quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Atração interpessoal e despedida










Amizades e relacionamentos próximos são os principais motivos que as pessoas dão para a felicidade, e mesmo em situações casuais, as pessoas querem ser "Gostadas".
As causas citadas pela psicologia social são:
1- Efeito da proximidade: Quanto mais vemos a pessoa, mais provavelmente gostaremos dela
2- Semelhança e similaridade: quando pessoas são parecidas conosco, temos nossa auto-estima validada além da percepção da auto-valia. Esse lance de "Os opostos se atraem" é BULLSHIT, isso é uma minoria.
3- Simpatia recíproca: A crença que o outro gosta de nós é um dos fatores mais fortes para a atratividade física. E quando acreditamos que alguém gosta de nós, passamos a agir mais fortemente pra isso (profecia auto-realizadora). É interessante dizer que pessoas com baixa auto-estima se aproximam mais daqueles que os criticam.


Quanto a atratividade física: Ambos sexos a valorizam, mas a diferença se relacionam mais com a atitude do que com o comportamento
Quando a mídia nos bombardeia com imagens de pessoas "atratentes", nos fazem: associar beleza com padrões morais (o bom é bonito, o feio é mau), acreditar que atratividade se relaciona com traços positivos, desenvolver padrões de beleza e ainda nos faz achar que são culturais!


Os padrões de beleza ocidentais são
Para homens: Queixo grande e proeminente, sobrancelhas grossas
para Mulheres: Nariz e queixo pequenos e estreitos, sobrancelhas altas.
Ambos: Olhos e sorrisos grandes.

O amor é estruturado em um triângulo de intimidade, comprometimento e paixão. Quando só duas das pontas são atendidas, temos tipos leves de amor (companheiro, romântico e factual).

Despedida



Eu não sou daqui também marinheiro
Mas eu venho de longe
E ainda do lado de trás da terra além da missão comprida
Vim só dar despedida
Filho de sol poente
Quando teima em passear
desce de sal nos olhos doente da falta de voltar
Filho de sol poente
Quando teima em passear
desce de sal nos olhos doente da falta que sente do mar
Vim só dar despedida
Foi ótimo postar aqui, expor minhas idéias, tentar jogar novos ângulos pra galera que lê o post, não cair na onda de compor um poema, ter um layout com minha cara e talz... Obrigado pra geral.
Esse ano eu vi muito filme bom (Scott Pilgrim vs. The World, 500 dias com ela, Black Swan, A Servian Movie, re-assisti the rocky horror show e pink flamingos...) e talz. Muita coisa que aconselho, sério.
Também ouvi muita coisa boa, mesmo tendo perdido mais da metade dos albuns do meu HD (natalie portman's shaved head, o amnesiac do radiohead, sleep party people, sex bob-omb,Hiawata! e tudo mais...)
Fiz um quilo de amizades, ainda não contabilizei quais sobreviveram ao fim do ano... Participei de muitas bizarrices também, além de prestar suporte aos amigos, que é sempre cool.


Meus dias aqui foram bons e eu escolhi que acabassem.
Tudo que é seu um dia será seu dono. Você só será livre quando perder tudo. A melhor forma de você fugir da vida é apenas observando-a. Existe um monte de coisas que não queremos saber sobre as pessoas que amamos. Quando não sabemos quem odiar, odiamos a nós mesmos. A pessoa que te ama e a pessoa que você ama nunca são as mesmas. Seu nascimento foi um erro, e você passará o resto da vida tentando corrigir isso. [chuck palahniuk]
Sua percepção está toda fodida.
Beijos.


2 comentários:

  1. A segunda parte do post foi uma despedida à sua cara.
    Obrigado pelo tempo dedicado ao blog.
    Sucesso no caminho literário.
    See ya!

    ResponderExcluir
  2. Essa última parte me fez pensar muito!
    Obrigada pelo tempo que ficou, seus post's sempre foram interessantes.
    Espero ao menos que possa ler seu livro um dia.

    ResponderExcluir