terça-feira, 24 de agosto de 2010

Man In The Mirror



I'm gonna make a change
For once in my life
It's gonna feel real good
Gonna make a difference
Gonna make it right
...
I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
And no message could have been any clearer:
If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

Hoje eu  uso uma de minhas músicas preferidas, e a melhor (em minha opinião) do Michael Jackson, apesar de eu gostar dela também cantada pelo James Morrison. A música fala sobre mudanças, sobre tentar mudar a si mesmo e consequentemente mudar o mundo.

Muitas pessoas tem a mania - se é que posso chamar isso de mania - de querer mudar as pessoas ao seu redor (inclusive o que vos fala). Fazer com que as pessoas pensem igual a nós mesmos, que tenham as mesmas noções do ambiente, sobre a vida e sobre as pessoas é mais cômodo, mais prático e mais racional. Afinal a vida seria bem mais fácil se as pessoas ao nosso redor pensassem igual a nós, tivessem as mesmas ideias e objetivos. Isso em um mundo perfeito.

Como no nosso mundo as pessoas são -felizmente- diferentes umas das outras, temos que conformar com ideias alheias, e tentar persuadir os outros a conformarem-se com as nossas. Mas como diz a música, muitas vezes é mais fácil mudar a nós mesmos. Talvez se a geração passada tivesse dado bons exemplos aos jovens, a geração atual não estaria tão perdida

Mudar a nós mesmos e esperar que as pessoas vejam essa mudança, reconheçam seu esforço em melhorar e mudem também é um pensamento utópico. Mas o sentido da música e dessa forma de pensamento é exatamente essa, mudar e ver o que acontece. Olhando isso é exatamente isso que a música diz para fazer, se você mudar e ficar esperando que as pessoas mudem por sua causa, é o mesmo do que simplesmente tentar mudar alguém. Você deve mudar por você mesmo, fazer a sua vida melhorar, ver seu mundo mudar de dentro para fora. As outras pessoas só vão mudar caso elas mesmas achem necessário e vão fazer o mesmo, mudarão esperando uma mudança de dentro para fora.

Assim, cada pessoa melhorando seu mundinho próprio (que todos temos, é inegável), o mundo "real" vai refletir essa mudança!

3 comentários:

  1. Noossa,mto bom o post! A musica é linda msmo...pena qe nao é todos os dias que temos ânimo pra fazer diferença..

    ResponderExcluir
  2. Preciso escutar outras musicas além de "bad" e "thriller"...

    ResponderExcluir
  3. O mais dificil em mudar a si mesmo, é assumir que o próprio jeito não é certo.
    Mas tentar melhorar um proprio mundo, é algo que faz a vida ser bem melhor.

    ResponderExcluir