quinta-feira, 5 de agosto de 2010

:Heresia





Eu estava explorando alguams coisas sobre, e antes de qualquer coisa minha, eu queria postar isso:
__________________________________________________________________

Como Identificar Uma Heresia


N
ão é muito difícil para o cristão sincero identificar uma heresia. Existem alguns aspectos básicos que observados mostrarão a moderna estratégia do diabo, que é a conquista das mentes.

1) 
Desarmonia com a Bíblia: No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguintes maneira:

·
 Argumento Bíblico.  
·
 Argumento extra-bíblico.  
·
 Argumento anti-bíblico. 
O argumento bíblico é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Jesus usou esse argumento em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão: Lc 4:16-30.

O argumento extra-bíblico é o argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos. Ex: Pregadores que usam estes argumentos em suas pregações devem tomar cuidado (um mil chegará dois mil não passará; faça da tua parte e eu te ajudarei, etc...).

O argumento anti-bíblico é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades ensinadas na Palavra de JESUS. Aqui encontramos as heresias que são anti-bíblicas. Algumas são fundamentadas em versículo ou uma expressão isolada da Bíblia quando basta um pequeno conhecimento dos princípios auxiliares da Hermenêutica para refutá-las.

2) 
Unilateralidade de apreciação doutrinária: Em muitos casos a heresia é caracterizada pelo fato de "escolher" uma doutrina para nela descarregar suas atenções em detrimento das outras. Isto é, afirma a divindade de Cristo abandonando sua humanidade, preocupa-se com o corpo do homem e se aquece da sua alma ou do seu espírito.

3) 
Contradição com os fatos: História e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, bíblicos ou com raízes bíblicas. Muitos bons cristãos tem sido enganados por coisas deste jaez (qualidade, sorte, laia).

4) 
Incoerência lógica: Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história, ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita. A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal dos tempos.
__________________________________________________________________

Q6achäo? Eu achei Sensacional! ><

Mas então, heresia é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. A palavra pode referir-se também a qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, ou outros. A quem funda uma heresia dá-se o nome de heresiarca.

Seitas consideradas heréticas dentro do Cristianismo (Dá-lhe Wiki)


Isso é o básico né minha gente. Vamos voltar pro lado mais Omtouche da vida. Vocês conhecem Aleister Crowley? Ele é tipo o maior ocultista do século XX... Suas explorações no campo das drogas e do sexo são enfatizadas em demasia por quase todas as pessoas que se põe a falar sobre ele. 


     O protestantismo vitoriano foi uma das manifestações mais repressoras de que já se teve notícia e Crowley, juntamente com alguns artistas de vanguarda de sua época teve a ousadia de se colocar contra todo esse sistema de valores e criar um sistema próprio, que por pior que fosse era melhor do que o sistema estabelecido.
     Crowley nasceu em 1875, filho de um pastor de uma seita fundamentalista protestante, que também era dono de uma fábrica de cerveja. Seu pai morreu cedo, deixando boas lembranças no menino, mas sua mãe, segundo ele, era uma "estúpida criatura", e as brigas da adolescência logo fizeram com que sua mãe o chamasse de "Besta", apelido que adotou posteriormente e que lhe trouxe boa parte da fama.

     Na escola se mostrou brilhante e obediente, até que foi culpado injustamente de um pequeno delito e foi posto de castigo, a pão e água, o que piorou sua já fraca saúde (tempos depois lhe receitariam heroína para a asma, substância que usou até os 72 anos de idade, quando morreu de parada cardíaca). Crowley nunca esqueceu desse tratamento, e desde menino começou a achar que havia algo de errado com o "senso comum" da época. Decidiu ser um homem santo, e cometer o maior pecado, como em uma lenda dos Plymouth Brothers (culto de seu pai) que afirmava que o maior santo cometeria o maior pecado. (amo de coração essa idéia). - Mas isso é só um décimo da história dele... Querem heresia melhor exemplificada?

De "estilo" nós temos quase como ele o Anton LaVey... Mas esse é mais pesado.

A heresia sempre foi um ótimo bode expiatório para a sociedade, desde a inquisição e cruzadas. Mas meu exemplo predileto foi o caso do Massacre de Columbine, onde dois garotos atiraram por toda universidade e depois se mataram. Existem relatos que no armário de um dos garotos foi encontrado um dos cds do Marilyn Manson (que já participou da Igreja Do Satã de LaVey). Isso gerou uma comoção por parte dos religiosos e revoltados com o caso nos EUA, criando até discursos públicos sobre ele e o mal que representava. Em um depoimento para o documentário Tiros em Columbine do Michael Moore, ele mostra o lado do "injustamente acusado" (essa parte é sensacional).

Dicas:
  •  O rpg "Massacre em Columbine"! Preciso explicar mais algo? Baixe e jogue se você não tiver choques na sua consciência.
  • A banda "Beta Satan", que nem é satânica.
  • O Filme "O Ultimo Exorcismo" que será lançado em setembro aqui no Brasil.




2 comentários:

  1. UUl, adorei o post! Bem multi.
    Primeiro, engraçado o fato de existir o "manual" Como Identificar Uma Heresia, que inclusive é muito técnico e claro. Parabéns a quem escreveu.

    Segundo, quanto coisa considerada heresia! Nunca vi tanto "ismo". Só faltou socialismo e dadaísmo ali.

    Terceiro, Crowley e LaVey sabem o que é uma heresia, só queria mais detalhes das "explorações no campo das drogas e sexo"

    P.S. Adorei os links, quero jogar massacre em Columbine hj!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post.Geralmente não tenho paciência pra ler posts muito grandes mas esse assunto me envolveu!Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir