terça-feira, 22 de junho de 2010

My new religion is YOU!


Quem leu o último post do Krap sabe que acabaram os posts sobre reflexões da vida, modos de ver o mundo e etc... Mas daí surgiu a questão: sobre o que o Krap vai falar?
Em meio às muitas ideias que tive para o post de hoje, nenhuma parecia adequada, muito menos para a "abertura" de uma fase nova de postagens do Krap, mas vamos ao pos antes que desistam de ler.

Krap não sabe falar de jogos, de moda ou de amor. Krap não sabe fazer rimas imparciais ou intrevistas interessantes. Mas uma coisa Krap sabe fazer é falar mal. Não que haja motivos, ou mesmo razões para fazer isso, entretanto todos adoram falar mal de outras coisas.

Eu não poderia falar mal de quem conheço, pois quem lesse não ia entender, pois nao conhece a pessoa. Não posso falar mal de quem você conhece, pois eu não conheço nem para falar mal. E nessa interimpessoalidade nós ficamos sem alvo. Ficamos?

Falar mal do Dunga é fácil, falar mal do Lula é fácil. Tenho um desafio a certos leitores... Falar mal da sua própria religião (pois a dos outros já falamos mal por demais). Não vou citar religiões específicas, tentarei ser o menos específico possível, se você se sentir ofendido com algo que eu diga, pare de ler o post e venha ler o próximo, talvez um dia eu te agrade (não que essa seja minha intenção).

Não tem como falar de religião sem falar de fé. Então o que é fé? Deixo aqui uma definição da Wikipedia, para melhor compreensão:
(do [[grego] fides, fidelidade e do grego pistia) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.

Para os mais desatentos eu marquei a palavra "VERDADE", que aparece duas vezes nesse breve texto. Note que a fé nada mais é que uma confiança cega em algo ou alguém pela pura vontade de acreditar, sem a necessidade de provas para a tal crença. 

Enfim, as religiões se baseiam na simples vontade de ter algo para você se apegar. Apego esse que as vezes foge da razão humana. Quantas vezes você já não viu um crente (não deturpe esse termo, por favor) brigar com alguém só por não discordar de um pensamento sobre a religião? Quantas vezes você não viu alguém fazer algo completamente fora do bom senso usando a religião como argumento?

No fundo todos sabem que a religião é só uma fuga para não viver no mundo como ele é. Com promessas de um lugar melhor após a morte, ou com ameaças de punição pelo considerado mal comportamento, as religiões prendem as pessoas em um estado fora da razão.

Engana-se quem acha que eu não vejo lado bom na religião. Há também o bom uso da fé das pessoas, mudando até o comportamento delas para um padrão de "FAZER O BEM" que sozinhas as pessoas não fariam. Mas isso é simplesmente uma coisa que deveria ser feita sem a necessidade de serem conduzidos por um ser maior.

Para finalizar, a intenção do post não é fazer com que as pessoas larguem suas religiões ou algo do tipo. Isso é só uma introdução para futuras discussões que farei por aqui. E espero que quem leu até aqui tenha possa aproveitar dessas palavras sem sentido para fazer um bom uso da sua própria fé. Saiba em que/quem acredita.

7 comentários:

  1. 'No fundo todos sabem que a religião é só uma fuga para viver no mundo como ele é.'

    TEM mano q aponta uma ARMA na sua cara sério, ou vc tem fé nessa hora ou vai pro saco!

    ResponderExcluir
  2. Uma correção no post, na frase citada pelo @BOB:
    No fundo todos sabem que a religião é só uma fuga para NÃO viver no mundo como ele é.
    A correção não invalida o argumento do meu colega!

    Mas a minha crítica é que a religião usa da fé das pessoas para se manter (seja lá como isso for)... A fé só pela fé é só mais um sentimento humano!

    ResponderExcluir
  3. "E Deus criou o homem, à sua imagem e semelhança." Gêneses
    "E o homem, em seu orgulho (sobre todos os animais e formas de vida), criou Deus, à sua imagem e semelhança." Nietzsche

    ResponderExcluir
  4. Perfeito o comentário do @Peein!

    ResponderExcluir
  5. A dialética da Imagem e semelhança.

    ResponderExcluir
  6. "No fundo todos sabem que a religião é só uma fuga para NÃO viver no mundo como ele é."
    Dizer essa frase assim, generalizando é meio perigoso. Mas realmente confirma a nova fase do Krap.

    Fé, é meio que meu lema.
    E realmente, eu sempre defino fé como a crença mais do que absoluta em alguma coisa. Só que no meu caso, desligado de uma religião.
    E discutir Deus é algo que dá uma corda quase infinita...

    ResponderExcluir
  7. Religião acaba até sendo um pouco inutil no fim das contas. Acredite e tenha a fé, o seu meio de acreditar é que menos vai importar.

    ResponderExcluir