terça-feira, 29 de junho de 2010

American Idiot


Hoje eu vou falar de algo menos abrangente que o assunto anterior, que englobava o mundo inteiro em sua busca por um ser maior pra mandar na sua vida enquanto você faz tudo errado e age como um hipócrita. Mas o tema de hoje pode atingir mais do que o da semana passada, pois fala muito da realidade do Brasil, que é a realidade do leitor desse blog.

Não me entendam mal, Krap fala mal não porque gosta disso, não é um meio de fazer as coisas mais feias do que já são, mas de qualquer forma não devo explicação a ninguém! O que vou falar hoje é sobre fanatismo. Mas não o fanatismo de cada um por algo que decidiu acreditar, vou falar do fanatismo de todo um país por uma coisa que é completamente sem necessidade. O futebol.

Quem acha que vai se sentir ofendido com o tema do post, por favor pare de ler aqui, pois vai ser muito pior do que você imagina.

Bem, você que decidiu ler já abriu a sua mente um pouco e espero que até o fim desse post você possa abrir mais ainda. 

Vamos lá... primeiro eu quero excluir certas pessoas das minhas críticas: aqueles que realmente gostam de esportes e que não é tão fanático pelo futebol. Mas como alguém que geralmente não gosta de esportes, de um dia pro outro passa a gostar tanto? Como alguém que mal assiste um jogo na TV passa a se desesperar para ver um jogo que mal vai proporcionar alegria vendo?

Há os que dizem que se sentem representados pelos jogadores. Outros falam que é o maior evento esportivo do mundo e que merece atenção. E também os moralistas que falam que é um momento de descontração, pra reunir os amigos e beber comemorar. Mas esses motivos justificam alguma coisa? Esses motivos são sequer REAIS ou só uma desculpa para não ir à aulas, trabalho ou qualquer outro compromisso muito mais sério que o jogo?

Se as pessoas se sentem representadas pelos jogadores do futebol, por que as Olimpíadas são tão desvalorizadas no Brasil? Se a desculpa é ser o maior evento esportivo do mundo, qual a razão de assistir só por isso? E quem disse que brasileiro precisa de desculpa pra faltar trabalho ou escola? Qualquer motivo é motivo desde que se acredite nele, mas uma coisa que eu sempre digo:
Justificar o erro não o corrige!

E sempre vão ter desculpas, mas pare e pense se isso vale mesmo o risco. Hospitais, delegacias, escolas, transporte, comércio. Tudo para só para quando vê a bola rolando. Milhões de reais vão ser investidos para a criação/reforma de novos estádios de futebol (e só de futebol) para a Copa de 2014, mas hoje, o ano de 2010, um ano cheio de greves. Greves que já acabaram mal resolvidas, greves que estão começando e greves que ainda virão... Todas reivindicando salários melhores para empregos dignos e não são atendidos pois o governo, além de desviar dinheiro do povo (essa discussão pode ficar pra depois) ainda dá montes de dinheiro para fazer algo sem necesidade.

Não venham me dizer que a Copa de 2014 vai movimentar a economia do país, que vai valorizar o Brasil para Organizações internacionais. Há prioridades que não são medidas por necessidades futuras, atualmente o nordeste do país anda sofrendo catástrofes enquanto todos estão de olhos na Jabulani.

Vou finalizar o post com uma música talvez já bem conhecida por todos, espero que a ouçam e deem atenção à letra, não vai ocupar 90minutos (+ prorrogação) do seu tempo e ainda pode te fazer ser uma pessoa melhor, depende de você!

Green Day - American Idiot
(Clique no nome da música para ver a letra/tradução e AQUI para baixar)

6 comentários:

  1. Apoiado! (Cruj)
    Não necessariamente contra a hipocrisia, mas quanto ao erro justificado. Isso NÃO EXISTE. Não vai curar NADA.

    ResponderExcluir
  2. Parabens seu blog ficou muito interessante!!!bjimmm!

    ResponderExcluir
  3. CARALHO meu, é disso q eu tô falando!
    Putz, ler o 'ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA' no busão, e depois LER um post desse , me faz entender que TAMO NO CAMINHO! isso aê KRAP, os valores q NOSSA sociedade nos COLOCA , NÃO TEM PREÇO nenhum a não ser COMERCIAL, agora OS VALORES que nóis temos , NÃO CABE em UM CADERNO de histórias, respeito, alegria e por aí vai ,PARABÉEENS!

    ResponderExcluir
  4. Difícil comentar...

    Muito se diz que a Copa do Mundo é muito popular no Brasil por que é uma oportunidade única de esquecer os problemas ao mesmo tempo em que se exerce o famoso "jeitinho brasileiro" enquanto assiste ao esporte mais popular no país
    MAS

    A crítica aqui foi ao povo brasileiro, que só gosta de futebol e esquece outros esportes?
    Ao governo, que investe a maior parte de verbas destinadas à esporte somente no futebol?
    É difícil...

    Krap mostrou que não gosta de futebol, mas é difícil mostrar pro país outras alternativas fora do futebol, em tempos tão difíceis e sem esperanças.

    ResponderExcluir
  5. Só discordo de uma coisa: Tem o lado positivo.
    O povo brasileiro se diz unido, mas nas coisas como a política, não se ve essa uniao. Mas a copa serve pra isso, todo mundo unido por uma mesma coisa, acreditando na mesma coisa. O certo seria usar isso como exemplo.

    ResponderExcluir