sábado, 6 de novembro de 2010

Obscuridade!



Hoje o Antenado vem mostrar pra vocês algumas curiosidades sobre o corpo humano que eu pessoalmente achei bastante interessante e intrigante.


-Paixão acende o cérebro em menos de um segundo:


É o tempo de uma faísca, menos de um segundo. É quanto basta para se atear em alguém apaixonado o estado emocional que lhe corresponde, à vista do parceiro amado. E esse estado activa várias zonas cerebrais envolvidas em processos e funções tão diferentes como a libertação de alguns químicos, a imagem do corpo ou a memória. Entre elas estão, por exemplo, o núcleo caudado e o putâmen, localizados no interior do cérebro, que têm uma particularidade: também são activados por substâncias como a cocaína, induzindo a euforia que acompanha o seu consumo.

Para chegar a estas conclusões, a equipa passou em revista todos os estudos feitos nesta área que recorreram à imagiologia cerebral in vivo, utilizando a ressonância magnética funcional para visualizar as áreas cerebrais activadas numa dada situação.

Ao todo são 12 as áreas cerebrais convocadas para o estado emocional do amor-paixão, segundo um estudo publicado ontem no Journal of Sexual Medicine, por um grupo internacional coordenado pela neuropsicóloga Stephanie Ortigue, da universidade de Syracuse, nos Estados Unidos. Essas áreas são as que estão ligadas às emoções, à motivação, à recompensa, à cognição, à atenção e auto-imagem ou auto-representação, que ficam activas numa complexa rede de interacções neuronais.

Toda esta actividade cerebral mostra que o amor "é uma emoção complexa e não básica como tem sido descrita", escrevem os investigadores no artigo.

Por outro lado, nos cérebros das pessoas apaixonadas foi observada uma significativa desactivação de áreas como a amígdala, que, pelo contrário, se alumiam quando as pessoas sofreram recentemente, ou estão ainda a sofrer, um desaire amoroso, como uma separação.

Mas se o amor pode ser "lido" no cérebro, que papel resta ao coração, nestes assuntos dele?

"Essa é uma questão difícil", diz a coordenadora do estudo. "O cérebro apaixona-se, mas o coração também tem algo que ver com isso, porque este é um conceito complexo, e há processos nos dois sentidos. Por exemplo, a activação de algumas zonas do cérebro pode gerar estímulos para o coração e borboletas no estômago, e vice--versa", explicou a investigadora, citada pela Science Daily.

No estudo, a equipa avaliou também outros tipos de amor, que designou por amor compassivo (entre um casal não apaixonado), amor maternal e amor incondicional (não espera retribuição) e concluiu que eles convocam diferentes redes neuronais. Segundo a equipa, abrem-se novas perspectivas na pesquisa em neurociências, mas também na terapia de casais, por exemplo.


-O tipo de sangue influencia a possibilidade de engravidar:

O tipo de sangue de uma mulher influencia as probabilidades de conseguir engravidar, revela estudo norte-americano.


As mulheres com tipo de sangue O podem ter menos probabilidades de engravidar. Estudo concluí que mulheres com sangue O tem óvulos de pior qualidade e em menor quantidade.

O estudo, realizado pelo Colégio de Medicina Albert Einstein de Nova Iorque e pela Universidade de Yale, analisou mais de 560 mulheres com cerca de 35 anos que estão em tratamento de infertilidade.

O estudo baseia-se nas medições de FSH no sangue, a hormona folículo-estimulante que é um conhecido marcador de fertilidade.

Uma mulher com níveis de FSH menores que 10 indica que terá menos dificuldades em engravidar que uma mulher com níveis superiores a 10.

Níveis de FSH inferiores a 10 assinalam uma maior quantidade de óvulos e de melhor qualidade.

O estudo verificou que as mulheres com sangue do tipo O tem níveis de FSH superiores a 10, e que as de tipo A tem níveis inferiores a 10.


-Cérebro Masculino "Desliga" Durante as Brigas:


Uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia mostrou que, em momentos de estresse, as atividades e interações entre as regiões do cérebro ocorrem de maneira diferente em homens e mulheres.

Durante uma discussão, o homem deixa de prestar atenção ao detectar expressões de medo ou raiva no rosto da parceira, reduzindo sua atividade cerebral na região responsável por interpretar o sentimento alheio. Já nas mulheres, o que acontece é o contrário: a sensibilidade aumenta. “Essas são as primeiras descobertas que indicam que as diferenças entre sexos nos efeitos de estresse se estendem a uma das mais básicas transações sociais – processar a expressão facial de alguém”, diz a diretora do Laboratório de Emoção e Cognição da universidade, Mara Mather. A pesquisa foi realizada monitorando a atividade cerebral de 50 voluntários sob estresse ao se deparar com imagens de rostos com expressões irritadas e aborrecidas. Enquanto os homens reduziram a atividade cerebral, as mulheres aumentaram a coordenação entre regiões do cérebro usadas para interpretar emoções. Ou seja, quando confrontados com expressões de raiva ou irritação, o cérebro masculino ‘desliga’ e deixa de prestar atenção no que acontece ao redor.


-Mitos e verdades sobre a TPM:


Algumas mulheres podem ter TPM durante todo o mês?
Falso. “A TPM é cíclica e acontece após o período ovulatório. Portanto, os sintomas começam a acontecer de cinco a 10 dias antes da menstruação. É importante ressaltar que para fazermos um diagnóstico de TPM, a mulher deve apresentar sintomas por mais de três meses. Pode ocorrer em alguns casos apenas um distúrbio hormonal transitório”.
Toda mulher tem retenção de líquido nesse período?
Em partes. “A retenção hídrica é muito comum e ocasiona um aumento de peso no período da TPM. Mas a mulher pode não apresentar esse sintoma, porém apresentar instabilidades emocionais, como irritabilidade, baixa auto-estima e depressão”.

A alimentação influencia diretamente a TPM?
Verdadeiro. “Uma das coisas fundamentais é evitar sal marinho, pois ele contribui para a piora da retenção de líquidos. É importante evitar alimentos gordurosos, substâncias com cafeína, como por exemplo, a coca-cola, chá preto e vinho tinto. Convém nesse período evitar a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica. É importante que a mulher ingira alimentos diuréticos como melancia e morango”.

O chocolate melhora a TPM?
Falso. “O chocolate é um alimento com muita gordura, portanto é melhor evitá-lo. As mulheres sentem mais vontade de comer chocolate por conta dos níveis de serotonina”.

Mulheres ficam mais sensíveis durante a TPM?
Verdadeiro. “A maioria das mulheres se sente assim, pois as alterações hormonais também influenciam a produção da serotonina, substância responsável pelo bem-estar, e da melatonina, que se relaciona aos aspectos depressivos. Dependendo da mulher, o desequilíbrio hormonal ocasiona depressão e baixa auto-estima”.

Dores de cabeça são comuns nesse período?
Verdadeiro. “Algumas mulheres podem não apresentar, mas é um sintoma comum”.

TPM não tem cura?
Verdadeiro. “O que fazemos é um tratamento para amenizar os sintomas.
Hoje contamos com anticoncepcionais de baixa dosagem que têm benefícios muito grandes. Também pode ser usado, com uso contínuo, o ácido gamalinoleico, que é extraído do óleo da folha de prímula. Mas é importante lembrar que a indicação do medicamento tem de ser feita apenas com prescrição médica”.


Notícia da semana:

Ex-bombeiro que ganhou 12,8 milhões de dólares por invalidez é pego dançando.


"Apesar de ter sido flagrado dançando, um ex-bombeiro de Seattle, nos EUA, não perderá a indenização de US$ 12,8 milhões que ganhou na Justiça por ter ficado ferido em um acidente no quartel dos bombeiros em 2003.

A cidade de Seattle tinha entrado com um recurso contra a indenização concedida ao ex-bombeiro, alegando que ele não ficou invalido. A cidade apresentou como prova um vídeo feito por um investigador que mostra o ex-bombeiro dançando e fazendo outras atividades.

Mas, em decisão na última segunda-feira, a juíza Susan Craighead disse que a cidade teve muito tempo e meios para levantar provas sobre a condição de Mark Jones. Em 2009, ele ganhou uma indenização de US$ 12,8 milhões.

O advogado de Jones, Dick Kilpatrick, afirmou que sempre foi sabido que seu cliente poderia realizar tarefas cotidianas."


Espero que tenham gostado, aceito sugestões e até a próxima ^^.




Um comentário:

  1. Quanta obscuridade! Inclusive na fonte dos primeiros tópicos...

    A parte sobre a TPM foi realmente de utilidade pública, e tirou o mito do chocolate.
    Nelson said: haha.

    E sobre a notícia: "pego dançando" foi engraçado.

    Continue Antenada Thayzynhaa, esse é o caminho

    ResponderExcluir