quinta-feira, 24 de junho de 2010

Preppy



Hoje eu falaria de heresia. Mas rolam muitas ramificações, e acabaria saindo algo mais superficial que o normal, então vamos falar  dos preppys!

Você deve estar enjoado de ver esse estilinho naqueles filmes americanos onde há o filhinho de papai esnobe e fresco. O equivalente para garotas (quem assistiu "Cruel Intentions/ Segundas Intenções" lembra disso). Toda aquela roupa bem marcada e de gráficos clean, ou sem detalhe nenhum, são as que marcam os preppies. Óbvio que por ser um estilo, não passa apenas pelo estético,  toda uma atitude está envolvida. Se você olhar o dicionário urbano americano, verá que esse nome é dado para aqueles que vão para escolas preparatórias (por isso aquele ar ligeiramente nerd, mas não fazem parte desse grupo quase nunca), e depois "vão velejar com os barcos dos seus pais em algum lago por aí". São sempre associados a pessoas ricas, arrogantes, ou garotas que só se importam com seus círculos sociais, compromissos imbecis e futilidades em geral.
O desenho mais Preppy EVER
É normal ver entre esse tipo de gente Lacoste, Ralph Lauren, pólos ou cardigans mais certos tênis, geralmente mais afinados/ajustados realmente ao pé ou mocassins.

Apesar de ser um nome mais citado para o meio masculino, isso também vale para o feminino, e mantém o padrão clean e rico, obviamente. Por sinal, é interessante ver as associações que são possíveis com o preppie, como o preppy folk (explico outro dia, mas a maior lembrança por enquanto para folk que eu quero estimular são aqueles lencinhos "Saddan Hussein" que os hipsters adoravam), ou mesmo um preppy Punk.
Mas o que tem borbulhado aqui no Brasil, sempre atrasadinho (isso já é beeeeeem 2009), são os prepsters, ou seja: Hipster mais Preppy!

Os prepsters são definidos como (ao menos nos Estados Unidos) "Uma quimera dos dois grupos existentes, o prepster é alguém provavelmente criado nos subúrbios e muito preppy, que se move para um ambiente hipster muito "cidadade-central" (Brooklyn, Portland, Austin), e devido a exposição à cena hipster, adopta certas tendências do que é mais moderno mas mantendo o espírito preppy. Um dos exemplos são jeans skinny com Mocassins"

... Eu não sei se adoto posts extensos, ou se me mantenho nesses. Q6achäo?

3 comentários:

  1. Aiin, adoro conhecer novos conceitos!

    Sério, assim como disseram que a "praia" do @Peein é a entrevista, acho que essa é a sua:
    Apresentar conceitos de uma forma acessível.
    Amei.
    Mas ainda sou mais hipster do que prep

    ResponderExcluir
  2. Puuuuutz, eu não me enquadro em nenhum desses aí . hahahaha , Porra meu, dahora saber essas parada q NUNCA saberia se não fosse por aqui * ____ *

    ResponderExcluir
  3. Eu sugiro que voce prolongue um pouco seus posts. Gosto do jeito que vc "apresenta" os estilos pra quem não conhece. E saber um pouco mais é sempre muito bom.

    ResponderExcluir