O antenado de hoje resolveu fazer diferente, não fugindo de passar informações relacionadas com a realidade, tenta explicar um interessante assunto de psicologia, mas precisamente psicanálise. Um assunto que todos vivenciamos no nosso dia-a-dia, só não sabemos realmente sua teoria, o que significa, e sim só o praticamos.
Estou falando do ID, SUPEREGO e EGO, já ouviu falar? Não? E Sigmund Freud? ou só Freud? Esse concerteza já né? o chamado "Pai da psicanálise".Você já deve ter ouvido a seguinte frase:
"Só Freud explica", até as bandas de forró tem usado essa expressão em uma de suas "músicas" aff. Olha ele ae :B

Voltando ao ponto principal desse post, então o que são ID, SUPEREGO e EGO?
- ID : São os nossos desejos e instintos inconscientes, os desejos que não falamos para ninguém que ficam apenas na nossa cabeça, no nosso inconsciente. Ele é movido pelo prazer, que exige satisfação imediata. É a busca da realização mais rápido possível do prazer, (não só o prazer sexual, mas também o prazer de se sentir bem por qualquer outro motivo).
- SUPEREGO : É a censura desses desejos, ele se impõem ao ID impedindo satisfazer plenamente os desejos, por exemplo é também a repressão sexual. É movido pela moral, pela educação, enfim pelos princípios.
- EGO : É o EU, é a soma dos pensamentos, é a parte que dar o equilíbrio entre os desejos do ID e as 'ordens' do SUPEREGO, o EGO é o sistema que decide seguir o ID ou o SUPEREGO.
(exemplo)
Um exemplo desses conceitos no nosso dia-a-dia pode ser por exemplo:
- Um casal namora já a um tempo, o namorado acha que tá na hora deles dar um passo a mais na relação, de terem um relacionamento baseado também na sexualidade, até que um dia eles têm a oportunidade de por o tal fato em ação, a namorada não se sentindo a vontade nega a insistência do parceiro, mais não nega que também sente o tal desejo. Ele chega ao ponto de ter que escolher (EGO) se segue os seus desejos (ID), ou se espera mais um pouco, pensa mais, quais seriam as consequências, o arrependimento, pensa na sua moral (SUPEREGO). E acaba seguindo o seu SUPEREGO, censurou os seus desejos.
E VC SEGUIRIA O SEU ID OU O SEU SUPEREGO? rsrsrs