sexta-feira, 28 de maio de 2010

De volta, para o futuro




Me perdoem pelo post gigante, é que eu não sei escrever. Depressivo então...

Nesta semana marcada pelo final de Lost, pela nota 10 que o IGN.com deu à Super Mario Galaxy 2, e pelo dia do orgulho nerd comemorado no último dia 25, li três textos inspiradores. No domingo, a seção “Esculhambei os neurônios” da tchuki-tchuki @CarolMonper, horas depois, a participação especial da FláviaGazi na Zine da histórica edição 100 da EGW, e na terça, o “Krap’s Pride” do misterioso @Krap.

Os três textos falavam sobre coisas diferentes como, a vontade que as pessoas tem de voltar ao passado, ou a relação que cosmologia e videogames podem ter, ou o jeito Dr. House “Psicólogo” que muitos de nós tem mania de tentar ser. Mas os três textos traziam no fundo uma mensagem que tem um alfabeto de verdade: TUDO o que vivemos, tendo gostado ou não, tendo sido de propósito ou não, forma a pessoa que somos hoje. E quando digo “vivemos”, cito o viver no sentido de ver, ouvir, sentir, provar, tocar, jogar, fazer, amar, odiar... TUDO nos transformou, transforma, e tranformará. E vice-versa.

Já parou pra pensar nisso? Primeiro pense em você e na personalidade que você tem hoje. Você seria o mesmo se não tivesse passado por aqueles momentos ruins que na época você odiou tanto? Será que até o seu jeito de se vestir teria sido e mesmo se ao invés de assistir Dragon Ball e escutar rock, você assistisse Cocoricó e escutasse sertanejo? Você estaria usando óculos hoje se consumisse um pouquinho mais de vitamina A na infância? Talvez hoje você estivesse mais em forma, se aquele dia você tivesse ido jogar bola, ao invés de ficar assistindo aquele filme. E com toda a certeza, você não se interessaria em ler esse post, se tivesse aceitado aquele bagulhinho que seu primo te ofereceu naquela festinha... Talvez hoje você se ame, mas se voltasse no passado e mudasse QUALQUER COISA, você teria hoje o mesmo jeito de ser?

Para todas as coisas esse conceito vale. E como já é tradição no DESENTENDENDO, pense em diversas formas de arte, e principalmente, nas opiniões das pessoas sobre essas obras. Tudo o que você avalia como sendo bom ou ruim, esteja você falando de música ou filmes, não parte da sua opinião pura e simples, mas sim de todo um ambiente de músicas ou filmes que você já escutou/assistiu antes. Pense, se você durante toda sua vida teve uma opinião muito rígida em relação à escutar somente o que você gosta, provavelmente você não vai curtir algo como Restart. Agora, se você habitava uma casa múltipla, muito movimentada e eclética, talvez você até tenha vontade de se vestir como eles, isso claro, sem levar em conta todas as pessoas que passam por nossa vida, e nos modificam. Ou aquisições, como um PC ou um aparelho de som...

É muito interessante se fazer um resgate histórico toda vez que quiser saber o porque de um gosto. Aí se descobre o tanto que opiniões transformam opiniões. Por que você gosta mais de comédia do que ação? Será que aquele filme, tão dramático, é seu favorito só por que você tava apaixonado quando assistiu? Você não concorda que Lost fez tanto sucesso, alavancou a audiência de outras séries, e popularizou o gênero no Brasil graças à combinação: “passar na Globo” + “Popularização da internet banda larga”? Pense no tipo de livro que você mais curte ler. Agora lembre-se do primeiro livro que você considerou realmente bom. Alguma conclusão? Final Fantasy VII e Zelda: Ocarina of Time: com certeza os mais amados das duas séries, mas, será que seriam tão amados se fossem os segundos e não o primeiros a serem lançados em 3D? Esse blog mesmo não existiria se uma música não ensinasse alguém a não parar de sonhar, se uma tragédia não fizesse alguém não deixar de acreditar, e se umas reprovações não tivessem feito alguém ter tempo de praticar...

Para quase tudo que eu disse aqui você deve ter pensado: “Ah, todo mundo sabe disso! Tudo influencia tudo, não é assim desde o princípio?”, sim, eu queria que você pensasse assim, mas todo DESENTENDENDO deixa algum tipo de lição, então: se você sabe que tudo que você é hoje se deve ao que o cercou no passado, então você deve hoje, agora, se cercar de tudo aquilo que você almeja ou sonha. Se você quer receber amor, doe amor agora. Se quer dinheiro, invista seu dinheiro agora. Cerque-se disso tudo no presente, pra que você possa ter tudo isso de volta, para o futuro.



2 comentários:

  1. "Esse blog mesmo não existiria se uma música não ensinasse alguém a não parar de sonhar"
    Sempre neh.
    Agora uma coisa: tchuki-tchuki?????

    Mas resumindo...o post, ta ótimo, uma conclusão e explicação mais profunda do que eu e Krap tentamos dizer.

    ResponderExcluir