sábado, 12 de março de 2011

Encontro de Gerações!


Sábado, 12 de março de 2011, dia de mais uma postagem do ANTENADO, beleza galera?

É isso aê, essa semana foi marcada por vários acontecimentos, alguns deles foram: O desfecho do Carnaval 2011, o dia internacional da Mulher, e outro bastante marcante foi o intenso fenômeno natural que atingiu o Japão.


Mas não é sobre isso que irei falar hoje, e sim sobre a Adolescência. Isso mesmo, sobre a Adolescência, sei que esse assunto é bastante complicado e abrange várias coisas, mas espero que gostem.

Bom, resolvi escrever sobre esse tema devido estar fazendo uma pesquisa sobre isso na faculdade, e ter me interessado bastante pelo assunto. Minha pesquisa é mais especificamente sobre: A adolescência nas diferentes gerações, to tentando me aprofundar mais no assunto, já descobri tantas coisas interessantes que não sabia, e outras que sabia, mas só não tinha certeza.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, adolescente é aquele que está entre os 12 e 18 anos, a Organização Mundial da Saúde já diz que adolescente é aquele que está entre os 10 e 20 anos.

A adolescência não é marcada apenas por alterações físicas, mas também por alterações psíquicas, sociais, e de acordo com o tempo vão aprimorando cada uma dessas alterações, dependendo da época e da cultura em que estejam encaixados.

Pra entender sobre o que eu estou falando, vamos primeiro ver quais eram as ‘gerações’ que existiam antes da nossa, á bastante tempo atrás:

Geração Paz e Amor;

Geração Coca – Cola;

Geração Xuxa;

Geração Saúde;

Geração Baby Boomers.



Agora vamos tentar entender uma coisa: Como definir a geração de adolescentes de hoje?

Eu realmente não sabia, até ler alguns textos. Segundo uma pesquisa realizada, a melhor expressão a ser usada para nomear essa geração seria: consumistas, individualistas e comodismo. Realmente esses termos se encaixam bastante na nossa realidade, você consegue imaginar como vai ser chamada a geração daqui a uns 30 anos? Eu prefiro nem imaginar, kkkkk!

Pois é, ser jovem é muito bom, mas será que você está aproveitando essa juventude como deveria? O que tem feito? Está trabalhando? Estudando? Ou apenas curtindo a vida sem pensar nas conseqüências?

Só não se esqueça de uma coisa, a juventude passa rápido, não se prenda apenas ao presente, porque o futuro vem logo depois, e você tem que ta preparado pra ele.

Foram várias as diferenças que encontrei ao entrevistar pessoas de diferentes gerações a respeito de sua adolescência, algumas delas foram sobre:

Drogas;

Sexo;

Música;

Religião;

Política;

Educação.

Nas gerações passadas as Drogas não tinham muito espaço nas vidas das pessoas devido ao fato de ser tudo muito escondido, tudo muito ‘por debaixo dos panos’. Diferente de hoje que todo mundo sabe que existe, todo mundo sabe que não faz bem, e mesmo assim, a incidência de drogas só cresce a cada dia.

No sexo também era bem diferente dos dias de hoje, a camisinha era usada mais por conta do perigo de se engravidar, não tinha tantos perigos como existem hoje. Hoje a camisinha é usada não apenas contra a gravidez, mas sim também por conta das possíveis doenças que as pessoas podem adquirir ao transar sem camisinha. O sexo antes era muita curiosidade e pouca prática, hoje como todo mundo já sabe de tudo, é muita prática e menos curiosidade.

Na música são claras as diferenças, antigamente as músicas eram mais de cunho significativo, as pessoas escutavam muito MPB, devido às bonitas melodias e significativas letras. Hoje a cultura americana entrou com tudo nessa geração, cada um tem seu estilo musical, seja ele rock, pop, eletrônico, funk, hip hop ou até mesmo forró.

Na Religião também encontrei algumas diferenças, antes ou você era católico ou você era protestante, e não acreditar em nada era uma coisa absurda. Hoje você é livre para escolher o que quer seguir, e não tem tanta cobrança como se tinha antigamente.

Na política também existem diferenças, como por exemplo, antes existiam grupos de jovens que se uniam para ir atrás dos seus direitos, como o movimento das ‘Diretas Já’, em que os jovens lutavam por um país democrático, em que eles pudessem eleger seus governantes. Bem diferente de hoje, em que muitos jovens só votam porque o voto é obrigatório, muitos não estão nem ai para quem vai ou não governar o seu país.

Na Educação, os adolescentes das gerações passadas, já tinham em suas mentes que se estudassem e se esforçassem, futuramente teriam um bom emprego, uma boa vida, e muitos não estudavam pela falta de oportunidades que tinham, pois desde muito cedo tinham que sustentar suas casas, realidade bem diferente da que vivemos hoje, hoje só não estuda quem não quer, muitos dos adolescentes não tão nem ai pra escola, pra educação, só querem saber de farra, e a minoria que quer saber de estudar, muitas vezes estudam, conseguem seus objetivos, e sentem falta de uma ajuda por parte das autoridades, de dar mais oportunidade aos jovens.

A adolescência é a fase da vida em que o indivíduo é criança em seus jogos, brincadeiras, e é adulto com seu corpo, com seus novos sentimentos e suas expectativas de futuro.


“Seja adolescente, e não deixe que sua imaturidade transforme-o num adulto precoce”
.

E você o que quer pra adolescência das próximas gerações?

Curte aê: ( Comida - Titãs )

Té a Próxima!


3 comentários:

  1. Put's ,otimo post,as diferenças citadas a cima sao bem claras.Muito bom,continue assim.

    ResponderExcluir
  2. A atual geração é a chamada "Geração Y", que além das coisas ruins que você citou ali, também tem suas qualidades, como o alto dinamismo e a facilidade de adaptação às novas tecnologias ^^

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo tema, mas cuidado com o português. Um exemplo é essa frase: " á bastante tempo atrás". Fica a dica.

    ResponderExcluir