quinta-feira, 7 de outubro de 2010

:O Mau



Rangda é uma entidade do folclore de Bali que concretiza tudo que é mau. É a rainha Demônio, vista como uma feiticeira poderosa. Agindo sempre nas entrelinhas, a comedora de crianças Rangda comanda um exército de bruxas más contra o rei das forças do Bem - Barong. Ela é representada como uma mulher velha e nuca, cabelos bizarros no formato e brancos, peitos pendurados e garras bem vistosas. Seu rosto tem presas a mostra, olhos feios e uma grande língua horrenda. No seu ciclo, sempre ela aparece, trava uma guerra gigante contra barong e as forças do bem, perde, morre, mas volta, pois é basicamente um dever a cumprir. As cores associadas a ela são Branco, Vermelho e Preto, e seu nome significa "viúva". As vezes é invocada como protetora, apesar de tudo. E sua imagem é associada a Kali, a deusa mãe da destruição do hinduísmo; assim como há uma história de Bali onde uma Rainha que foi exilada pelo rei resolveu se vingar matando metade do reino com uma praga.


Izanami (イザナミ significando "Ela que convida") é uma deusa tanto da criação como da morte, e também esposa e irmã de Izanagi, com encargos de criar os deuses inferiores e o homem. Eles formavam um casal, que geravam todos os outros kamis (deuses) do mundo, mas quando chega a vez dos kamis do fogo, eles se tornam tão ardentes que matam Izanami. Ela, prometendo retornar, diz que vai para o Submundo e diz para Izanagi que lá ele não poderia ir, tendo de esperar. Izanagi espera, mas depois de muito tempo resolve quebrar a promessa e vai atrás de Izanami. Chegando no Submundo, vê ela dando luz a vários demônios, enquanto é comida por larvas. Ela, percebendo a audácia de seu marido, manda os demônios o perseguirem. Fugindo dos demônios, Izanagi pega o seu pente de ossos que usa para prender o cabelo e o quebra, jogando seus pedaços no chão. Os demônios, famintos, devoram os brotos de bambu que surgiram do pente. Izanagi foge dos demônios, e rolando uma pedra enorme, os prende no Submundo. Izanagi fica furioso por Izanami lhe trair, e usa os poderes do sol para destruir todos os demônios.
Izanami e Izanagi
Arimã, Arimane, Angra Mainyu ou Ahriman (alt: Aŋra Mainiuu) para os seguidores do zoroastrismo, é o nome do senhor das trevas. Em oposição a seu irmão, Aúra-Masda (ou Ahura Mazda), Arimã deseja levar os homens à devassidão e corrupção. Ele é o senhor das trevas que cegam os homens que buscam a verdadeira visão - seus métodos são vis e enganadores, ele corrompe os homens com desejos que os desviam da "trilha verdadeira". Ele é o senhor de todos os Devas (deuses malignos), e os utiliza em todos os seus propósitos malignos. Representado por uma criatura humanoide e negra, Ahrimá, Arimá ou Arimane era temido por todos os Devas, especialmente por seu semblante sinistro. Ele trajava uma armadura completa, mas de suas ombreiras saiam serpentes vivas que envenenavam todos aqueles que procuravam pela pureza.
E agora, meu predileto: Lúcifer.

Lúcifer (do latim Lux fero, portador da Luz, em hebraico, Heilel Ben-Shahar [Helel], הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, Heosphoros) significa o que leva a luz, representando a estrela da manhã, o planeta Vênus, que é visível antes do alvorecer. A designação descritiva de Isaías 14:4, 12, provém duma raiz que significa "brilhar" (Jó 29:3), e aplicava-se a uma metáfora aplicada aos excessos de um "rei de Babilônia", não a uma entidade em si, como afirma o pesquisador iconográfico Luther Link, "Isaías não estava falando do Diabo.Usando imagens possivelmente retiradas de um antigo mito cananeu, Isaías referia-se aos excessos de um ambicioso rei babilônico". A expressão hebraica (heilel ben-shahar) é traduzida como "o que brilha".
Mas alguns argumentam que Lúcifer seja Satanás e por isso, também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins (Ez 28.14). Assim, muitos nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai'tan, Adversário).

Segundo a Igreja católica, Lúcifer era o mais forte e o mais belo de todos os Querubins. Então, Deus lhe deu uma posição de destaque entre todos os seus auxiliares. Segundo a mesma, ele se tornou orgulhoso de seu poder, que não aceitava servir a uma criação de Deus, "O Homem", e revoltou-se contra Deus. O Arcanjo Miguel liderou as hostes de Deus na luta contra Lúcifer e suas legiões de anjos revoltosos; já os anjos leais a Deus o derrotaram e o expulsaram do céu, juntamente com seus seguidores. Desde então, o mundo vive esta guerra eterna entre Deus e o Diabo; de seu lado Lúcifer e suas legiões tentam corromper o homem; do outro lado Deus, os anjos, arcanjos, querubins e Santos travam batalhas diárias contra as forças de Lúcifer.
Existe uma contradição sobre o real significado de Lúcifer, e mesmo o fato dele não realmente ser Satã (e essa confusão ter surgido de um trecho de Isaías), e muito mais. Rolam até uns lances sobre uma dualidade necessária existente no ser humanos representada por Deus e o Diabo e talz. Mas pra ser gongado da festa, boa pessoa não era.
Na "Divina Comédia", Lúcifer mora no Nono círculo do inferno, na principal esfera lá. Eu avisei que o bichinho não presta :3.
Falando em 9 círculos do inferno, saiba que quando vocês morrerem, pecadores como eu, existem seções de votações diferentes de acordo com o grupo que você pertence:

Primeiro Círculo, o Limbo(Virtuosos Pagãos): Não-condenados, mortos antes de Cristo e não-batizados.

Segundo Círculo, Vale dos Ventos(Luxúria): Os luxuriosos sofrem, são atormentados e arrebatados por um furacão que não para nunca, arrastando os espíritos com violência, atormentando-os, ferindo-os, rolando-os, em vida, eles eram levados por suas paixões, que os arrastavam como o vento que os arrasta no inferno.

Terceiro Círculo, Lago de Lama(Gula): Aqui estão os Gulosos. Atolados na lama e atormentados por uma tempestade fortíssima de granizo,gelo,neve e torrões de água suja,que caiam sem parar. O prazer solitário da gula é ampliado no inferno, onde estes estão solitários na lama, sem falar com seus vizinhos.

Quarto Círculo, Colinas de Rochas(Ganância): Aqui estão os Pródigos e Avarentos. Suas riquezas materiais se transformaram em grandes pesos de barras e moedas de ouro que um grupo deve empurrar contra o outro e também trocarem-se injúrias, pois suas atitudes em relação à riqueza foram opostas.

Quinto Círculo, Rio Estige/Styx(Ira): Aqui ficam amontoados os acusados de ira, estão juntos com seus semelhantes que se batem e se torturam.

Sexto círculo, Cidade de Dite/Dis(Heresia): A Cidade de Dite serve de divisão entre os pecados cometidos sem intenção (culpa) e os pecados cometidos conscientemente (dolo). É cercada por fogo, fossos profundos e por muralhas de ferro, sobre as portas da cidade estão mais de mil anjos caídos.

Sétimo círculo, Vale do Flegetonte(Violência): No fim do sexto círculo há um alto precipício circular (de onde vem um terrível cheiro) que leva ao sétimo círculo, onde estão os violentos, que distribuem-se por três vales que prendem os suicidas, os tiranos e assassinos.

Oitavo círculo, o Maleboge(Fraude): Este círculo chama-se Malebolge, é todo em pedra e da cor do ferro, assim como a muralha que o cerca. Aqui estão os fraudulentos.

Nono Círculo, lago Cocite(Traição). Aqui fica só a galera do bem: Judas, Brutos Cassio e Lúcifer.



2 comentários:

  1. Eu sempre tive um fascínio pela história dos circulos do inferno. Não por ser satanista, mas por cavaleiros do Zodíaco. Confessei.

    Bom post.
    Ou melhor, mau post. ^^

    ResponderExcluir
  2. Um dos seus posts que mais prendeu minha atenção. Adora essas histórias "macabras". E não conhecia 2 delas.

    ResponderExcluir