sábado, 28 de agosto de 2010

Indignação.








Hoje decidi falar de um assunto que mexe bastante comigo. O fato de tantos nordestinos serem vítimas de preconceitos, principalmente no sul e sudeste do país.
É isso mesmo, como também uma nordestina com orgulho sim, queria comentar sobre esse assunto.

Quando se falam em Nordeste vem a mente de algumas pessoas de outras regiões logo o analfabetismo, a miséria, a seca, homem rude e a mulher caipira, a pobreza, o sinônimo de nordestino é pobre, baixinho, feio, escuro sempre inferior e sempre aquela pessoa que tenta ir pra São Paulo em busca de um emprego. Um dos maiores pontos de preconceito com certeza é o SUL, ali se um pobre nordestino vai a passeio é tratado como um ser inferior, pelo simples fato do sotaque nosdestino pensam logo que é um pobre, analfabeto e por ai vai, algumas pessoas pensam que esse preconceito é coisa do passado, mas quem dera fosse assim, infelizmente isso ainda predomina, e faz com que aumente cada vez mais o preconceito em geral.
O povo nordestino merece respeito, o nordeste não é um lugar onde se tem apenas pobres, analfabetos e tudo isso que citei acima, o nordeste não é uma região onde cada passo que você dá encontra seca, animais morrendo de fome e gente mal-educada.
Até no orkut esse preconceito é enorme, não são poucas as comunidades contra nordestinos.

Quando alguém comete algum crime, em filmes e até novelas, e dizem que são do subúrbio, que são da periferia, qual é a desculpa que as autoridades dizem? -Aaaah, isso aí é um 'paraibazinho', mais num quer dizer 'paraibazinho' porque ele é da Paraíba não, e sim porque na mente deles, paraibanos e nordestinos em geral, são tudo pobre, e marginal.

São Paulo, por exemplo, pode ser considerada cidade mais nordestina do país, tamanho é o contingente de moradores naturais desta região do país. Mesmo assim, o preconceito existe e não é assumido, pelo contrário, os grandes contrastes sociais presentes especialmente na capital paulista e no Rio de Janeiro são sempre apontados como reflexos da migração em massa e descontrolada, nunca como resultantes da má distribuição de renda ou falta de oportunidades, características comuns ao Brasil há séculos.
O mais curioso (e triste) de toda esta realidade: ao contrário de países envolvidos em conflitos ou guerras civis, o Brasil não tem divisão de etnias ou tribos, sendo o preconceito movido apenas por questões geográficas. Talvez por este motivo os embriões de movimentos separatistas sulistas nunca tenham ganhado mais do que algumas páginas na internet e manifestações isoladas, felizmente.

Até mesmo nas horas de desespero e que precisam de ajuda, o povo nordestino é vítima do preconceito, no tempo em que aconteceu as enchentes em vários estados do nordeste, vocês acham que as humilhações diminuiram? Nada disso!

O que chamou mais atenção nem foi as enchentes, e sim os depoimentos em algumas redes sociais. A seguir mostro a vocês alguns dos comentários que fizeram sobre esse assunto das enchentes em uma comunidade contra os nordestinos.

“Pessoal com essas enchentes no Nordeste acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, to muito preocupada com isso. Vai ter mais lixo do que já tem aqui...”,

“Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal que não sabe nadar!!!”,

“Eles vão falar que perderam tudo na terra deles e vão procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco ou viram mendigos no centro da cidade..."


Agora me diz se isso não é motivo de indignação?

E não para por aí não, até manisfesto existem em relação a isso, um é o , MSPPP ( Manifesto São Paulo para os Paulistas).

Eu só queria comentar 3 coisas sobre isso:

1- São paulo é o que é muito em função do trabalho dos nordestinos, que essas pessoas agora querem refugar.

2- Se esses paulistas que estão articulando esse movimento fossem alvo de um movimento semelhante, por exemplo em Londres, estariam buscando seus direitos.

3- A segunda guerra mundial começou por conta de um raciocínio idêntico a esse.

É ridículo que essas pessoas aleguem amor ao seu estado, ou até mesmo a democracia para justificar suas atitudes facistas.

Pra terminar, só me resta apenas dizer:

LAMENTÁVEL!





sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Desentendendo convida: Wison Mozzer



Antes de mais nada, saibam que este post está muito bom. Pronto.

Sexta-feira, como você já sabe, é dia de DESENTENDENDO. Como eu REALMENTE continuo sem tempo pra escrever e sem inspiração, por causa de um fim de semestre f***** na UnB com provas absurdas e trabalhos de última hora, ou talvez só por que eu seja um FDP de um preguiçoso, hoje não tem de novo uma seção como você talvez esteja acostumado.
Mas hoje o DESENTENDENDO conta com um convidado especial. Um dos melhores amigos que tenho, e o melhor cupido que tive. Um intelectual, e às vezes metido a poeta, Wison Mozzer, e seu poema(que é bem melhor do que os meus):

Beija-flor

Eu posso ver as palavras
As vejo como vê a flor o beija-flor
Apalpo a substância da alma
A seiva que derrete na palma
Espalha na mão seu calor.

E, como premonição,
Antevejo a claridade
Trilhos de saudade
Caminhos da flor
Surge, da seiva, nosso alimento
Meu e do beija flor
Escaravelho de detento
Cela de amor
Masmorra de tal sentimento
Jogo essas pétalas ao vento
Que caiam encardidas de sabor.



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

:Experimental







Música experimental é um estilo de música inovadora originada no século XX que desafiou as concepções normais de como uma música deveria ser e extrapolou os limites popularmente conhecidos. Dessa forma, há pouco acordo sobre quão experimental uma música poderia ser, antes de ser considerada apenas ruído. Geralmente as bandas experimentais possuem instrumentos pouco conhecidos, modificados, ou utilizados de maneiras inovadoras; efeitos estranhos aplicados de maneiras não convencionais e mistura de diversos gêneros opostos, como música eletrônica e música clássica. Além de instrumentos musicais, a música experimental também pode utilizar-se de sons de objetos e efeitos diversos de acordo com a intenção do compositor, experimentando os sons como o próprio nome diz. Quando também é usado música eletronica de maneira mais "pesada", com características noise, este experimentalismo também é chamado de música industrial.











Glitch é um termo usado para descrever um gênero de música eletrônica experimental que surgiu em meados da década de 1990. A estética glitch é caracterizada por um uso deliberado de falhas baseado artefatos sonoros que seriam normalmente vistas como distúrbios indesejáveis, reduzindo a qualidade geral do som normal, portanto, normalmente é ser evitado em gravações de áudio.As fontes e materiais de som falhos ou de mau funcionamento são geralmente dispositivos maltratados de gravação de áudio ou tecnologia digital (tais como CD-skipping, elétric hum, distorções digitais ou analógicas, redução da taxa de bits, ruídos de hardware, erros de computador, falhas, Silvos de vinil, registro ou arranhões e erros no sistema). Num artigo "Computer Music Journal", publicado em 2000, o compositor e escritor Kim Cascone classifica glitch como um sub-gênero da música eletrônica, e usou o termo pós-digital para descrever a estética glitch. Um outro termo para Glitch é Cliques & Cuts (por vezes apenas Cliques) decorrentes da Clicks & Series Cuts lançado pela gravadora de música Mille Plateaux, que desempenhou um papel preponderante no desenvolvimento do gênero.










Arte Experimental : Leiam aqui









Meu sufoco acaba quarta que vem...










quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Do que você tem medo?



Você pode ter medo de barata, você pode ter medo de viver. Por que não?

O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.

Medo de evolução, medo de mudança, medo de crescer, ou até, síndrome de Peter Pan. Crescer não é ficar mais alto e ser adulto não é poder dirigir, beber ou ser preso, crescer é produzir conhecimento e ter a capacidade de aproveita-lo cada vez mais, ser adulto não tem a ver com fazer 18 anos. Ser adulto é algo penoso e que nem todos encaram igual. Ok, penal e civilmente você é adulto pela idade, mas é bem mais complexo que isso, e ser adulto também não é não ter medo, é saber administrar os riscos, seja eles quais forem.

Nas palavras de William Shakespeare:
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. (...)

Nas palavras de Meredith Grey:
Depois de muita consideração, e muitas noites sem sono, aqui está o que eu decidi: Não há nada como o crescimento. Nós nos mudamos, nós saímos, nos mudamos para longe de nossa família, e formamos a nossa própria. Mas as pequenas inseguranças, os pequenos medos, e todas aquelas velhas feridas, apenas crescem conosco.

Coragem não é não ter medo, é fazer algo que te dá medo.

Prometo que semana que vem terá alguma coisa pornoromântica. ^:^
Também em Pee in the Dark

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Man In The Mirror



I'm gonna make a change
For once in my life
It's gonna feel real good
Gonna make a difference
Gonna make it right
...
I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

Hoje eu  uso uma de minhas músicas preferidas, e a melhor (em minha opinião) do Michael Jackson, apesar de eu gostar dela também cantada pelo James Morrison. A música fala sobre mudanças, sobre tentar mudar a si mesmo e consequentemente mudar o mundo.

Muitas pessoas tem a mania - se é que posso chamar isso de mania - de querer mudar as pessoas ao seu redor (inclusive o que vos fala). Fazer com que as pessoas pensem igual a nós mesmos, que tenham as mesmas noções do ambiente, sobre a vida e sobre as pessoas é mais cômodo, mais prático e mais racional. Afinal a vida seria bem mais fácil se as pessoas ao nosso redor pensassem igual a nós, tivessem as mesmas ideias e objetivos. Isso em um mundo perfeito.

Como no nosso mundo as pessoas são -felizmente- diferentes umas das outras, temos que conformar com ideias alheias, e tentar persuadir os outros a conformarem-se com as nossas. Mas como diz a música, muitas vezes é mais fácil mudar a nós mesmos. Talvez se a geração passada tivesse dado bons exemplos aos jovens, a geração atual não estaria tão perdida

Mudar a nós mesmos e esperar que as pessoas vejam essa mudança, reconheçam seu esforço em melhorar e mudem também é um pensamento utópico. Mas o sentido da música e dessa forma de pensamento é exatamente essa, mudar e ver o que acontece. Olhando isso é exatamente isso que a música diz para fazer, se você mudar e ficar esperando que as pessoas mudem por sua causa, é o mesmo do que simplesmente tentar mudar alguém. Você deve mudar por você mesmo, fazer a sua vida melhorar, ver seu mundo mudar de dentro para fora. As outras pessoas só vão mudar caso elas mesmas achem necessário e vão fazer o mesmo, mudarão esperando uma mudança de dentro para fora.

Assim, cada pessoa melhorando seu mundinho próprio (que todos temos, é inegável), o mundo "real" vai refletir essa mudança!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BESOURO


Ligeiro no pique, eu passo, CANTO a LUA, traço pras folha de almaço a cena da RUA,piriguetes de mão em mão pelas esquina , matando mais que a gripe suína,longe de ser ALMA GÊMEA, Sabe tio, nunca me perdi pelas vadia,SAGAZ com 10 vezes mais de problemas,sem grana num país de 3° MUNDO,vishhhhhhh, trampando pra caralho sem atalho,desobediente ao sistema sabendo que muito dinheiro me traz novos problemas,quero muié sim e um din também,não pra querer ser mais que alguém,EVOLUÇÃO,negão, vamo cai pra dentro,tópo tópo o topo é nosso ainda é tempo,'time do loco' jogando nos campo de barro cheio de pedra mantendo a ARTE da bola embora a BOLA não role tanto quanto no gramado que passam nas tela,SALVE o time da quebrada, que nada, os MANO é fera no campo de batalha, me identifico ao que acredito,meus valores tão nos tambores que os preto tocavam,minhas letras são só mais uma do LIVRO cheio de palavras que nunca foram lidas, Não vou dizer quem eu sou mas o que eu tento ser: SIMPLES e claro,raro , magrelo e esperto na rima, VIVENDO , acreditando nos SONHOS de pivete,IDEPENDENTE, sem depender de gente que nem sente o mesmo AMOR que eu, sou um Número dos milhões de BRASILEIROS mas sou MINHAPRÓPRIA fortaleza de sentimentos VERDADEIROS,Eu gosto de viver tio,VIVA,aprenda,erre,espere sem recompensa,VOCÊ TEM UM SONHO?
Não para mano, Não é fácil, cê táligado que não é, VOCÊ acredita? Então demoroô, essa é sua VIDA,não se deixe LEVAR pela MÓDA, seja fóda e FAÇA a MUDANÇA QUE voce acredita, ative sua mente, se MOVA, movimente,tem que ser fóda mas tem que ter ATITUDE,não é sermão não mano,é a REAL, chegaí, porque eu quero ver se você é assim como eu, LEVA um CASCO enorme ,mas AVUUUUUA pra bem longe na casa RUA.
só pra constar que precisamos acreditar nas NOSSAS asas, porque CASCO, todo mundo LEVA nas costas.



ONELOVE.
Umsóoo ...


SALMOS 13:6 : ' e,porque tem sido BOM para mim,cantarei hinos a ti, Ó SENHOR'




domingo, 22 de agosto de 2010

Liga da justiça!





Olá muchachos!
Alguém ai já quis ser super-herói?
Super-Homem, Lanterna Verde, The Flash, Homem Aranha, Batman, Mulher maravilha, Mulher Gavião, as Meninas Super Poderosas... E tantos outros. O que todos os super-heróis tem em comum, alem de uniformes legais?
Coragem! Coragem para enfrentar tudo e deter o mal. Foi assim, pensando em coragem, que comecei a pensar em covardia. É difícil entender o que é ser covarde. Afinal de contas, o que é covardia?
Ter medo? Ser indeciso, inseguro? Ou seria isso tudo junto?

Às vezes temos tanta vontade mudar as coisas, e não mudamos pela covardia de iniciar a mudança. Às vezes eu queria mudar de emprego. E porque não mudo? Pelo fato de ainda não ter um melhor, ou pela covardia de não arriscar?
A covardia então seria uma dúvida?
Todos os dias me pergunto: Estudar porque é preciso, ou tocar violão porque eu gosto? Isso é uma dúvida, mas seria uma covardia também? (MELDELS não sabia que seria tão confuso).
Então ‘peitar’ uma briga seria ser corajoso? Pra mim isso parece mais com ignorância.
Coragem mesmo é acordar cedo todo dia e enfrentar o frio, pra estudar, ou trabalhar.

Sempre me considerei uma pessoa covarde pra falar. Nunca falava o que realmente devia ser dito. E ainda hoje passo dificuldades por causa dessas palavras covardes.
Talvez os corajosos pensem menos, ajam mais por instinto, e pode ser que o medo que nos faz covardes, surja no momento de “pensar sobre o assunto”. Então o certo seria agir por impulso?

Às vezes as pessoas te julgam covarde, apenas pelo fato de você não querer fazer o mesmo que elas, por não gostar do que elas gostam, ou por não aceitar o que elas fazem. Mas neste caso, você está apenas seguindo os seus princípios, sendo coerente com o que acredita. Mas agora já estamos entrando em contradição de novo, porque, defender os próprios princípios e gostos, seria sim, ser uma pessoa corajosa. Acho que neste caso, coragem e covardia dependem do ponto de vista.

Ainda existe um outro tipo de covardia, a que é praticada com o outro. Se aproveitar da fraqueza de outra pessoa para se dar bem. Tirar proveito da falta de defesa. Isso é o que mais vemos acontecer hoje em dia.
E como já dizia Bruce Lee: “Covarde não é aquele que foge de uma luta, mas sim o que bate no mais fraco”.

Sempre nos julgamos covardes, quando não fazemos o que tem de ser feito. Quando não fazemos aquilo que podemos fazer, quando somos negligentes por causa do medo.
Medo. Algo tão indefinido, que fragiliza tanto os humanos.

Mas apesar do medo, e de qualquer covardia que tenhamos, sempre fazemos coisas que outros não teriam coragem de fazer.
Até a lindinha é uma menina super poderosa, mesmo sendo chorona e tendo medo de tudo. Opa! Acho que covardia é outra coisa que quase todos os super-heróis têm em comum. Pense bem, quase todos, quando não estão com os super uniformes, são considerados os covardes. O Peter Parker sempre foi o derrotado da turma, o Homem Aranha, é apenas sua identidade secreta.

É preciso coragem pra ser você mesmo, pra assumir quem você é.
Todos nós enfrentamos o mal todos os dias, e nem estou falando do Coringa, nem do Macaco Louco; é preciso coragem para saber viver.
Acho que todos somos super-heróis no fim das contas. E desde criança, aprendemos nos desenhos que o bem sempre vence o mal (vamos acreditar!). Então negocio fechado! Faremos uma nova liga da justiça pra por ordem nesse galinheiro (tah bom me empolguei)!
Mas se você tiver poderes, ou algo parecido com o Batmovel, promete que me conta?

E mais uma vez o dia foi salvo, graças a Cereja Super Poderosa! Rá, sempre quis dizer isso.


Xero... da Cereja que tem super poderes, mas não vai te contar.


Não seja covarde, escute e tenha coragem (rimou *-*): Medo (Pitty), Coragem (CPM22), Super-Herói (Trem da Alegria), Super-Herói (Sandy e Junior).

Um pouquinho de tudo... Peraí! Alguém já viu (ou ouviu) pelo menos uma das músicas que eu indico aqui?