quinta-feira, 14 de outubro de 2010

... Eletrônica


Eu gostaria de desassociar da cabeça da galera dois termos que eu sempre ouço sendo utilizados como se fossem adequados para o contexto, mas que pra quem curte são coisas bem diferentezinhas: O eletroclash e o electro.

O electroclash é um estilo musical criado em 2001 (e durou com força até 2004) primeiramente citado pelo Larry Tee (1ª Música do Post), e funde o estilo new wave (já explicado aqui no post sobre o que é "gótico") e o Electronic Dance Music, ou EDM que é voltado pros clubes noturnos. O visual estético do estilo foi associado ao filme Liquid Sky (a esquerda), com toda sua artificialidade e defeitos.
(larry tee - I love you)
Se envolveram nesse projeto de forma que podem ser classificados como tal: Miss Kittin, Peaches, Fishespooner, Princess Superstar, Golden Boy, The Hacker, Mignon, Ladytron, Tiga e alguns outros. Quem já assitiu "Party Monster" tende a achar que toda aquela trilha é electroclash, mas o filme nem se passa na época devida... e as músicas são um aglomerado de estilos diferentes. Os instrumentos nesse estilo se concentram em Sintetizador e Drum Machine.
(Ladytron - Destroy everything you touch)

O Electro já é um resumo do nome Electrofunk (ou electroboogie), NÃO É APELIDO pra "electronic"! Esse estilo é de 1982, e foi dominado pelo uso de TR-808
(uma mesa de Drum Machine Programado, à esquerda), Keytar de sintetizadores e samples (amostras, trechos) de funk. Depois da decadência da Disco music, um produtor do bronx, Afrika Bambaata, lançou a música "planet rock", remixando musicas do grupo "Kraftwerk" e se utilizando de instrumentos como os citados anteriormente.

(Afrika Bambaata - Planet Rock)
(Hashin - Al-Naafish [the soul])
O eletro se mistura com o funk, é normal você se perder um pouco... Mas o lance é: Eletro é um gênero a parte, apenas teve o azar de dividir o termo "electr" com os outros estilos. Eletrohouse, electropop, glitch, breakbeat, nu rave... São todos diferentes de electro.
Então: Uffie, Daft Punk, Digitalism, Steve Aoki, Crystal Castles... Nada disso é electro. Lição aprendida? Ok.
Agora. Qual é a música eletronica pregada dessa vez? Lembro que uma época era uma batida misturada com uma sanfona, depois veio aquela "no hablo americano"... E agora?
Ah, Só pra deixar claro: Se você ouvir por aí a galera falando que House música é gay, eles tem um bocado de razão, pois, o estilo nasceu em Chicago nos anos 80 e foi upado pelos afro-americanos, latinos e gays.
E metade das musicas novas da Madonna são samples disfarçados, hehe.

Um comentário:

  1. Isso mostra por que a tag "eletronic" do http://jafuidigno.blogspot.com/ é toda do @omtouche: ele owna no assunto.

    Confesso que não conhecia electroclash, e a musica do(a?) Larry Tee é bem legal.
    Mas agora a concepção que eu tinha de electro era toooootalmente diferente. Me surpreendi.
    Valeu pela aula.

    ResponderExcluir