sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Enxame nacional do ensino médio









Olá povo sedentário!Tudo bem? Sexta-feira no 7cos, você ja sabe, é dia de DESENTENDENDO. Em primeiro lugar, um aviso: eu não fiz esse novo estilo de postagem, um pouco mais multimídia pra imitar o "Haute Couture" do @omtouche. Na verdade, foi uma grande coincidência, ou melhor, gostos em comum. Aliás, @omtouche, continue com seus posts como eles eram, só contribui pra qualidade do blog.

Entao, vamos trabalhar? Essa semana um assunto mexeu com os nervos de mais de 3 milhões de (potenciais) estudantes em todo o Brasil, o ENEM. Em homenagem à todas essas pessoas que sentem a possibilidade de o exame ser anulado, leiam esse post escutando uma musiquinha pretensiosa:
Kid Vinil - Tic Nervoso
Falando a verdade, o ENEM foi um grande fail. Primeiro, que o consórcio entre CESPE/UnB e CESGRANRIO não dava estabilidade e liberdade nem pra um nem pra outro pra trabalharem como sabem, e eu não sei se por esse motivo, ou por outro, irônicamente, o maior exame educacional coletivo do país tem um orçamento baixo. Os participantes não tinham direito a um saquinho plástico para guardarem suas coisas, nem tinham direito a um relógio de papel no quadro. Houve até uma padronização nos cargos de fiscal e chefe de sala para simplesmente "aplicadores", só para diminuir o salário dessa galera(da qual fiz parte). E quando o CESPE, o CESGRANRIO, e a gráfica fazem uma cagada na impressão dos gabaritos, e na segurança exagerada em cima destes, o que não permitiu que alguém visse o erro na impressão antes das provas, a imprensa sai por aí falando que a confusão é culpa do despreparo dos (literalmente) pobres aplicadores... AH VÁ!
Na foto tem um cara com a prova amarela e relógio. Tudo errado. -qq



Tirando essa parte, o ENEM me divertiu muito. Por que quando você está do outro lado, observando, você percebe coisas que não percebia que fazia quando você era o examinado. É hilária a cara das pessoas enquanto lê questões difíceis ou quando estão absortas em seus pensamentos. Tem gente que olha pro alto como se a resposta estivesse no teto. Tem gente que faz careta. Tem gente que não disfara a contagem dos dedinhos nas questões de matemática(e até de física). Tem gente que fica mexendo os lábios enquanto lê, e quando boceja continua mexendo a língua(juro que vi). E tem muita gente chata(pelo menos pra quem faz a prova). Tem participante que conversa demais: antes da prova, desconcentrando o povo, e durante, comprometendo os aplicadores. Gente que batuca, que mexe demais os pés, fica fazedo barulhos com a boca. E os piores(pelo meno pra quem faz a prova 2): aqueles que se sentem em casa. Tiram os sapatos, colocam o pé em cima da mesa, levam uma sacola repleta de doces, salgadinhos e caixas de suco, e abrem as embalagens sem a menor cerimônia. Além de comer amendoim japonês...
Todo mundo queria que a prova do ENEM fosse assim...
No parágrafo anterior, além de fazer piada, eu quis dar umas dicas. Não seja chato. E outra: faça um esforço. O governo e o INEP não ajudam, é verdade, e colar numa prova do CESPE é meio difícil(dependendo de quem é o aplicador -qq), por isso, o melhor aí é o clichê: estude. E claro, tem que cobrar seus direitos. Junte todo mundo, invadam o prédio do MEC, e fiquem zunindo suas reclamações no ouvido do governo, como abelhas, e nesse ano, façam o enxame nacional do ensino médio.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o tema...
LEIA: o mangá de Naruto. A primeira parte do exame Chunnin já é um clássico dos mangás, e demonstra as maneiras ninjas mais criativas de se colar numa prova.
ASSISTA: Mr. Bean. O episódio em que ele faz uma prova é um belo exemplo de como ser chato num exame.
JOGUE: Bully. E aprenda a se dar bem nas matérias de uma maneira diferente.
ACESSE: inep.gov.br e tente outra vez.
Até a próxima, e deixe sua sugestão nos comments. See ya!

4 comentários:

  1. grande david, muito bom, já passei por isso ano pasasdo, provas adiadas a dezembro, uma semana após aa prova do vestibular, e uma anterior a do pas, foi tenso...

    ResponderExcluir
  2. Pessoas que falam enquanto bocejam são épicas.
    Ainda bem que não vou precisar fazer aprova de novo, aquela redação de 2h me custaram toda a minha criatividade...

    ResponderExcluir
  3. Enem... Anem! Pelo menos parece que não vou precisar fazer a prova de novo. E eu sou uma das que faz as continhas nos dedos tah! Rum!

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKK
    é tipo isso, eu sou todos os estilos
    hahahaha

    ResponderExcluir