

95 - Vou "consigo". Consigo só tem valor reflexivo (pensou consigo mesmo) e não pode substituir com você, com o senhor. Portanto: Vou com você, vou com o senhor. Igualmente: Isto é para o senhor (e não "para si").

96 - Já "é" 8 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: Já são 8 horas. / Já é (e não "são") 1 hora, já é meio-dia, já é meia-noite.

97 - A festa começa às 8 "hrs.". As abreviaturas do sistema métrico decimal não têm plural nem ponto. Assim: 8 h, 2 km (e não "kms."), 5 m, 10 kg.

98 - "Dado" os índices das pesquisas... A concordância é normal: Dados os índices das pesquisas... / Dado o resultado... / Dadas as suas idéias...

99 - Ficou "sobre" a mira do assaltante. Sob é que significa debaixo de: Ficou sob a mira do assaltante. / Escondeu-se sob a cama. Sobre equivale a em cima de ou a respeito de: Estava sobre o telhado. / Falou sobre a inflação. E lembre-se: O animal ou o piano têm cauda e o doce, calda. Da mesma forma, alguém traz alguma coisa e alguém vai para trás.

100 - "Ao meu ver". Não existe artigo nessas expressões: A meu ver, a seu ver, a nosso ver.



Créditos Nautilus
Também em Pee in the Dark

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pense nisso



• Entenda que tudo o que acontece na sua vida é responsabilidade sua. Tudo: Assuma o papel de protagonista e não de vítima.
• Sendo você o responsável por tudo, corte a reclamação de sua vida. Reclamar é a pior coisa que você pode fazer por você mesmo. Foque em encontrar soluções em vez de ficar simplesmente apontando problemas.
• Pense positivo. Se você acha que alguma coisa dará certo ou que dará errado, das duas maneiras você está certo. Então é melhor pensar positivamente, fazer as coisas darem certo.
• Compreenda de uma vez por todas que a alimentação torna você o que você é. Passe a se alimentar com critério, nutrindo-se corretamente e não apenas enchendo a pança.
• Coloque na sua cabeça que exercícios físicos não são uma questão de opção e sim de obrigação. É impossível manter-se saudável ao longo dos anos sem praticá-los, então comece hoje mesmo, nem que seja com uma caminhada pelo quarteirão.
• Aprenda a descansar corretamente. É durante o sono que nosso corpo se recompõe. Tenha noites de sono tranqüilas e sua vida melhorará sensivelmente.
• Adquira o hábito da leitura. Os livros são a melhor fonte de conhecimento e você pode entrar em contato com as grandes mentes da humanidade simplesmente compreendendo-os.
• Anote todas as pendências fora de sua cabeça. Nossa mente não é o melhor lugar para deixar nossas pendências memorizadas. Isso gera estresse e confusão mental. Tenha o hábito de anotar suas pendências (projetos, tarefas, delegações, sonhos, metas) em um papel, em um software ou em qualquer lugar físico fora de sua cabeça.
• Organize suas finanças. Problemas com dinheiro é um dos maiores motivos de infelicidade da humanidade. Que outra razão nos levaria a ficar oito horas por dia, cinco dias por semana, fazendo algo de que não gostamos? Aprender a gastar menos do que ganha e a investir a diferença para adquirir independência financeira.
• Faça uma coisa de cada vez. Tentar resolver tudo ao mesmo tempo só vai deixá-lo frustrado. Da sua lista de problemas e aspirações, escolha uma e comece a trabalhar nela. Quando já estiver caminhando bem, passe para outra. Isso pode ser aplicado em tudo na sua vida. Se você tem dois focos, então não tem nenhum.
• Saiba o que você quer da vida. Identificar os problemas não basta. Além de saber o que você não quer, você precisa ter em mente o que quer da vida. Trace seu objetivo principal, defina-o em detalhes e corra atrás dos seus sonhos.
• Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem a você mesmo. Essa é a regra de ouro para viver bem em sociedade e ser uma pessoa querida pelos demais. Note que não é para se limitar a não fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você. É para fazer pelos outros.
Por fim, não deixe nada para amanhã. Hoje à noite você pode ter um ataque cardíaco e morrer. Ou o lugar onde você mora pode ser atingido por um furacão, um tsunami, um terremoto, um ataque terrorista ou ser alvo de bandidos assassinos. O dia de amanhã não é uma certeza na sua vida, então é bom começar hoje. Sem desculpas, sem mais infelicidade. Apenas ouça aquela voz que sempre lhe diz a coisa certa a fazer.


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BELADONA!


É muito bom saber que eu tenho você do lado
Ser teu melhor amigo,marido,namorado
Motivação da poesia no bus,no trem,na rodô
De não querer sair da cama,olhar pro lado e ver ali quem me faz sorrir
Alguém pra dividir minhas esperança
Minhas certeza,minhas confusão
Traz paz ao coração
OBRIGADO pela inspiração
Todo santo dia agradeço ao divino
e só peço mais AMOR pra ver na sua BOCA o VALOR do sorriso
Que me deixa bobo feito MENINO!

#PRETA!


P.s: Bom, queria dizer que to num momento de bloqueio de versos
Pode ser fraqueza assumir essa parada,mas vou me dedicar pra inspiração me encontrar de novo
Esse texto aí,fiz hoje dentro do BUS,só ELA consegue!
SALVE,minha correria não para
o ANO tá no fim, e o começo do proóximo já tá aí
Me sinto PRONTO pra 2011
Sinto que minhas escolhas amadureceram,meus textos também
cada nova linha é feita com AMOR de quem só tem aquela folha no caderno
Desculpa por não usar meus horarios de uma forma completa
Maaaaaaaaaaaas sabe comé né!
Vida de poeta é sofrida
Ano que vem,venho com uma forma mais atual de texto,de ver as paradas
Ou não,vou seguir meu coração!
Muito obrigado 2010,que venha 2011

vintedoisdoze!


ONELOVE
UMSÓOOO!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Um 2011 sonhador pra vocês!



Olá muchachos!
Então como foi o natal? O meu até que foi bom, mas que bom que já passou, e um novo ano já vêm chegando.
É, vou ser clichê essa semana também. Haaa gente, eu escrevi o primeiro post desse blog, e esse é meu último post do ano, então me deixem desejar um feliz ano novo!

Bem, eu poderia lhe fazer todos aqueles votos que todo mundo faz no fim de ano: “Que seu novo ano venha cheio de saúde, paz, e prosperidade”. Mas isso é o que todo mundo diz por ai, parece até que já sai automático. Eu vou dizer o que desejo pra mim, pra você e pras pessoas que me rodeiam nesse novo ano.

Espero que você consiga fazer as coisas que queria fazer esse ano e não conseguiu, isso frustra a gente, tira um pouco das esperanças, porque o que fica no pensamento é: “Pow, mas um ano acabou e eu não fiz aquilo que devia fazer, mais um ano perdido”.
Mas já que é ano novo, vamos tentar pensar positivo, vamos pensar que essas coisas não aconteceram porque não eram para acontecer, e que agora tem um novo ano chegando pra corrermos atrás do que queremos.
Espero que vocês encontrem um amor de verdade, e pra você que já encontrou, desejo que você o consiga manter sempre com a chama bem acesa.
Você quem tem muito juízo, perca um pouco, se divirta mais. Enfie o pé na jaca pelo menos uma vez na vida (isso vale pra mim). Você que não tem juízo, tenha mais, passar mais um ano fazendo só merda na vida não leva ninguém pra frente.
Espero que você conheça novas bandas, que vá a shows legais, que pule feito uma porra louca, grite, chore, cante, se liberte!
Espero que você conheça seus talentos, e se já os conhece, espero que você invista neles, acredite, e seja feliz os usando.
Espero que você não cometa os erros que cometeu esse ano, aprenda com eles, e fique atento para não repeti-los.
Faça coisas diferentes, vá a lugares novos, e perca certos preconceitos que você tem com as outras pessoas. No fim das contas, todos nós somos o mesmo monte de carne podre.
Espero que você aprenda a respeitar, a perdoar, e principalmente a entender o ponto de vista das outras pessoas, mesmo que não concorde com elas.
Espero que você supere traumas, isso atrapalha tanto a nossa vida. Vamos tentar esquecer essas coisas que nos fizeram mal, e que às vezes nos impedem de fazer coisas importantes.

Claro que a nossa vida não vai mudar do dia pra noite só porque começou um ano novo, mas vamos aproveitar pra comer uvas na hora da virada, usar a roupa íntima da cor que signifique algo que você queira para o novo ano, no primeiro segundo do ano, entre com o pé direito. Esse monte de superstições podem ser um monte de mentiras e besteiras, mas as coisas passam a ser verdade no momento em que nós acreditamos nelas, e não custa nada tentar não é?

De verdade, obrigada a cada pessoa que esteve perto de mim esse ano, mesmo me fazendo raiva às vezes. Conheci tanta gente nova, e legal! Obrigada a cada amigo que confia em mim, e que continuou confiando esse ano, prometo honrar essa confiança.
Obrigada aos parceiros 7cos, por insistirem na idéia. Obrigada a cada um que já passou por aqui, e que por outros motivos teve que sair. Mas um 7co é sempre um 7co!
Obrigada a você leitor, que não nos deixa na mão, que nos ajuda a divulgar o blog, que comenta, que nos faz elogios, e que ta sempre aqui pra ler. Acredite, é isso que faz a gente feliz. Obrigada.

Ano que vem terá algumas novidades no 7cos pra vocês, espero que gostem.
Pra terminar...
Espero que vocês não deixem de sonhar. Pode parecer um papo brega, mas são os sonhos que movem a vida. De que adianta viver sem ter algo pra correr atrás? Um objetivo? Ou uma simples vontade pra colorir a vida?
Então, um feliz 2011, e MUITOS sonhos pra vocês!

Xero... da Cereja que sonha com um 2011 cheio de sonhos realizados.

Pra dar um otimismo ao novo ano: Do it (Lenine) , e um empurrãozinho pra sonhar, deixo aqui o meu lema: No Pares (RBD).