quinta-feira, 1 de julho de 2010

: Futilidade




Warhol foi uma das pessoas mais chatas que já conheci, pois era do tipo que não tinha nada a dizer. Sua obra também não me toca. Ele até produziu coisas relevantes no começo dos anos 60. Mas, no geral, não tenho dúvidas de que é a reputação mais ridiculamente superestimada do século XX.


Robert Hughes, crítico de arte, antigo cronista da revista Time. 
Ditador da pop art. Discursos sobre futilidade e afins...
Eu sou uma pessoa profundamente superficial
— Andy Warhol
Tema lindo esse. Futilidade é definida como uma ação ou pensamento vazio, que impossibilita qualquer relação positiva, de acréscimo.
Aqueles seus amigos que nunca tem muito o que falar, que apenas estimulam conversas sobre: O cabelo completamente destruído da pessoa X, as cores inadequadas daquele garoto que tenta ser playboy - mas não passa de um pé-sujo, o estilo tosco de uns, a falta de estilo de outros, quem pretende pegar quem próximo fim de semana, etc. É perceptível que esse papinho não vai a lugar nenhum... Diverte, mas não passa disso. É completamente tragável quando esse tipo de coisa não é um hábito das pessoas que andam com você, mas qual seria seu comportamento ao se deparar ao perceber que seu amigo é realmente fútil?
Você saberia dizer o "por que" disso? É um escudo bem adornado para que não pareça que existe realmente algo lá dentro, ou seria devido o fato da pessoa não ter realmente mais nada a considerar? (Autopreservação e Covardia, que por sinal é o nome de um capítulo do anime "Kure-Nai", muito bom). Confesso que nunca parei numerar quanta coisa deve ser considerada nessa situação; os fúteis tem um problema quanto ao estabelecimento de laços: ou o fútil não consegue ceder o mínimo de confiança para que algo se realize, ou a pessoa que em algum momento pretendeu algo (Jesus, que frase mais vaga) passa a achar que o sujeito nunca terá nada pra dar em troca.
Essa última observação me lembra Bonequinha de Luxo [Breakfast at Tiffany's], onde a personagem principal só estabelece alguma amizade com seu vizinho porque ele não é o tipo "bagaceira" que sempre rodeia ela, e não pretende nada carnal.
Já se cansou de ver essa imagem, correto?
As vezes a futilidade é um artifício para a autodestruição, uma fuga diferente a fim de uma distorção de identidade — que eu poderia exemplificar com a personagem "Brandy Alexander" do livro Monstros Invisíveis (uma espécie de bíblia para mim). Mas autodestruição é tema pra outro post semi-preparado.
Eu comecei o post com comentários sobre o Andy Warhol porque ele era chefe nisso: com suas obras serializadas e apenas com cores diferentes ele apresentava a arte como algo que finalmente se reconhecia como mercadoria, sendo e dependendo disso. Apesar de desmistificar todo o lance de "Arte para elite", ele  colocou sua arte numa posição que, como que imediatamente, valorizava o banal, refinava o vulgar. A superficialidade para alguns ganhou um reino desde então... (mas essas coisas não são realmente motivos. Leiam estudos sobres as coisas do Warhol, vale a pena...)
Você sabe distinguir o futil do essencial na sua vida? Quem regra isso? Você ou o meio externo?
Por favor. Vocês são bons o suficiente pra escapar de coisas como o "noticiário" do Ego, e as coisas do TV Fama...
Party Monster é um filme foda sobre os clubbers e a história de Michael Alig. E discute loucamente sobre futilidade. Essa cena aí é "como ser fabuloso"...
(eu quero falar sobre divisão sexista...)



4 comentários:

  1. Oglia só, um post falando sobre futilidade acabou virando um dos mais "cultos" que já passaram por aqui.

    Uma discussão sobre futilidade é uma futilidade?
    Acho que não.
    Fútil é não discutir.

    Os posts do @omtouche sempre fazem eu aprender alguma coisa. Mesmo que sejam coisas fúteis.

    ResponderExcluir
  2. Andy WarHOLE ou Andy WarROLA? Dúvida cruel

    Pra isso só o teatro de Beckett ou BoqTE [só pra catiar]:

    Vladimir: Então, devemos partir? (Alors, on y va?) (Well, shall we go?)
    Estragon: Sim, vamos. (allons-y.) (Yes, let's go.)

    Eles não se movem. (Ils ne bougent pas.) (They do not move.)

    Só essa depois de mais de 485 minutos de EMPIRE.

    Haja paciência ou senão ...

    ResponderExcluir
  3. .... com seu vizinho porque ele não é o tipo "bagaceira" que sempre rodeia ela, e não pretende nada carnal.

    RISOS

    ResponderExcluir
  4. um comentário nesse POST seria FÚTIL .rs
    Porra meu, é BOM aprender ..
    VALEU

    ResponderExcluir