sábado, 26 de junho de 2010

Qual você seguiria?

O antenado de hoje resolveu fazer diferente, não fugindo de passar informações relacionadas com a realidade, tenta explicar um interessante assunto de psicologia, mas precisamente psicanálise. Um assunto que todos vivenciamos no nosso dia-a-dia, só não sabemos realmente sua teoria, o que significa, e sim só o praticamos.

Estou falando do ID, SUPEREGO e EGO, já ouviu falar? Não? E Sigmund Freud? ou só Freud? Esse concerteza já né? o chamado "Pai da psicanálise".Você já deve ter ouvido a seguinte frase:
"Só Freud explica", até as bandas de forró tem usado essa expressão em uma de suas "músicas" aff. Olha ele ae :B



Voltando ao ponto principal desse post, então o que são ID, SUPEREGO e EGO?

- ID : São os nossos desejos e instintos inconscientes, os desejos que não falamos para ninguém que ficam apenas na nossa cabeça, no nosso inconsciente. Ele é movido pelo prazer, que exige satisfação imediata. É a busca da realização mais rápido possível do prazer, (não só o prazer sexual, mas também o prazer de se sentir bem por qualquer outro motivo).

- SUPEREGO : É a censura desses desejos, ele se impõem ao ID impedindo satisfazer plenamente os desejos, por exemplo é também a repressão sexual. É movido pela moral, pela educação, enfim pelos princípios.

- EGO : É o EU, é a soma dos pensamentos, é a parte que dar o equilíbrio entre os desejos do ID e as 'ordens' do SUPEREGO, o EGO é o sistema que decide seguir o ID ou o SUPEREGO.



(exemplo)


Um exemplo desses conceitos no nosso dia-a-dia pode ser por exemplo:

- Um casal namora já a um tempo, o namorado acha que tá na hora deles dar um passo a mais na relação, de terem um relacionamento baseado também na sexualidade, até que um dia eles têm a oportunidade de por o tal fato em ação, a namorada não se sentindo a vontade nega a insistência do parceiro, mais não nega que também sente o tal desejo. Ele chega ao ponto de ter que escolher (EGO) se segue os seus desejos (ID), ou se espera mais um pouco, pensa mais, quais seriam as consequências, o arrependimento, pensa na sua moral (SUPEREGO). E acaba seguindo o seu SUPEREGO, censurou os seus desejos.



E VC SEGUIRIA O SEU ID OU O SEU SUPEREGO? rsrsrs



sexta-feira, 25 de junho de 2010

Who's bad?




25 de Junho de 2010. Não é só mais uma sexta-feira de DESENTENDENDO. É um dia de prestar homenagem. É um dia para vestir luto... Mas com estilo, digno do homenageado. Exatamente um ano atrás, morreu o cantor, o astro, o rei do pop, a lenda Michael Jackson.



No dia 25 de Junho de 2009, o twitter deu uma de suas primeiras grandes “baleiadas”, e o motivo era o trending topic, Michael Jackson. Surgira o boato de que o astro tinha sofrido uma parada cardio-respiratória e estava no hospital. O boato virou verdade quando saiu nas grandes mídias e o mundo passou então a assistir atônito às notícias e às especulações de que Michael Jackson estava morto. A confirmação veio horas depois na voz do irmão do cantor. Esse momento confirmou também a morte do sonho de milhares de fãs ao redor do mundo...



O astro preparava em 2009, sua volta aos palcos em grande estilo, uma turnê de 50 shows chamada “This Is It”, que causou ataques de histeria e teve seus ingresso esgotados num piscar de olhos, e prometia arrecadar milhões para pagar PARTE da dívida colossal do cantor, além de tentar limpar uma carreira brilhante infelizmente manchada por escândalos e acusações consecutivas.



Mas Michael Jackson morreu dias antes do primeiro acorde do primeiro show, e o que se viu depois desse acontecimento é o que faz aumentar o mistério em torno dessa morte e fez surgir inúmeras teorias conspiratórias sobre a morte(ou não) do astro.



Fala sério, desde o lançamento do álbum “Thriller” em 1982, não se ouvia falar tanto no rei do pop. A imagem do cantor ressurgiu das cinzas: na internet só se falava dele, na TV, os jornais exibiam em metade de seu tempo reportagens sobre a carreira e a morte do cantor, e algumas emissoras fizeram especiais de duas horas que até ganharam suas versões em DVD pirata! As rádios voltaram a tocar os grandes sucessos e os álbuns(que já eram os mais vendidos da história) voltaram a vender como água...



Todo esse redemoinho de acontecimentos que durou semanas culminou em um velório, quero dizer, grande cerimônia do adeus, que foi na verdade um espetáculo no maior ginásio de Los Angeles, o Staples Center, em uma transmissão ao vivo para centenas de países, seguida de um “enterro” muito misterioso semanas depois, e no lançamento da ex-turnê, agora oportuno documentário, “This Is It”...



Isso ainda levanta as sobrancelhas de muita gente ao redor do globo. Entre aqueles que não aceitam de forma alguma que Michael Jackson realmente morreu há duas linhas de pensamento principais: ou o cantor (ainda) prepara escondido nas montanhas sua volta triunfal aos palcos, vindo literalmente das cinzas, o que deixaria Ikki de fênix orgulhoso, ou, a morte do astro foi algo “encomendado” pela própria família que “não agüentava mais a arrogância do irmão mais rico” e por isso queria logo pegar a sua parte no cobiçado testamento(embora saiba-se que papai Jackson nem teve seu nome citado), além de faturar móóóinto e ganhar mais visibilidade nessa tempestade...



Eu , particularmente, prefiro não entrar na discussão. Eu (assim como muitos) ainda prefiro fechar todas as janelas e cortinas da casa enquanto danço “don’t stop’ til you get enough” totalmente nu... Ops! Cof cof, enfim...

Prefiro deixar as polêmicas pra quem entende do assunto, e depois de toda essa história (ainda)sem uma verdade absoluta, colocar uma pergunta no ar:

Nesse caso, entre a família Jackson, o médico Conrad Murray, e o próprio Michael Jackson, “who’s bad?”



P.S. Esse dia 25 não é só um dia de luto, ou de jogo do Brasil na copa. É dia de celebrar:



DyC - 2 meses


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Preppy



Hoje eu falaria de heresia. Mas rolam muitas ramificações, e acabaria saindo algo mais superficial que o normal, então vamos falar  dos preppys!

Você deve estar enjoado de ver esse estilinho naqueles filmes americanos onde há o filhinho de papai esnobe e fresco. O equivalente para garotas (quem assistiu "Cruel Intentions/ Segundas Intenções" lembra disso). Toda aquela roupa bem marcada e de gráficos clean, ou sem detalhe nenhum, são as que marcam os preppies. Óbvio que por ser um estilo, não passa apenas pelo estético,  toda uma atitude está envolvida. Se você olhar o dicionário urbano americano, verá que esse nome é dado para aqueles que vão para escolas preparatórias (por isso aquele ar ligeiramente nerd, mas não fazem parte desse grupo quase nunca), e depois "vão velejar com os barcos dos seus pais em algum lago por aí". São sempre associados a pessoas ricas, arrogantes, ou garotas que só se importam com seus círculos sociais, compromissos imbecis e futilidades em geral.
O desenho mais Preppy EVER
É normal ver entre esse tipo de gente Lacoste, Ralph Lauren, pólos ou cardigans mais certos tênis, geralmente mais afinados/ajustados realmente ao pé ou mocassins.

Apesar de ser um nome mais citado para o meio masculino, isso também vale para o feminino, e mantém o padrão clean e rico, obviamente. Por sinal, é interessante ver as associações que são possíveis com o preppie, como o preppy folk (explico outro dia, mas a maior lembrança por enquanto para folk que eu quero estimular são aqueles lencinhos "Saddan Hussein" que os hipsters adoravam), ou mesmo um preppy Punk.
Mas o que tem borbulhado aqui no Brasil, sempre atrasadinho (isso já é beeeeeem 2009), são os prepsters, ou seja: Hipster mais Preppy!

Os prepsters são definidos como (ao menos nos Estados Unidos) "Uma quimera dos dois grupos existentes, o prepster é alguém provavelmente criado nos subúrbios e muito preppy, que se move para um ambiente hipster muito "cidadade-central" (Brooklyn, Portland, Austin), e devido a exposição à cena hipster, adopta certas tendências do que é mais moderno mas mantendo o espírito preppy. Um dos exemplos são jeans skinny com Mocassins"

... Eu não sei se adoto posts extensos, ou se me mantenho nesses. Q6achäo?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Bem-vindo ao Quarto [9]

Entrevista bem maneirinha e levinha dessa Quarta, que vão perceber que esta ficando mais pessoal, lembrando que faço as entrevista, não por falta de conteúdo, mas porque gosto muito. Alguns recados da paróquia: Quem foi entrevistado, e, que ainda não foi postada, peço paciência e desculpas. Espero que tenham gostado do "novo" layout, depois do fracasso do da Copa do Mundo que será melhorado aos poucos pela equipe 7ca eu. E pra você que quer ser entrevistado, me contate, sua identidade ficará no absoluto sigilo rs.


Peein: Então, Bem-vinda ao Quarto
escolha seu nome
Convidada: Obrigada - Luna
Peein: idade e orientação sexual?
Luna: 14 anos, hetero
Peein: então, Luna, namora?
Luna: am .. não! aliás, digamos que não, conta ?
Peein: só pegando mesmo?!
Luna: algo mais que isso (risos)
Peein: entendo
Peein: que idade tinha quando não era mais BV?
Luna: 11 :B
Peein: foi mágico, normal ou desastroso?
Luna: desastroso .. eu não sabia o que fazer, aonde pegar ou não pegar, se demorava ou não, e além do mais eu achava no mínimo nojento!
Peein: mas gostou logo, ou demorou?
Luna: do primeiro beijo até hoje eu não gosto haha, mais eu gosto
amor, ja volto ai a gente continua
Peein: e sabe quantos beijou desde então?
Luna: 42, se nao me engano (risos)
Peein: algum que se arrepende?
Luna: muuuuuuuuuitas
Peein: quanto tempo desde o último?
Luna:2 dias
Peein: já foi além?
Luna: é .. HAHA, maaaais ou menos
Peein: conte-nos mais
Luna: ahhh, eu ainda sou virgem, mais já de uns pega pra capar meio tenso (risos)
Peein: já pensou em perder?
ou como perder?
Luna: já pensei sim, e nao foram poucas vezes não haha
Peein: tem alguma fantasia?
Luna: por enquanto não .. (risos)
Peein: nenhuma, de lugar...?
Luna: ah, tipo .. tenho vontade de fazer em lugares proibidos , seria bem divertido .. /ounão
Peein: ...em publico?
Luna: não D:
Peein: com mais de uma pessoa?
Luna: noon
Peein: o que te falta pra não ser mais virgem?
pessoa ou oportunidade?
Luna: nenhum dos dois .. pessoas e oportunidades tem sim, mais falta eu me sentir preparada, ou a vontade .. que seja !
Peein: acha que se sentirá preparada com quantos anos?
Luna: impossivel de saber , pode ser amanha, daqui um ano, dez anos ..
Peein: deeez D:
já ficou com primos?
Luna: JAAAA (risos)
Peein: (eu sei de algo que quero que vc conte)
Luna: (entao pergunta)
Peein: Pela resposta algo além aconteceu, conte.
Luna: Então .. eu quase tirei minha virgindade com ele D:
Peein: conte mais
Luna: ai pois é, eu fiz uma viagem pra aracaju, cidade dos tios dos meus pais, e ele tava lá .. dai no dia que eu cheguei de viagem a gente ficou, mais foi um pouco além do que só uns beijos, eu cheguei a tirar meu sutien
Peein: (*---*) outros chegaram tão longe?
Luna: (tarado) já dei uns amassos bem tenso tb , mais nao cheguei ao ponto de ficar semi nua .. foi só uns pega pra capar mesmo
Peein: e algum garoto, ja chegou a ficar nu pra vc?
Luna: nao, tenho medo e deve ser feio demais
Peein: (risos) ai ai
Luna: (risos)
Peein: vejo uma pessoa que nunca fará sexo oral :B
Luna: nunca diga nunca! (risos)
Peein: tem vontade?
Luna: por enquanto não, mais me imagino fazendo isso
Peein: já se imaginou fazendo com garotas?
Luna: na verdade ? Já!
Peein: apenas vcs duas ou com um garoto junto?
Luna: só nos duas .. isso nao significa que eu seja lesbica u.u
Peein: pretende dar prazer ou recebe-lo?
Luna: os dois!?
(risos) tenho que me descobrir ainda, mais enfim ..
Peein: quer deixar uma mensagem?
Luna: Usem camisinha ;* (risos)
Peein: então acho que só
espero que tenha gostado do meu Quarto
e obrigado por essa noite.
Luna: Por nada. Querendo mais, 50 conto a hora :9 (risos)
Peein: completo?
Luna: nao
Peein: pena


Também em Pee in the Dark

terça-feira, 22 de junho de 2010

My new religion is YOU!


Quem leu o último post do Krap sabe que acabaram os posts sobre reflexões da vida, modos de ver o mundo e etc... Mas daí surgiu a questão: sobre o que o Krap vai falar?
Em meio às muitas ideias que tive para o post de hoje, nenhuma parecia adequada, muito menos para a "abertura" de uma fase nova de postagens do Krap, mas vamos ao pos antes que desistam de ler.

Krap não sabe falar de jogos, de moda ou de amor. Krap não sabe fazer rimas imparciais ou intrevistas interessantes. Mas uma coisa Krap sabe fazer é falar mal. Não que haja motivos, ou mesmo razões para fazer isso, entretanto todos adoram falar mal de outras coisas.

Eu não poderia falar mal de quem conheço, pois quem lesse não ia entender, pois nao conhece a pessoa. Não posso falar mal de quem você conhece, pois eu não conheço nem para falar mal. E nessa interimpessoalidade nós ficamos sem alvo. Ficamos?

Falar mal do Dunga é fácil, falar mal do Lula é fácil. Tenho um desafio a certos leitores... Falar mal da sua própria religião (pois a dos outros já falamos mal por demais). Não vou citar religiões específicas, tentarei ser o menos específico possível, se você se sentir ofendido com algo que eu diga, pare de ler o post e venha ler o próximo, talvez um dia eu te agrade (não que essa seja minha intenção).

Não tem como falar de religião sem falar de fé. Então o que é fé? Deixo aqui uma definição da Wikipedia, para melhor compreensão:
(do [[grego] fides, fidelidade e do grego pistia) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.

Para os mais desatentos eu marquei a palavra "VERDADE", que aparece duas vezes nesse breve texto. Note que a fé nada mais é que uma confiança cega em algo ou alguém pela pura vontade de acreditar, sem a necessidade de provas para a tal crença. 

Enfim, as religiões se baseiam na simples vontade de ter algo para você se apegar. Apego esse que as vezes foge da razão humana. Quantas vezes você já não viu um crente (não deturpe esse termo, por favor) brigar com alguém só por não discordar de um pensamento sobre a religião? Quantas vezes você não viu alguém fazer algo completamente fora do bom senso usando a religião como argumento?

No fundo todos sabem que a religião é só uma fuga para não viver no mundo como ele é. Com promessas de um lugar melhor após a morte, ou com ameaças de punição pelo considerado mal comportamento, as religiões prendem as pessoas em um estado fora da razão.

Engana-se quem acha que eu não vejo lado bom na religião. Há também o bom uso da fé das pessoas, mudando até o comportamento delas para um padrão de "FAZER O BEM" que sozinhas as pessoas não fariam. Mas isso é simplesmente uma coisa que deveria ser feita sem a necessidade de serem conduzidos por um ser maior.

Para finalizar, a intenção do post não é fazer com que as pessoas larguem suas religiões ou algo do tipo. Isso é só uma introdução para futuras discussões que farei por aqui. E espero que quem leu até aqui tenha possa aproveitar dessas palavras sem sentido para fazer um bom uso da sua própria fé. Saiba em que/quem acredita.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SEM VERSO






Hoje não tenho versos,não fiz questão de rimas,só quis meu caderno,um fone e minha caneta,tô no canto do quarto calado, mente a milhão, problemas em forma de equação do 3° mundo,busão de greve,cartão sem creédito,débito com minhas pendências,saudade,lágrimas e suor pra enxugar,já fritei hamburguer no BOB´S,já peguei na enxada,já fui ajudante de pedreiro, nunca fugi do batente,já quis ser o BOB MARLEY, FERNANDO PESSOA, mas hoje eu só quero ser EU,sou do gueto TIO , talvez isso explique minhas pegada de barro no tapete vermelho,’ todo menino é um REI’ mas adoro quando ‘ELAS ‘ me chamam de vagabundo,sou POETA de calça larga que não larga a LUA,não lembro sempre do 11 de setembro, mas também não esqueço dos escravos e índios, meus antepassados que lutaram pra que eu pudesse chegar aqui,ÁFRICA,NELSON MANDELA,SABOTAGE,CLEMENTINA DE JESUS,JOÃO NOGUEIRA,CARTOLA,PIXINGUINHA,todos que se foram e contruiram um futuro melhor,saudade desse futuro que me faz pensar que o AMANHÃ antes de meia noite é AGORA,salve CHICO BUARQUE, quero outra versão da ‘ COTIDIANO’ as garotas hoje querem roupas curtas e rebolar no batidão, as ‘AMÉLIAS’ainda existem mas sabe como é né, hoje em dia a estética manda bem mais,pivete larga a escola,larga a EX , só não larga a COLA, OOOOOOOOOOOOOOOW seu moço, desliga a TV e lê as notícias estampada na linha das ruas,’ PERNAMBUCO’ em caos, um país sem dente com mais de 180 milhões de histórias que dariam um livro por dia,malandro e trabalhador compartilhando a mesma RUA só que alguns em melhor LUGAR,será que os NERD´S da primeira carteira podem sorrir agora? Robinho precisa das pernas tanto quanto eu preciso das REZA na hora de voltar pra casa,sou cria da FÉ,NOSSA SENHORA, rogai por nóiz,salve os preto de alma BRANCA,salve os BRANCO de alma PRETA,eu sou branco de ALMA preta,maravilhado com o GLOSS na boca ‘DELAS’ cê não entende TIO, é agora, hoje é o dia como cê nunca viu , viva, erre mais , acerte mais,GRITE pela sua causa mais do q cê grita pelo GOOOOOOOOOOOL do BRASIL,dá até um arrepio,o céu é o limite, hoje eu me levanto por todos que caiu, salve os verdadeiro, coloco minha toca, ‘ a REVOLUÇÃO não será televisionada’ não é CHICO SCIENCE? POETA tem um monte aí , difícil é sentir tudo na ponta de uma caneta como eu pude sentir


ONELOVE...
Umsó...

domingo, 20 de junho de 2010

Eu disse

Calei a tua boca com um beijo,
E olhei nos teus olhos, pra dizer o que precisava.
Não disse.

Lua crescente no céu,
Tua respiração em meu ouvido, teu sorriso pra mim,
E eu me calava.

Procurei o melhor momento, o lugar certo,
O extasiar do vento...
E com tudo isso, não fiz nada.

Hora o tempo passava, hora ele parava.
Em mim rítmos irregulares pulsavam,
Mas tudo era furiosamente calmo.

Mais um abraço, mais um beijo.
Mais uma vez a voz insistente em minha cabeça, o sussurro:
Encontre a saída, não perca o encanto.

Mais um beijo, um gole de coragem.
E antes que tudo explodisse;
Com pressa, em teu ouvido eu disse: Eu Te Amo.

(Carol Monper)

---

Sempre foi tão difícil pra mim dizer ‘Eu te Amo’. Talvez seja pela importância que dou a essas três palavrinhas. Uma frase que pode mudar a vida completamente, e se dita no momento errado, ou de forma incerta, pode ‘esculhambar’ um coração já fragilizado.

Essa semana, eu pude dizer ‘Eu Te Amo’. Depois de tanto tempo ouvindo isso da mesma pessoa. Ouvia e não podia dizer de volta.
Agora é de verdade, eu Amo, é sincero, é certeza, e eu disse.

Sabe aqueles recadinhos que vem dentro daquele bombom Serenata de Amor (é aquele do papelzinho amarelo)? Então, um deles diz assim: “Se você ama alguém, fale. Corações podem ser partidos por palavras que nunca foram ditas”. Brega néh?
Mas é uma breguice verdade!

Eu já escrevi cartas de amor, bilhetes de amor, e tudo isso pra fugir das palavras (ditas) de amor.
Quantas oportunidades perdi, quanto tempo deixei pra trás...
Nunca disse ‘Eu te Amo’ pra minha mãe, nem pro meu pai.
Também não disse pra aquela amiga, que me irritava, mas que eu amava. Era uma relação do tipo: “Você não vale nada, mas eu gosto de você”.
Também passei 4 anos amando um alguém em silêncio. Perdi 4 anos.
Quando eu finalmente disse, percebi que ele era um idiota, e acordei do meu coma profundo. Se tivesse dito antes, teria desiludido antes, e teria um coração livre pra amar de novo.
Nesse momento, prometi a mim mesma que eu só diria ‘Eu te Amo’, se fosse verdade, e se eu tivesse certeza.

Tudo bem, eu sei que o Amor não é nada fácil de entender... Mas entender pra que? Sinta!
Como diria a querida mocinha dos vampiros, Bella Swan: Parei de pensar. Esqueci de respirar. Meu coração parou de bater.
Tah! Vamos admitir um pequeno exagero dela; Mas temos que levar em consideração estes sintomas.
O mundo para, o tempo voa...
Mas como o mundo para e o tempo voa? Ôloco meu! Coisa de doido, coisa de quem ama.

Não faça contas, não subtraia, não divida, se quiser... Multiplique e some.
Tente encaixar as peças, pra não magoar alguém pelo caminho. Mas não tente entender, você não vai conseguir.

Vou dar um conselho (apesar de você não ter pedido): Pense em você. Às vezes quando o assunto é Amor, é melhor ser egoísta.

Deixe seu coração acelerar até querer sair pela boca, fique com as pernas bambas. Sua respiração estará ofegante, o mundo vai sumir, você vai escrever poemas, vai ouvir músicas ‘bregas’, vai inventar apelidinhos cafonas, e vai passar uma hora e meia no telefone.

Parabéns ‘mi corazón’! Você foi contemplado com um vírus chamado Amor. Então diga, não perca tempo!
Não importa como. Diga gritando, faça uma serenata, uma música, escreve uma carta, olhe nos olhos, põe no Orkut, no Twitter, num outdoor; Ou sussurre no ouvido...
Apenas DIGA: Eu Te Amo!

“Todas as cartas de amor são ridículas;
Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas;
Também escrevi em meu tempo, cartas de amor;
Como todas as outras, ridículas;
As cartas de amor, se há amor, tem de ser ridículas;
Mas no final, só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridículas”.

( Trecho do poema, Todas as cartas de Amor, de Fernando Pessoa)

Xero... da Cereja que está amando.

História de Amor: Ela/Ele (Sandy Leah), e me conta ai, quem inventou o Amor? Antes das seis (Legião Urbana)