sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A lenda de Zelda










É pessoal, #vouconfessarque tem sido bem difícil pensar num post legal toda semana. Com tantas coisas pra fazer, é difícil parar uma vez por semana pra escrever. Logo eu, que sonho em ser jornalista? Então resolvi (ousar e) me desafiar a escrever sobre aquilo que mais entendo e gosto. Não é segredo pra ninguém que eu amo videogame e inclusive tive a pretensão de ser jornalista pra unir o útil ao agradável: ser jornalista de games. E nesses últimos dias, talvez pra me livrar da depressão(ou talvez pra me afundar mais nela) tenho jogado demais. E notei uma coisa: acho que nunca escrevi sobre games. Como assim!? Logo eu? Então hoje vou falar sobre uma série que é uma das minhas 2 mais queridas no mundo dos games: The legend of Zelda.

O logo do jogo original de 1987



Criada em 1987 pelo gênio designer Shigeru Miyamoto(O CARA que criou simplesmente o Mário, você sabe qual Mário), a série é com toda a certeza a segunda favorita dos amantes da Nintendo(depois do próprio Mário, é claro) e uma das mais aclamadas no mundo dos games. De 1987 pra cá já foram lançados 16 títulos da série principal(embora hajam controvérsias na contagem por causa de inúmeros relançamentos e spin-offs), para 9 plataformas diferentes, todas da Nintendo, já que a série é exclusiva da marca. O nome Zelda também apareceu num antido console da Philips chamado CD-i, mas os ridículos jogos não são aceitos pelos fãs por não terem sido desenvolvidos pela Nintendo.

A link to the past, única versão da série no Super Nintendo, considerado o melhor da série em 2D.

O criador de Zelda diz ter tido a primeira ideia sobre como seria o game em um de seus passeios pelo já famoso jardim de sua casa. Na época, 1987, ele estava pensando sobre o projeto que tinha de desenvolver algum game de ação para o NES(Nintendo Entertainment System, o Nintendinho como é conhecido por aqui). E foi o livre caminhar pelo jardim que deu a ideia à Shigeru Miyamoto de fazer um game de ação com livre movimentaçao pelo cenário, coisa que na época, era privilégio de alguns RPGs. Mas você deve estar se perguntando, afinal de contas, como é Zelda? Basicamente é um jogo de ação com livre movimentaçao pelos cenários e interação com personagens(seja em 2D ou 3D), que conta com exploração, batalhas e puzzles. Tem gente que diz que é um RPG, mas eu discordo. O jogo tem armas e itens que podem ter upgrades, personagens que ficam mais fortes e resistentes, e áreas ou missões que só podem ser acessadas com certos atributos, mas a ausência de levels, e do próprio "role-play" (já que a história é contada de forma linear), não justificam tal rótulo.

Aqui um videozinho pro pessoal ter uma ideia do gameplay das diversas versões

A série é muito aclamada por seu fantástico trabalho de design, tanto de ambientes, fases, itens, armas, personagens e inimigos. Design é seu trunfo. E também por sua jogabilidade, principalmente nas versões 3D por ser intuitiva e de uma curva de aprendizado equilibrada. Mas o que faz mesmo(na opinião de muitos) a série ter muitos fãs são suas narrativas. São histórias belas em sua simplicidade, bem fantasiosas, com aventura e coisas mágicas, que conseguem agradar sem apelar para a violência, o multi-relismo técnico ou o sexo. Basicamente, em todo Zelda, você encarna um garotinho comum de um vilarejo qualquer( QUE SE CHAMA LINK, E NÃO ZELDA como a maioria das pessoas pensam. Zelda é a princesa a ser salva no jogo). Aprenda e participe da comunidade no orkut.
Então, esse garoto de repente é chamado por algum ser mágico poderoso unipotente pra resgatar ou salvar alguém(geralmente a princesa Zelda, mas em alguns jogos pode ser um oráculo, a sua irmã ou mesmo o nosso mundo), e você é o escolhido pra realizar tal missão. Mas para isso você precisará de um (ou vários) item(s) em algum lugar pra realizar a missão, o que não foge muito do que @omtouche denunciou no penultimo Haute Couture. Inclusive um desses itens é o simbolo principal da série, a triforce, e é a única coisa que eu ja tive vontade de tatuar no corpo. Os triângulos amarelos representam a união dos três Deuses que criaram aquele mundo e simbolizam coragem, força e sabedoria, e reuni-los geralmente é o que o vilâo sempre quer, pra poder dominar o mundo.



E é aí que a missão começa. Você deve sair por aí conversando com personagens, matando monstros, juntando itens, resolvendo enigmas, explorando, conhecendo e se impressionando com os locais e com quem vive neles, pra no fim, chegar fortão, equipado e motivado ao covil do vilão(na maioria dos casos, Ganondorf, o principal vilão da série, e quem mais tentou se apoderar da triforce), derrotá-lo, e salvar quem estiver em perigo, o que sempre dá um tom de romantismo e emoção aos fins de jogo. E terminar um jogo da série Zelda é sinônimo de lágrimas nos olhos, seja por não acreditar que conseguiu passar pelo apocalipse final, ou por ser um chorão como eu mesmo. ^^


Ocarina of Time, o clássico dos clássicos da série. Do Nintendo 64, considerado o melhor 3D da série.

A série de títulos Zelda originais divididos por console:
-NES:
-The legend of Zelda - 1987
-Zelda II: The adventure of Link - 1988

-Super Nintendo:
-The legend of Zelda: A link to the past - 1992

-Nintendo 64:
-The legend of Zelda: Ocarina of time - 1998
-The legend of Zelda: Majora's mask - 2000

-Gamecube:
-The legend of Zelda: Wind waker - 2003
-The legend of Zelda: Four swords - 2004
-The legend of Zelda: Twilight princess - 2006

-Wii:
-The legend of Zelda: Twilight princess - 2006

-Game Boy:
-The legend of Zelda: Links's awakening - 1993

-Game Boy Color:
-The legend of Zelda: Link's awakening DX - 1998
-The legend of Zelda: Oracle of seasons - 2001
-The legend of Zelda: Oracle of ages - 2001

-Game Boy Advance:
-The legend of Zelda: A link to the past/Four swords - 2002
-The legend of Zelda: The minish cap - 2005

-Nintendo DS:
-The legend of Zelda: Phantom hourglass - 2007
-The legend of Zelda: Spirit tracks - 2009

Muitos desses games estão disponíveis pra download no Virtual Console do Wii, e também foram relançados, como no Gamecube e no Game Boy Advance. Vale a pena pesquisar, pois é bom demais!
Então, se você ficou com vontade de jogar, assim como eu, consegui o que eu queria.
See ya!!

2 comentários:

  1. Quase Chorei! Lembrei eu zerando Ocarine Of time!

    ResponderExcluir
  2. Eu joguei Zelda(Majora's mask) hoje, pela primeira vez. É legal, mas eu não me entendo muito bem com jogos em que é preciso decorar caminhos e esses tipos de coisa, além de que meu maior problema, é não entender inglês. Mas eu tento de novo.
    Muito bem môo.

    ResponderExcluir