terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como se portar na internet: Parte 1 - MSN



Bem, seguindo a linha do post anterior: para quem não viu, clique AQUI! Hoje começa no Krap's Pride uma série de posts sobre bons costumes na internet...

Se você está lendo esse post, há 99,91% de chances de ser pela internet, portanto, esse post pode ser útil para você e as pessoas com quem você convive.

Todo mundo que usa a internet acha que sabe o que está fazendo, os que não sabem ignoram esse fato. Então vou colocar aqui algumas coisas que na minha opinião (e de algumas pessoas que eu perguntei por aí) as pessoas devem ou não fazer na internet, hoje mais especificamente, no MSN ou mensageiros em geral, como Gtalk, etc.
___________________________________________________________________

1 - Não enfeite seu nick com muitos símbolos, ou "animators" oferecidos pela internet.
Não acho que deva fazer um nick simples, com o nome em fonte/cor padrão e pronto, mas não precisa fazer um carnaval onde passa-se minutos tentando ler o nick em si.
2 - Mantenha sobre controle a quantidade de cores.
Além dos milhões de caracteres para NÃO se colocar no nick, ainda tem as cores... seja coerente, uma ou duas cores já está ótimo. Sério, ninguém gosta de ver um carnaval só pra ler o seu nome ou nick.
3 - Não se exiba para qualquer um na webcam.
Essa dica é mais ética e moral do que crítica. Vai do entendimento de cada um. Uma conversa na webcam com um estranho é até normal, assim podem passar de estranhos... mas cuidado nunca é demais.
4 - Não cobre atenção das pessoas na internet.
Se você está carente, procure uma pessoa pessoalmente. O msn é muito impessoal, por mais intimidade que você tenha com a pessoa que está conversando, você nunca terá a atenção que teria com a pessoa te olhando nos olhos. Você pode acabar ficando pior da carência. Sem contar que ninguém gosta de gente que pega no pé por atenção, não precisa nem falar daquele botãozinho IDIOTA de chamar atenção. PROIBIDO!
5 - Tente não trocar de fonte/cor durante uma conversa (vale também para o nick).
Isso desvia a atenção de quem estiver conversando com você. Se você quer mudar seu nick ou a fonte de suas conversas, faça isso quando não estiver conversando. Ou peça a opinião de alguém, pode ser um jeito de puxar assunto e você ter uma opinião de como ficou o 'estilo' que você escolheu.
6 - Respeite os status (o seu e o dos outros).
Se você está disponível, pra que deixar ocupado ou ausente? Talvez quando você realmente estiver, as pessoas vão achar que está livre e vice-versa. Também veja se a pessoa está realmente disponível para conversa antes de começar a jogar textos e textos. Ninguém é obrigado a estar sempre lá para você.
7 - Não fique entrando e saindo do msn.
Essa é uma das coisas mais irritantes EVER. Eu mesmo bloqueio quem for se começar a fazer isso. Se você tem problemas na conexão, avise seus contatos e tente consertar o problema, se esse não for o caso, ninguém quer saber das suas brigas pessoais ou da sua carência por atenção.
8 - Não use muitos emoticons ou enfeites no texto das conversas.
Se cada palavra ou pior, cada letra ou pontuação for um emoticon, além da leitura ficar difícil, é esteticamente PODRE. Use emoticons para demonstrar feições que a falta de contato visual não permite, mais que isso é enfeite e é desnecessário.
9 - Use o máximo de linguagem correta que você conseguir.
Se você não sabe como se escreve uma palavra, pesquise, o Google está aí pra isso. Se está sem tempo ou tem preguiça, use outra palavra. Erros de digitação são uma coisa, não saber a língua que fala é o cúmulo.
10 - Use o mínimo possível de abreviações de palavras.
Abreviações são feitas para agilizar a conversa, não para você criar um dialeto próprio que só você ou um certo grupo conhece. Se você e seus amigos entendem tudo que os outros escrevem, tudo bem, mas não ache que todo mundo é obrigado a entender também.
11 - Leia o que escreveu antes de enviar.
Não adianta escrever tudo rápido se vai sair tudo errado. Além do mais, você não lendo pode enviar para a pessoa errada ou dizer algo que não queria ou que pode parecer outra coisa para a pessoa que ler.
12 - Use pontuação (corretamente).
Se você faz uma pergunta e não usa o ponto de interrogação, as pessoas podem e DEVEM achar que é uma afirmação. Vírgula é de graça, mas não é por isso que você deve usar mil em uma frase. (Eu mesmo acho que uso vírgulas demais)
13 - NÃO USE LETRAS MAIÚSCULAS INDISCRIMINADAMENTE.
Em conversas eletrônicas, a caixa alta (letras maiúsculas) é usada para 'gritar', então se você usa, a pessoa vai achar que você está gritando com ela e isso não é uma boa coisa. Tenha em mente: caixa alta é falta de educação, saiba quando deve usar para não ficar mal por aí.
14 - Responda as pessoas o mais rápido que puder.
Se você está conversando com uma pessoa, o mínimo que pode fazer é respondê-la na hora que ela disser algo. Se você estiver ocupado ou não achar que deve ser tão imediato assim, deixe isso claro para quem estiver conversando. Ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para nada.
15 - Não converse com as pessoas estando invisível.
Esse status, pra mim, é o mais inútil EVER. Se você não quer conversar, não abra o msn. Se você quer conversar só com uma pessoa, coloque o status como ocupado ou ausente. Se você discorda de mim e acha isso útil para suas peripécias na internet, pelo menos tenha a decência de avisar a pessoa o motivo de usar o status e avisar quando vai ficar offline de verdade. É um saco conversar com gente "invisível" porque nunca se sabe se a pessoa está lá mesmo ou não.
___________________________________________________________________
E assim encerra o post de hoje, espero ter passado algo útil. Acha que faltou alguma coisa? Sinta-se à vontade para discordar, concordar, opinar ou me xingar nos comentários.
O post da semana que vem será nesse estilo, você também pode comentar com uma sugestão de tema para eu falar. Lembrando que tem que ser relacionado com internet.

3 comentários:

  1. Nossa, que bom que vi que sei me comportar no msn.

    Mas sério, essas dicas deveriam estar escritas nos termos de serviço do msn, PQP.

    ResponderExcluir
  2. HUAHSUAHSU , porra, até q meu NICK é bem SIMPLES,e só ESCREVO certo, HAUSHA
    Valeu KRAP, como se portar num BLOG ou Twitter?
    *__*
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Acho que me comporto direitinho no msn. E duas das coisas que mais odeio na façe da terra, gente que poe status incoerente com a situação, e gente que demora demais pra responder.
    To adorando esses post's.

    ResponderExcluir