terça-feira, 21 de setembro de 2010

Como se portar no período eleitoral...



Ladies and gentlemen,
due to circumstances beyond our control,
we are unable to continue our broadcast of dance music.
We shall continue now with our piano interlude.


Com uma música que não faz muito sentido e um título de post que assusta de longe, começo essa semana mais uma sequência de posts (que ninguém vai ler) diferentes do Krap. Dessa vez eu vou falar de "boas maneiras". Me entendam muito mal quando eu digo isso, critiquem, esperneiem e chorem, pois farei do Krap's Pride um lugar de opiniões e maneiras que por mais compartilhadas que sejam, são únicas e peculiares.

Com o tempo entenderão essa de "boas maneiras" e "como se portar"... Hoje falarei da MINHA OPINIÃO sobre como as pessoas deveriam ver, se comportar e agir durante um período eleitoral (considerando o nosso país, óbvio). E sim, pretendo falar de pensamento crítico e juízo dos jovens, então se você não vota esse ano e/ou não se interessa pelo assunto, não perca seu tempo. Let's Go!

Os comentários são de leitura altamente opcional e complementar. E lembre-se: Não precisa virar militante para se interessar sobre política.

___________________________________________________________________

1 - Pesquise a vida dos candidatos antes de escolher o seu.
          Não tem como você saber dos podres dos candidatos, até porque se fosse fácil saber isso eles nem estariam lá.
2 - Não escolha um político só porque ele teve (ou diz ter) uma "vida sofrida".
Só porque um candidato diz que lutou muito pra chegar onde está não quer dizer que ele merece mais que outro que não disse isso. O.o
3 - Não ache que porque o candidato é da sua cidade que ele vai fazer maravilhas no seu bairro esquecido.
A exemplo da minha cidade, conseguimos eleger um candidato daqui nas últimas eleições, roubou horrores e está concorrendo de novo... a cidade ainda é uma bosta.
4 - Olhe bem quem são os vices e suplentes dos candidatos.
Nas últimas eleições, muitos candidatos que se elegeram renunciaram e quem assumiu foi o suplente, que nem sempre é tão "gente boa" quanto o candidatos principal. Pior quando nenhum dos dois presta.
5 - Não deixe misturarem religião com política.
Por mais religioso que você seja, estará escolhendo um representante para governar um país laico, onde a religião não tem (ou não deveria ter) influência nas leis.
6 - Não vote em um candidato só porque um outro político ou "celebridade" fez divulgação para ele.
A pessoa que está fazendo campanha para o político não está na mesma realidade que você e nem tem suas necessidades como cidadão.
7 - Você não precisa votar em candidatos do mesmo partido/coligação para fazer uma boa votação.
Por mais que facilite as coisas na hora de fazer o trabalho deles, vivemos em uma democracia, onde ter partidos diferentes no governo é o que determina que não será só uma opinião que será ouvida na hora de votarem uma lei, por exemplo.
8 - Procure candidatos que defenda e lute por causas que você também apoia.
Coisas como aborto, casamento e direitos homossexuais, obrigatoriedade do voto, pena de morte, prisão perpétua, diminuição de impostos e outras coisas das quais você tenha vontade de lutar a favor ou contra. O político é seu representante, vote em um que te represente.
9 - Após as eleições, saiba o que seus representantes estão fazendo, principalmente os que você escolheu.
Não adianta votar, eleger alguém e depois esquecer dele e ficar reclamando que político não presta.
10 - Depois de eleito, cobre dos políticos coisas que ele prometeu ou disse que faria.
Além de saber o que eles estão ou não fazendo, você tem que fazer algo quanto a isso, ficar esperando que eles façam tudo sozinhos também não vai ajudar em nada. Não precisa virar militante para se interessar sobre política.
11 - Não vote em "personagens".
Política é algo sério, votar em um candidato por ele ser bonito, engraçado, fazer uma rima ou música boa não vai fazer nosso país melhorar. Se seu representante é um palhaço você é o que?!
12 - Não vote em branco ou anule seu voto.
Caso você não se interesse de maneira alguma sobre a política ou não quer ter todo esse trabalho, procure alguém que pensa como você e que se interesse e se importa (um amigo, família, etc), pergunte em quem ele vai votar e copie o voto.
13 - Um (1) voto faz diferença sim.
Não se faz um todo sem as unidades, pense o tanto de gente que pensa que o voto não faz diferença, se juntar tudo dá pra eleger alguém que faça a diferença.
14 - Não ache que não existe político honesto.
Se você não procurar, nunca saberá. Separar os bons dos ruins dá trabalho, mas com certeza vale a pena.
15 - Você só terá esse trabalho para escolher uma vez de quatro em quatro anos, mas eles estão sempre lá fazendo o que eles fazem. Escolha bem!
Se você acha que é melhor votar em qualquer um, reflita no que aconteceu nos últimos quatro anos. Talvez tudo de ruim aconteceu porque as pessoas que votaram naquela época pensaram assim.
___________________________________________________________________
E assim encerra o post de hoje, espero ter passado algo útil. Sinta-se à vontade para discordar, concordar, opinar ou me xingar nos comentários.
O post da semana que vem será nesse estilo, você também pode comentar com uma sugestão de tema para eu falar. ^^

4 comentários:

  1. Sao dicas utilíssimas. E que muita gente precisa.

    Mas sobre o que vc falou de candidatos de mesmo partido ou coligaçao, eu discordo.
    As coligaçoes, ja tem cadeira cativa, mesmo que algumas tenham pouquissimas cadeiras, ou nenhuma grantida no caso de partido sem coligaçao. A votaçao decide só quem da coligacao entra. Ou seja, SEMPRE haverá oposiçao.

    Eu defendo o voto em pessoas da mesma coligaçao, para que seus representantes tenham mais chance de trabalhar juntos, ao invés de brigarem.
    Se vc escolhe o governador eleito, e um deputado da oposiçao, os dois vão se anular. Um não vai querer aprovar o projeto do outro e vice-versa. Projetos de seu interesse.

    Mas essa, é a minha opiniao.

    ResponderExcluir
  2. Caro colega FireDavid, concordo com você nesse negócio de cadeiras e tal... mas eu disse que não PRECISA votar só porque são da mesma coligação...

    Muitas vezes as pessoas votam em um candidato que nem merece estar lá só por ser da mesma coligação de outro que merece, foi sobre isso que eu quis dizer. Não adianta dar poder a um partido sendo que tem muita fruta podre no meio, contaminaria as outras ;]

    ResponderExcluir
  3. De acordo.
    Mas eu sou um bosta e na minha primeira vez quero pagar de anarquista de esquina.

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que vou votar, e tô me sentindo uma bosta! Ai que vida dificil.
    Mas as dicas são ótimas.
    Destaque a uma: NÃO VOTE EM PERSONAGENS.

    ResponderExcluir