sexta-feira, 23 de julho de 2010

É Daví, é? S01E04




Sexta-feira, finalmente chegando ao fim de mais uma semana de trabalho, é dia de dar aquele peteleco no chefe e ir com os amigos pro butequis pra celebrar a chegada do fim de semana... Mas também é dia de DESENTENDENDO! E pra você que não agüenta mais falar do(s) caso(s) do Goleiro Bruno, hoje tem mais um capítulo do stand-up “É Daví, é?”, o stand-up que não é engraçado, mas RELAAAXA... O de hoje realmente não é pra rir, mas é pra curtir uma nostalgia. Lembrando mais uma vez que você pode dar sua sugestão de tema pro stand-up da semana que vem, ali nos comments. Vai lá!

Personagens de ônibus

Um dos posts do @Krap por aqui(Out of control) pedia para as pessoas notarem como é seu comportamento no ônibus. Mas este post aqui pede pra você notar e realmente estudar o próprio ônibus. O ônibus não é só um meio de transporte, é um meio de vida, um clássico do senso comum. Deveria ser matéria obrigatória em qualquer curso de ciências sociais. Analisando a rotina dentro dos ônibus, é possível estudar vários fenômenos da sociedade, graças à seus personagens...

Os primeiros que você vê ao entrar no ônibus(exceto naqueles tão lotados que as portas não fecham) são o motorista e o cobrador. Figuras místicas em seus trajes especiais, são os responsáveis pelo funcionamento e manutenção da harmonia no sistema social. São os representantes também da comunicação entre os passageiros e o sistema, que nesse caso é feita através de gritos, insultos e tapas grosseiros nos dispositivos que abrem as portas. E outra coisa, alguns avisos geralmente dizem:
-Fale ao motorista somente o indispensável
Será mesmo indispensável “avisar” ao motorista que a mãe dele é puta toda vez que o ônibus freia ou acelera ou não para no ponto? Eu hein...

Outro personagem comum em ônibus é “a louca do fone de ouvido”. Geralmente, mulheres que não percebem o quão alto estão seus fones de ouvido, que cantam alto e desafinado e batucam o que tiver pela frente, sem notar que há pessoas constrangidas em volta. Outro que é o contrário da louca do fone é o “playsson do MP3”. É um grupo composto por uma mistura de manos vida loka, com brothers surfistas e muleques-piranha. Não dispensam uma música, mas fazem questão que todos saibam qual é o seu gosto musical. Pelos altos falantes(inacreditável e irritantemente altos) de seus celulares saem hits como “Só os mala que comanda aqui” e “Amassando a latinha”. E quando a música não sai de dispositivos móveis, rola música ao vivo também, por que não? Basta um engarrafamento e uma galera animada pra começarem sucessos como:
-É, é, é, eu acho que o bagulho é de quem tá de pé...
-Toda vez que eu chego em casa a barata da vizinha ta na minha cama...
-Sábado de sol, aluguei um caminhão...
-Atravessando a cidade aproveito para entrar no lava rápido Hot Wheels...

Continuando a galeria de personagens, um muito comum é o encoxador. O terror das coxas das mulheres altas, das costas das baixinhas e dos ombros daquelas que vão sentadas, esse maníaco perigoso é munido de irresistíveis expressões como:
-Deixa eu passar aqui rapidinho, e
-Eu vou descer na próxima
É por causa deles que o índice de fecundidade acidental é altíssima nos ônibus. Só perde em número para bailes funks. Mas os encoxadores são facilmente combatíveis através de cotoveladas e mochilas bem localizadas.

Figurinha carimbada em coletivo é aquele personagem conhecido como o “cara lá de trás”. Geralmente são senhores de meia idade que tiveram enquanto jovens a ambição de se tornarem cobradores, infelizmente não realizada. Talvez sso explica o fato de sempre darem dois tapas na caixa acima da porta toda vez que alguém desce. Nunca se sentam, agem em bandos, e sempre portam pochetes com dinheiro trocado. São eles que soltam aquelas frases que com certeza você já escutou em um ônibus:
-Tá lotado!
-Não se fazem mais cabarés como antigamente, e
-Vai descer aqui ô fila da p***!

Vendedores: nômades comerciários. Sempre entram pela porta de trás para vender geralmente salgados, doces, guloseimas ou canetas e livros de colorir. Possuem vários tipos de estratégia de marketing, como distribuir pedacinhos de cocada, ou fazer discursos apelativos e musicais que pouca gente presta atenção. Mas estranhos de verdade são aquelas pessoas que entram caladas e distribuem papéis contando uma triste história de vida. Você sempre fica sem saber se a pessoa é inteligente que prefere preservar a voz ou se é mesmo surda-muda. Aí quando você faz gestos pra dizer o que quer, se surpreende com a pergunta(e a voz!):
-Tu vai querer é a paçoca ou é o freegells?
O curioso é que nunca se sabe qual é o destino dessas pessoas. Não há registros históricos sobre viagens para casa, ou mesmo de suas casas.

E finalmente, os humoristas. Na sua maioria são nordestinos. E tem três tipos. Existem aqueles pagos, que desde o momento em que entram já começam a fazer imitações de bicha, e se fixam antes da catraca, mexendo com quem sobe no ônibus e principalmente com o cobrador, quem eles dizem sempre serem seus amantes. Suas piadas se resumem sobre diferenças entre pobres e ricos e os diferentes tipos de passageiros das cidades satélites. Existem também os gratuitos, que geralmente são empregados de “firmas”, sempre estão uniformizados, e fazem piadas sobre tudo e todos no ônibus. São stalkers, freetalkers de primeira, falam e gargalham alto, conseguem se comunicar uns com os outros a quilômetros de distância no grito, e são muito participativos em motins e movimentos agressivos populares. E enfim, os mais perigosos, são aqueles que sempre procuram se manter discretos, anotando mentalmente tudo que vêem ao redor, para depois denunciar tudo ao mundo, através de stand-ups sem graça em blogs obscuros da internet. Cuidado...


3 comentários:

  1. Muito BOM DedÊ!
    Ri mtoo em algumas parteees!
    MTO BOM MESMO!^^

    ResponderExcluir
  2. Seus posts estão cada vez melhores...mas particularmente gostei mais do da semana passada.hehe
    Quanto aos vendedores, vc esqueceu de mencionar aqueles que vem com aquele velho textinho decorado:"Eu podia tá matando, roubando, me prostituindo, mas estou aqui trabalhando honestamente e blá blá".
    Aproveitando a oportunidade vou deixar um pequeno aviso:Meninas não andem de mini saia dentro de onibus, micro onibus, metro ou algo do tipo pois é capaz de vc engravidar e depois não saber quem é o pai!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ri muito com esse post, principalmente porque conheço muitos desses casos ai. Tenho vontade de matar aqueles que escutam música pro universo ouvir. Mas peraí.Tive a impressão que “a louca do fone de ouvido” so eu. Ou pelo menos parece.

    ResponderExcluir