terça-feira, 25 de maio de 2010

Out Of Control


Todo mundo é metido a filósofo/psicólogo e todo mundo acha que consegue ver, perceber e avaliar as coisas que acontecem em volta de vocês. Um exemplo é que quem anda de ônibus, fica observando as pessoas no ônibus e desenvolve uma teoria para o comportamento das pessoas serem do jeito que foi percebido. 
Você percebe que quando as pessoas chegam no ônibus, elas não procuram sentar em assentos que estão do lado de um assento ocupado, procuram um lugar onde os assentos duplos estão vazios e, só depois que não há mais onde procurar, é que começam  se sentar nos lugares com copanhia do lado.
Então você pode pensar: As pessoas não gostam de companhia estranha no ônibus. É um pensamento até óbvio, mas vamos pensar um pouco mais fundo: As pessoas preferem se sentar em lugares sem companhia do lado, pois pensam que pode ser que fiquem sozinhas se o ônibus não encher. Pensando mais profundamente podemos constatar que as pessoas assim, preferem a incerteza de saber se vão sozinhas do que se sentarem perto de alguém que não conhecem. Antecipando o pensamento, pensamos que a pessoa também prefira a incerteza de uma pessoa estranha e socialmente inadequada se sente perto dela.
Você ao ler esse post pode ter se identificado com minha avaliação, pode ter pensado em mais características comportamentais, ou pode até não perceber tanto, ou sequer ter esse tipo de pensamento. Mas o que você não faz, é avaliar seu próprio comportamento. Você acha que está avaliando as pessoas e tentando conhecer o comportamento dos outros, mas só está buscando um modelo para você mesmo.

Você também se comporta como essas pessoas que diz avaliar, por mais que ache que você não é volúvel e influenciável, esse foi só um exemplo, se usar outros aspectos de sua vida você pode perceber que seu comportamento é basicamente variação do comportamento do seu meio.

Para não me alongar no post, vou direto ao ponto agora: Quem está no controle da sua vida? Você pode achar que tem o controle, mas pode estar cometendo um erro grave pensando assim. Também não estou aqui para acusar ninguém de ser uma "Maria-Vai-Com-As-Outras", só quero que você comece a pensar mais no meio que te influencia, ou que você deixa te influenciar, pois ele vai!

Deixo aqui a música que me inspirou a fazer esse post:
Hoobastank - Out Of Control (Clique no nome da música para ver a letra e AQUI para baixar)

4 comentários:

  1. Observo tudo a minha volta detalhes do movimentos de cada pessoa o modo de respirar,sentar, abraçar, e digo, não sou psicóloga e nem tenho pretensões para. A observação um dos outros é necessário. Conversamos sobre isso depois, ok?

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Acho que esse comportamento avaliativo é da própria natureza humana. O ser humano precisa se entender. E a respeito da meio e das influências, todo mundo que aceita uma idéia, música, filme seja lá o que for é vítima dele(a). O que importa é ter pensamento crítico para avaliar as coisas!! [eu acho] hehe

    ResponderExcluir
  3. Pura verdade o conteúdo desse post..
    Me identifiquei em algumas partes: como a de procurar um lugar duplo vazio pra sentar.
    Bom post ^^

    ResponderExcluir
  4. "comece a pensar mais no meio que te influencia, ou que você deixa te influenciar, pois ele vai!"

    É isso, pra mim, o que resume o post.

    O último "Esculhambei" tbm passou essa noção..

    E olha só, para mais sobre o assunto, não perca o proximo "desentendendo"

    ResponderExcluir