sexta-feira, 4 de março de 2011

O tambor dos trolls









Trolls, na mitologia nórdica, no folclore escandinavo, e nos épicos medievais, são monstrengos humanóides não muito inteligentes, fedorentos, sujos e feios, parecidos com os ogros ou orcs, só que imensos, e que vivem em cavernas suas vidas de forma grosseira e rudimentar.
Quando penso em trolls, me vem logo na cabeça a versão Peter Jackson/Tolkien deles, sendo usados como escravos, puxando correntes e tocando aqueles tambores enormes, anunciando guerras e causando terror... Ah, que nostalgia.

O rosto lindo de um troll

Mas os trolls dos quais eu quero falar hoje são outros. Eles também são grosseiros, talvez também vivam em "cavernas" e adoram declarar guerras também. Me refiro aos trolls da internet, que recheiam redes sociais, fóruns e blogs por aí. Trata-se de pessoas (ou grupos de pessoas) que entram nessas redes e fóruns SOMENTE para desestabilizar discussões(não importa o tema), provocar e irritar as pessoas que ali estão. Assim, a discussão sai do tema em que devia estar, o nível baixa, e continua fora de controle enquanto o Troll tiver paciência.
Todo mundo já topou alguma vez com um troll na vida, e aqui mesmo nesse blog eles já deram as caras.

A já conhecida Troll Face - Sinônimo de trollagem por perto.

Eles tem vários tipos: os que querem só causar discussões entre diferentes pontos de vista(as chamadas flame wars), os que só xingam e difamam, e tem também os intelectuais, os que falam só para (tentar) ridicularizar a inteligência e a escolaridade alheia, demonstrando todo seu português correto, seus diplomas e seus discursos de wikipédia.
São diversas as causas que levam uma pessoa a se comportar como um troll na internet. Na maioria das vezes é por ociosidade mesmo, mas fazer isso num momento de ociosidade vem de um processo na maioria das vezes de auto afirmação, de um sujeito que provavelmente tem algum traço de personalidade mal resolvido, algum trauma, ou fracassos sucessivos.
E como se comportar ao encontrar um troll?


A melhor maneira de lidar com um troll é seguindo o protocolo mundial don't feed the troll (não alimente o troll). Não alimentar a discussão do troll. Ignorá-lo.
Não responder às suas ofensas, não se irritar, não entrar na discussão que ele causa, ou até mesmo (sempre educadamente) mostrar a ele que ele está trollando. É bom também(quando se tem poder para isso), excluir as mensagens deles das discussões, ou em casos extremos expulsá-los dos fóruns. É sempre bom investigar IPs também e denunciar às autoridades mais competentes na arte da punição.

Portanto, se você estiver navegando na net por aí, não se assuste, não se irrite, e não desista de tentar ter uma vida tranquila, ao escutar o tambor dos trolls.

P.S. Sim, e daí?

3 comentários:

  1. Eu não entendia direito essa história de troll, só sabia que eram feios e do mal por causa do filme Xuxa e os duendes. kkkkk
    Agora eu sei o que é trollar. Valew mô!

    ResponderExcluir
  2. Eu também não entendia exatamente o que era troll. Ouvia as pessoas dizerem que fulano está trollando e ficava boiando.
    Agora já sei!
    Bom post, David.

    ResponderExcluir
  3. Cadê os seus posts? tá perdendo um leitor cara, que até entao gosta muito do que você escreve.

    ResponderExcluir