quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Androginia










A imagem do andrógino sempre esteve presente no mundo das artes. Seja por motivos políticos, sociais ou simplesmente estéticos

As esculturas gregas, a partir do Período Clássico (400 a.C.) - quando os escultores já delineavam, quase perfeitamente, musculaturas, cabelos, roupas, etc. - já possuem o aspecto andrógino nos belíssimos rostos esculpidos, diferenciados apenas pela barba ou pelo sexo. "Vênus de Milo" (2 a. C.), obra de Alexandros de Antióquia, atualmente no Louvre.

O andrógino é aquele(a) que tem características físicas e, em aditivo, as comportamentais de ambos os sexos. Assim sendo, torna-se difícil definir a que gênero pertence uma pessoa andrógina apenas por sua aparência.


Andróginos que prezam por sua androginia normente utilizam de adereços femininos, no caso de homens, ou masculinos, no caso de mulheres, para ressaltar a dualidade. Dado isso, tende-se a pressupor que os andróginos sejam invariavelmente homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de uma pessoa ou mesmo sua condição sexual psicológica, nada tendo a ver com a orientação sexual (ou identificação sexual), ou seja a atração erótica por determinado parceiro. Desse modo, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais ou assexuais.

O movimento Glam Rock, originado na década de 1970, atualizou as vestimentas extravagantes utilizadas por cantores da década de 1950 e 1960 como Elvis Presley e Liberace. Neste estilo, o rock’n’roll regado a letras sobre sexualidade encontram o glamour das poses, maquiagens e cabelos armados. O cantor David Bowie, um dos percussores do estilo glam, em 1972 na turnê do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars.
De acordo com as descrições feitas nos diálogos de O Banquete, do filósofo grego Platão (428-348 ou 427-347 a.C.) andróginos (do grego andrós, aquele que fecunda, o macho, o homem viril; e guynaikós, mulher, fêmea), são seres esféricos que possuem os dois sexos ao mesmo tempo, quatro mãos, quatro pernas e duas faces idênticas e opostas. Fortes, eles tentam transpassar o Olimpo, montanha sagrada onde moram os deuses gregos, e assumir o poder. Diante da ameaça, Zeus, senhor dos céus, corta os andróginos ao meio. Criando, e enfraquecendo, o homem e a mulher e condenando-os a buscar a outra metade para, assim, curar a angustiada e ferida natureza humana.
À parte a lenda, a imagem do andrógino sempre esteve presente no mundo das artes. Seja por motivos políticos, sociais ou simplesmente estéticos, o gênero perpetuou e ressaltou a beleza das características opostas quando fundidas.




No século 15, o Quattrocento marcou o auge do Renascimento. Neste período, são retomadas as características das artes clássicas gregas com a releitura de obras de Platão, Cícero, Plínio, o Velho, e Vitrúvio. Nas obras, as figuras humanas representadas têm traços dúbios. Um exemplo é a obra Anunciação (1437) de Fra Angelico, exposta no monastério de São Marcos em Florença.

Na psicologia, androginia é uma disforia de gênero (transtorno de identidade de gênero) rara que é responsável por uma condição psíquica em que o indivíduo se identifica como não sendo nem homem nem mulher, mas como uma pessoa de sexo mentalmente híbrido, o que se reflete em seu comportamento. Dentro da psicologia, Sandra Bem desenvolveu um teste no qual considera-se a masculinidade e feminidade num plano bidimensional. Nessa modelagem, pessoas com traços significativos para a masculinidade e feminilidade obtidos, por exemplo, através do Inventário de Papéis Sexuais de Bem poderiam ser consideradas como andróginas.

No século 16, a Igreja Católica não aceitava mulheres no coro de suas igrejas. Em consequência da necessidade de vozes agudas muitos cantores (os castrati) eram submetidos a uma cirúrgica de corte dos canais provenientes dos testículos, obstruindo a chamada "mudança de voz" e mantendo a tessitura vocal da infância ainda na fase adulta. Em 1705, nasce o mais popular e bem pago cantor de ópera da Europa do século XVIII, Carlo Maria Broschi, mais conhecido como Farinelli. Castrado com apenas 10 anos de idade, o cantor teve sua vida retratada no filme Farinelli - Il Castrato, dirigido por Gerard Corbiau e estrelado, por Stephano Dionisi em 1994.

Estudos revelaram que os portadores de androginia são em sua grande maioria ansiosos e excêntricos. A androginia não é uma doença e consequentemente também não possui uma cura. O CID (Classificação Internacional de Doenças) não possui classificação específica para tal disforia. Para a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung o andrógino referece a uma integração dos pares de opostos anima und animus, respectivamente o feminino e o masculino ambas características ao mesmo ser.

Em 1920, a atriz sueca e símbolo mundial da androginia fashion Greta Garbo (1905 - 1990) iniciava sua carreira com o filme publicitário Mr. and Mrs. Stockholm. Greta Garbo no filme “Mulher Maravilhosa” (1928).

De modo comercial, a androginia é um estilo de vida, é um estilo próprio ecaracterístico de se vestir, de estética, também de estilo musical e filosofia de vida. A mistura de referências consideradas masculinas e femininas na forma de se vestir e se embelezar. Apesar de existir desde os tempos mais remotos e ser algo que sempre fez parte de nossa sociedade, aandroginia sempre esteve à margem da sociedade, sempre foi considerado algo esquisito e inaceitável.
Em cada época a androginia se mostrou de maneiras diferentes, vezes exageradas como no Glam Rock, vez sombria e dark como nos dias de hoje como os chamados “Emos”. Porém o sentido e filosofia sempre foram únicos, a mistura de referências dos gêneros sexuais.

Lesley Hornby, mais conhecida como Twiggy Lawson, é uma atriz e cantora americana, considera a primeira top model do mundo. Os cabelos curtos, a silueta magérrima e os cílios postiços, misturados em visual andrógino, fizeram de Twiggy um ícone dos anos 1960.

Bom, por fim, você pode fazer o teste da Sandra Bem sobre o inventário da sexualidade, mas está em inglês. No entanto, são apenas palavras soltas, pra você marcar nunca, raramente, neutral, muitas vezes, sempre; com o tradutor google aberto em outra janela dá tranquilo. Além disso, sobre estilo andrógino eu devo sugerir Placebo, que eu tanto amo, e é uma banda de um vocalistas que as vezes assusta! ^^


Além do álbum "Mechanical Animals" do Marilyn Mansom, onde ele pesa a mão na androginia.



XX


3 comentários:

  1. Caaara, que post foda!
    Explicou bem o que é androginia e ainda fez um histórico muito bom, recheado de exemplos.
    Queria fazer uns trabalhos d faculdade assim... -qqq

    A Lesley Hornby é linda! Mas vem cá: aquela pessoa de preto é o vocalista do Placebo!!?
    E o Marilyn... sempre achei estranho.

    ResponderExcluir
  2. Post ótimo. Esclareceu coisas que muita gente não entende. E o vocal do Placebo realmente mete medo as vezes.

    ResponderExcluir
  3. O cara de preto é o vocalista sim! ^^

    ResponderExcluir