terça-feira, 12 de outubro de 2010

Como se portar na internet: Parte 3 - E-mail



Antes de tudo gostaria de dar um aviso importante para os leitores e colaboradores do blog: Krap vai deixar o #7cos

É isso mesmo que você leu, o Krap... ou melhor, eu vou deixar esse blog. Os motivos são vários e entre eles a falta de motivação para continuar. É muito chato postar em um blog onde os únicos comentários são dos próprios colegas. Agradeço muito aos 7cos que me incentivaram a continuar, aos amigos que mesmo não comentando no blog liam e falavam comigo pessoalmente. Mas apesar disso tudo, chegou minha hora, devo ir.

Sem mais /mimimi/ vamos ao conteúdo do post de hoje, continuando com a série de comportamento na internet. Ah... assim que eu terminar essa série devo sair do blog, não sei quantos posts mais farei.

No post de hoje falarei sobre e-mail. Meio de comunicação muito (mal) utilizado hoje em dia. Vamos lá.
___________________________________________________________________

1 - Não encaminhe emails para todos os seus contatos.
Se você achou engraçado ou útil o que alguém te mandou, só repasse para quem possa achar engraçado ou útil também. Nem todo mundo quer saber que um cara nasceu com penas nas costas ou algo do tipo.
2 - Não mande qualquer mensagem para um email 'empresarial' de uma pessoa.
Muitas pessoas usam mais de um email e os usam para diversos contatos diferentes. Se você tem o email da empresa de um amigo seu, não mande PPTs ou mensagens que não estejam relacionadas à empresa. O email pessoal serve para isso. 
3 - Responda um email em menos de 24 horas.
Esperar não é o forte do ser humano. Se você não pode usar a internet todo dia, abra seu email quando puder e responda os emails importantes.
4 - Não envie correntes. Nunca.
Essa dica serve para todos os lugares da internet. É muito importante isso. O amor da sua vida não vai aparecer caso você repasse o email 'não sei quantas' vezes. Isso só vai fazer seus contatos te mandarem para o spam.
5 - Se você puder se comunicar instantaneamente, evite o email.
Caso você possa falar com a pessoa por telefone, msn, ou algum meio mais direto e com facilidade de resposta. Faça assim. O email além de demorar, pode tornar a 'conversa' muito formal e impessoal.
6 - Diferencie bem suas diversas contas de email.
Não use o mesmo email para receber mensagens importantes de emprego ou da escola e para receber atualizações de jogos ou de redes sociais. Você pode acabar perdendo algo importante com isso.
7 - Caso tenha muitos emails e precise acessá-los todo dia. Use programas de gerenciamento de emails.
Existem programas onde você pode acessar várias contas de email ao mesmo tempo. Neles você pode fazer tudo que faria entrando em cada um separadamente e mais rápido.
8 - Não acredite em tudo que lê por email.
Nesse caso use a regra de 'só acredito vendo'. Considere uma mentira até que prove o contrário. Não é só porque tem uma imagem de um bicho estranho que acharam um alienígena em um deserto qualquer no mundo. Refrigerante não dá câncer e a menina do arame farpado nunca existiu. Claro que se for alguém de confiança você pode acreditar, mas mesmo assim confirme antes de repassar por aí.
9 - Não envie anexos gigantes.
A não ser que seja realmente necessário, claro. Mas se você viu um vídeo legal, um Power Point bonitinho, ou compacte o arquivo ou envie um link onde a pessoa pode ver na internet ou baixar caso a interesse. Isso pode pesar a caixa de email da pessoa ou o computador, caso não seja muito bom.
10 - Uma mensagem religiosa pode ser até ofensiva. Evite-as.
Título auto explicativo. É sério galera, isso pode causar problemas, saiba para quem envia as mensagens.
___________________________________________________________________

Acho que é isso, espero ter passado algo útil. Acha que faltou alguma coisa? Sinta-se à vontade para discordar, concordar, opinar ou me xingar nos comentários.
Envie esse post por email para os seus amigos.
O post da semana que vem será nesse estilo, você também pode comentar com uma sugestão de tema para eu falar. Lembrando que tem que ser relacionado com internet.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

3 comentários:

  1. Confesso que não vai ser possível comentar sobre o post, tendo lido a noticía do primeiro parágrafo. Pra mim é triste, mas obrigada por ter entrado no 7cos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Um bunda mole com banda largaaa... (8)
    Gente que não sabe usar e-mail, só me lembra essa música.
    Outro post com dicas que deveriam estar no termo de serviço.

    P.S. e-mails podem ser amigos do seu relacionamento... -q

    ResponderExcluir