terça-feira, 18 de maio de 2010

There's an Elephant in the room. (things we don't say)

 
    Quando conversamos com alguém, sempre deixamos de lado algumas palavras a serem ditas. Não é por esquecer ou por simplesmente não querermos falar, mas em algumas conversas, com algumas pessoas somente deixamos de falar. O ato de não dizer algumas coisas não gera uma simples omissão de palavras, pode gerar uma coisa que na opinião do Krap, é o que afasta cada vez mais as pessoas em suas relações sociais: o Eufemismo.

    Não estou dizendo que deveríamos excluir essa útil figura de linguagem, mas a utilização desenfreada do eufemismo torna o que poderia ser uma conversa sincera e agradável, em uma relação cheia de máscaras. Criando um metafórico elefante feito das coisas que não foram ditas. As pessoas não percebem as vezes quando usam um eufemismo, nas vezes onde ele é necessário talvez não usem.

    O que quero ressaltar com o post não é o uso ou desuso do eufemismo... no fim de tudo, quero alertar que as cosias que você não diz podem ser mais importantes do que você pensa. Como dizer pra sua amiga/namorada que o cabelo dela está feio daquele jeito, ou dizer pra aquele amigo que ele não está gordo, só precisa malhar um pouco pra perder a barriguinha.

    O eufemismo em si não prejudica, sim a intenção muitas vezes errada em não ferir as pessoas com palavras. Se você for sincero com a pessoa, usando corretamente um eufemismo, pode dizer o que quiser sem magoá-la, e muitas vezes as pessoas são mais fortes do que você pensa a respeito de suas palavras. Talvez se você arriscar dizer exatamente o que pensa, ela vá aceitar. If you never try, then you'll never know!

    Enfim, acho que fui um pouco prolixo no texto, mas o sentido é bem simples: O mundo precisa de mais sinceridade, a verdade só machuca a quem não quer vê-la. Seja sincero consigo mesmo, depois com seus próximos, depois com todo mundo... você vai ver como tudo fica mais fácil!

Deixo aqui uma música, que me inspirou no tema desse post:
Kris Allen - The Truth (Clique no nome da música para ver a letra e AQUI para baixar)

2 comentários:

  1. Eu ja falei que o Krap é o melhor daqui??
    Nossa, muito bom. Me lembrou um pouco um post passado da @thayzynhaa.
    Gostei do vocabulario refinado.

    nunca diga nunca ao eufemismo, mãs, vou citar aqui tbm a musica do CPM 22 que tanto gosto:

    " As palavras que ainda não foram ditas podem esclarecer suas duvidas"

    ResponderExcluir
  2. Me fez lembrar tantas coisas que eu devia ter dito, e não disse. Ótimo post Krap.

    ResponderExcluir