sexta-feira, 18 de março de 2011

Tech: no logic?



Olá pessoal!
Como devem estar percebendo, essa seção vem sendo publicada sexta sim, sexta não. Eu não faço isso de propósito, é que meus dias de "férias" foram bem movimentados. Eu disse foram, por que já acabaram. Segunda-feira eu já tenho aula T-T
Mas falando sério, até que foram férias bem legais, onde eu fiz coisas inéditas na minha vida (sem maldade, pessoal), descansei um pouco, e tive acesso à novas tecnologias. E é sobre isso que meu post vai falar.

(O post de hoje tá bem nerd, mas acho que eu deixei acessível)

Para ler o post "no clima", escute:
Daft Punk - Technologic


Quando as pessoas escutam a palavra tecnologia, logo colocam na mente imagens de computadores, telas de "LED" de alta definição e japoneses de óculos usando celulares modernosos. Não é algo errado. Afinal, são imagens que as grandes mídias nos empurram como sinônimo de tecnologia. Mas você já parou pra pensar no sentido da palavra e no impacto que isso tem nas nossas vidas?

Segundo o professor P.h.D. em tecnologia , Wikipédia, "Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento"
Explicando em miúdos populares, tecnologia é, basicamente um cruzamento entre ciência e engenharia. Pesquisa e desenvolvimento. Quando você une um conhecimento prévio científico ou técnico (ciência), com o uso de uma ferramenta, técnica,ou material para conseguir algum feito ou efeito (engenharia), você está produzindo tecnologia. Quando você une horas e horas de estudos sobre o efeito de uma pedra jogada em um lago (pesquisa) e joga a pedra no lago (desenvolvimento) você também está produzindo ciência (embora essa já tenha sido produzida faz tempo, kkkk). Entenderam?


Apartir daí, sabemos que tecnologia não tem a ver só com aquilo que falei no início do post, mas tem a ver com... TUDO.
Uma nova TV de LCD com iluminação de LED é uma nova tecnologia, assim como usar balde ao invés de mangueira na lavagem de um pátio visando rapidez e economia também é. Uma impressora a laser que imprime mais rápido é uma nova tecnologia, assim como usar fronhas de algodão ao invés de lã visando menos acúmulo de ácaros também é.
Uma bateria que dura mais e polui menos, um chinelo mais confortável e resistente, um sabão em pó que renda mais e limpe mais, um corte de cabelo mais bonito e prático de se fazer, uma técnica de estudo que ensine mais e dê menos sono, uma feijoada mais saborosa e saudável, uma cantada menos brega e mais eficaz, plantar árvores em uma região desmatada e não aproveitada... Tudo isso é tecnologia.


Só os seres humanos tem essa capacidade tão variada de criar tecnologia (pelo menos no planeta Terra). Então por que não aproveitarmos da melhor forma nosso potencial? Pensemos e ponhamos em prática questões que melhorem não só a nossa vida, mas a vida de todos, e por que nao, a vida do planeta. Se criamos tecnologia pra destruir, por que não pra reconstruir? 
Cada pessoa é boa em alguma coisa, e tem a capacidade de criar o melhor em determinada área. É só descobrir a sua. EU, ainda não sei ao certo em quê eu me encaixo, mas procuro sempre pensar direito (né, Carolmonper?), afinal a questão tecnológica tem lógica.


2 comentários:

  1. ''Quando as pessoas escutam a palavra tecnologia, logo colocam na mente imagens de computadores, telas de "LED" de alta definição e japoneses de óculos usando celulares modernosos'' Verdade eu penso assim, e antes de abrir o post, já imaginava a musica do Daft Punk, e acertei.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca tinha pensado assim em tecnologia. Tudo sendo tecnologia... e é verdade.
    Muito bem @firedavid, o bom de didática e de português.

    ResponderExcluir