terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como se portar na internet: Parte 2 - Twitter



Continuando nossa série de comportamento na internet, hoje atendendo aos inúmeros (1 - Obrigado BOB.) pedidos nos comentários do post anterior falarei sobre Twitter.

Como sempre estarei falando da minha opinião, mas tentando ser o mais imparcial possível. Então se você não concordar com o que eu disser aqui, simplesmente viva sua vida. Outra coisa: usarei termos em inglês que são usados no próprio site e já para começar, se você tem algum problema em entender eles, nem crie sua conta.

O Twitter já é a modinha da galëre. Mas quem usa há mais de 1 ano sabe que essa "invasão" levou um público para o site que nem sempre é agradável a todos. Então vou falar de alguns comportamentos no twitter que não devem ser feitos, buscando uma boa convivência com seus followers e followings.
__________________________________________________________________

1 - Faça um nick fácil de lembrar e digitar.
Se seu nick for cheio de pontos e 'underlines', misturar números e letras, as pessoas podem ter dificuldade em lembrar ou digitá-lo. O que pode levar a erros e a mention não chegar a quem deveria.
2 - Não faça flood na timeline dos outros.
As pessoas não seguem só você, então não fique mandando mil mensagens de uma vez. Isso vai encher a timeline dos outros e vai ficar difícil de ler outras pessoas que eles seguem. Geralmente isso te faz perder followers.
3 - Não use scripts ou sites que façam seus followers aumentarem.
Sério, isso é a maior estupidez que alguém pode fazer. Pra que você vai querer isso? Além do mais a maioria desses sites de aumentar followers fica mandando mensagens automáticas por você. Isso é ridículo!
4 - Escreva certo.
Simples assim. Erros de digitação podem acontecer. E você também não é obrigado a conhecer todas as palavras do mundo, mas procure escrever corretamente. Caso erre, sinta-se à vontade para apagar o tweet e escrever outro corretamente. Caso o erro não atrapalhe na interpretação do tweet pode deixar.
5 - Não fique corrigindo os tweets dos outros.
Você também erra. Mantenha contato com as pessoas para falar de coisas interessantes e não para tentar mostrar que você é superior ou algo assim. Se a você tiver uma certa intimidade com a pessoa você pode alertá-la em casos de erros graves.
6 - Evite escrever uma história em vários tweets.
O Twitter só fornece espaço para 140 caracteres por uma razão. Use isso. Caso seja necessário, você pode escrever mais de um tweet sobre um assunto, mas deixe claro que vai continuar e não faça isso constantemente. Caso queira escrever textos grandes, crie um blog ou algo assim e coloque o link lá.
7 - Evite dar muitos RTs de promoções.
Existem muitas promoções que exigem RT no Twitter. Evite ficar dando muito RT nelas. Nem sempre o prêmio da promoção interessa a todo mundo e você está escrevendo para várias pessoas diferentes.
8 - Não dê RT em tudo que uma pessoa diz.
Isso é muito irritante. Tem gente que parece que só entra no Twitter para dar RT em outros perfis. Se eu quiser seguir ele eu sigo, se eu não sigo é porque não me interesso em ler o que ele escreve. Se você achou legal algo que alguém escreveu, dê RT, se você acha legal muita coisa ou tudo, guarde para você.
9 - Só retweet algo caso você ache importante dizer para os seus followers.
O RT é algo muito importante, por isso bato tanto nessa tecla. É algo que uma pessoa que eu não sigo disse que aparece na minha timeline. Você não precisa retweetar tudo. Ex: "Retweet se você está respirando." Por favor né?!
10 - Evite o TMI. (Too Much Information, "Informação demais" em inglês)
Você não precisa tweetar "Estou com fome" sempre que estiver com fome. Também não precisa tweetar suas idas ao banheiro, sua vida sexual ou qualquer coisa que não seja do interesse de quem te segue. Lembre-se que qualquer um pode ler seus tweets. Isso é só uma recomendação, mas você até pode fazer. Mas evite exageros em tudo.
11 - Se você não entra no Twitter frequentemente, não deixe que percebam isso.
Não chegue lendo as coisas e querendo saber de tudo. Pesquise, leia a parte da sua timeline de quando você não estava. Não incomode as pessoas para saber o porquê de um tweet ou reply que não tenha a ver com você. Se você não pode entrar sempre no twitter, haja assim, não fique querendo compensar o tempo que está fora.
12 - Não fique comentando, dando RT ou reply para cada tweet de um famoso.
Provavelmente essa pessoa, por ser famosa, tem muitos followers e por mais que consiga administrar o tanto de mentions que recebe é possível que nem veja o seu tweet. Também saiba que essa pessoa não é sua amiga, ela nem sabe que você existe, não cobre atenção de quem não te conhece.
13 - Não tome crétitos por um tweet que não seja seu.
Plagiar tweets é muito comum, principalmente de famosos. Não torne isso um hábito seu. Sempre que for falar algo que você leu, escreva de quem leu. Ex: "blá blá blá blá. (via @alguem)".
14 - Conheça os termos usados por usuários do Twitter.
Vários termos eu já usei aqui, mas você deve conhecer o máximo de termos possível. Saiba o que é timeline, mention, reply, RT, DM, Trending Topics (TT) e etc. Pergunte para alguém que saiba fora do Twitter.
15 - Conheça o site.
Saiba como trocar sua foto e background. Saiba como ver suas mentions, DMs e RTs. Saiba como proteger seus tweets caso não queira que qualquer um leia e etc.
16 - Entenda a dinâmica do Trending Topics.
Não é só porque alguém que você gosta pediu para colocar alguma coisa no TT que você deve fazer isso, tenha seus próprios pensamentos. Você pode ajudar uma boa causa colocando alguma coisa nos Trending Topics ou perder seu tempo com algo extremamente inútil.
17 - Saiba abreviar seus tweets.
Use bem os 140 caracteres. Você não precisa usar todos sempre. Também não precisa tweetar uma frase de 4 palavras por vez. Se algo não couber no tweet, edite, procure sinônimos e abrevie palavras. Mas cuidado na abreviação, o tweet tem que ficar legível para qualquer um que leia. Códigos não são abreviações.
18 - Não troque sua foto com muita frequência.
Muitas pessoas (como eu) seguem bastante pessoas e diferenciam umas das outras pela foto. Se você troca muito rápido, fica difícil distinguir. De preferência avise que trocou de foto para a pessoa ver bem a nova e saber qual é quando a timeline estiver cheia.
19 - Mantenha seus problemas pessoais no modo privado.
Brigas por tweets são comuns, mas é como ver pessoas brigando na rua. Elas tem seu motivo, mas é feio mesmo assim. Evite isso.
20 - Procure não se meter em conversas/brigas dos outros.
Só se meta se você tiver 'permissão' para isso. Sendo a discussão pessoal ou não, se você não tiver uma certa liberdade com quem estiver discutindo, você estará se intrometendo. Evite isso também.
__________________________________________________________________

Acho que é isso, esse post ficou maior que o normal, mas espero ter passado algo útil. Acha que faltou alguma coisa? Sinta-se à vontade para discordar, concordar, opinar ou me xingar nos comentários.
TWEET e RETWEET esse post. ;]
O post da semana que vem será nesse estilo, você também pode comentar com uma sugestão de tema para eu falar. Lembrando que tem que ser relacionado com internet.

3 comentários:

  1. Aêê! Post REALMENTE útil esse.
    O twitter tem se orkutizado ultimamente por causa de pessoas que não sabem dessas dicas.

    Tweet e retweet esse post 2

    ResponderExcluir
  2. Aeee, vou aproveitar algumas das dicas...
    O twitter só tem um problema: é em ingles. Mas nesse caso o problema sou eu.

    ResponderExcluir
  3. COmo visualizo as @mentions antigas do twitter? tem limite?

    ResponderExcluir