domingo, 7 de novembro de 2010

Pare, olhe, e dê sinal



Olá muchachos!
Hoje vou falar de ônibus. Sei que vira e mexe eu fico falando coisas de busão por aqui, mas hoje o post é todinho só dele: o meio de locomoção mais conhecido como lata de sardinha.

Porque pobre acha que tem que ser mal educado? Já não basta ser pobre?
Os assentos da frente são preferenciais; então porque vive cheio de marmanjo sentado lá? Tudo bem, a plaquinha diz que na ausência das pessoas que tem direito a preferência, os assentos podem ser usados por qualquer pessoa. Mas tem gente que senta e vê a pessoa que tem direito ao lugar em pé, e não sai do lugar, fica se fingindo de sonso. Já vi várias discussões por causa disso. A pessoa tem que se tocar, pelo amor de Deus!
Outra coisa irritante, são aquelas pessoas que deixam pra procurar o dinheiro da passagem só na hora que chega na roleta. Ai abre todos os bolsos da bolsa, passa séculos pra encontrar, e enquanto isso fica todo mundo com cara de trouxa esperando.
Mas tem coisa pior do que aquele cecê dos infernos bem perto do teu nariz? A minha altura é algo que me irrita nessas horas, eu fico sempre no nível da axila das pessoas. E quando o bus ta lotado (sempre), você não tem pra onde fugir, fica agonizando todo o caminho, sem fôlego, esbugalhando os olhos, tendo vertigens, e o cecêzento só se aproxima mais de você.

E pum? Tem coisa mais torturante do que pum dentro de um ônibus? Eu sei que todo mundo tem c*, e tendo c*, também tem que soltar pum. Mas dá pra segurar, ou pelo menos espera aquele momento em que entra bastante vento pelas janelas, pra soltar o gás. Porque é triste o cheiro de merda dentro de uma lata fechada.
Falando em janelas... Nem nisso as pessoas se decidem. Tem aquele que arreganha a janela, e deixa aquele vento frio matando todo mundo, e destruindo a chapinha alheia. E tem aquele que não abre a janela nem que a vaca tussa; ta no meio de um engarrafamento, um calor de passar mal, e a pessoa não abre aquele troço. Parece até que tem medo de oxigênio.
E aquelas pessoas que não sabem se locomover dentro de um ônibus... muito cheio, super apertado, e a pessoa quer andar normalmente, como se estivesse na rua. Sai pisando os pés de todo mundo, sujando as calças, e levando o rosto das pessoas pendurado na bolsa que carrega.

Alto falante. Alguém me diga: eu tenho obrigação de ouvir musica alheia? Eu tô ficando surda de viver com os fones nos ouvidos, justamente pra não incomodar ninguém. Aí me aparece aquele abestado no ônibus que põe as músicas chatas dele pra todo mundo ouvir. E as paradas são turbinadas, alcançam uma altura que só Jesus na causa.
Eu queria ter coragem de pagar um sapo pra uma pessoa dessa, mas eu tenho medo de apanhar.

Bem, enquanto escrevo isso aqui, estou altamente indignada. Com dor de cabeça, dor no pescoço, e dor no ombro. Por quê?
Peguei o bus, o bus quebrou, ai tive que entrar em outro já superlotado. Ressaltando que tendo 1,56m de altura, e fica um pouco difícil pra me segurar.
Pago uma das passagens mais caras do país, e ainda não tem ônibus suficiente. Essa merda não é capital? Então porque eu não tenho o direito de vir sentada, em um ônibus descente? Acho que eu pago mais do que suficiente pra ter isso. E a capital deveria ser um exemplo pras outras cidades.
Os governos falam que pra melhorar o trânsito, as pessoas devem usar mais o transporte público, isso evitaria muitos carros nas ruas. Mas quem é que vai deixar de estar no conforto de seu carro, pra andar de ônibus lotado? Rá! Poupe-me de detalhes sórdidos.

Mas voltando ao foco: pessoas que falam alto demais.
Ela atende o celeular e de repente você fica sabendo de toda a vida pessoal dela.
E aqueles que começam a contar os babados; um lá no fundão, e o outro lá na porta da frente... ai ficam gritando de um lado pro outro.
Dia desses, tinha duas meninas conversando do meu lado, mas nem precisavam estar do meu lado pra eu escutar. Era fuleragem! E pelo que eu e todo o resto das pessoas escutamos, tinha algo no assunto sobre “fazer programa”. Isso não é algo de outro mundo, mas não é assunto pra conversar alto, e dentro do ônibus.

Agora os mais temidos de todos: encoxadores!
Me desculpem, mas eu vou ter que xingar: P*ta que pariu! Bando de filhos da p*ta, vão todos tomar no c*, lá na casa do caralho!
Ui desabafei.
Mas isso sim é tortura. O ônibus já ta lotado, tem gente com cecê do seu lado, gente falando alto do outro, e ainda aparece um nojento pra ficar te encoxando?
Eu já apelei pra várias técnicas: cotoveladas, pisão no pé, empurrões, mochila bem posicionada nas costas, mas não adianta. Eu queria armar um barraco, gritar “TARADO” pra todo mundo ouvir, mas infelizmente, nesses momentos eu ainda sou educada. Mas por favor, se você conhecer alguma técnica que funcione, me avise.
Afinal, como diz uma amiga minha: o aperto é tão grande, que se você estiver de saia, corre o risco de já descer do ônibus grávida.

Mas lembrando de coisas boas de bus...
Músicas dos passeios da escola, lembra? Eitah, era uma festa quando tinha passeio, era a maior bagunça no fundão, um batuque de pandeiro e logo se ouvia: “É, é, é, eu acho que o bagulho é de quem ta de pé...” , ou então “Toda vez que eu chego em casa, a barata da vizinha ta na minha cama...”. E indo mais a fundo na infância: “Motorista, motorista. Olha o poste, olha o poste. Não é de borracha, não é de borracha. Vai bater!”, ou “Motorista se eu fosse como tu, tirava o pé do freio e corria pra xuxu!”. Mas a minha preferida sempre foi: “A ‘Carol’ roubou pão na casa do João. Quem eu? É você! Eu não! Então quem? A ‘Thais’ roubou pão na casa do João...”.

Mas pra finalizar, deixo um agradecimento às pessoas educadas dos buzões. Obrigada a você que leva a bolsa das pessoas que estão em pé. Obrigada a você que pede pra levar a minha mochila (maior do que eu), e evita que eu seja esmagada por ela mesma.

Xero.. da Cereja que sempre vomitava no ônibus quando era criança.

Essas aqui são do tipo que você tem que se segurar pra não cantar escadalosamente dentro do ônibus:Galera do Fundão (Autoramas) , Eu não vou mais (CW7) e Never Gonna Be Alone (Nickelback).

3 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Vivo isso quase todo santo dia,menos a parte de ser encoixadooo . hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu ri de mais...Não tem coisa pior do que ser encoxadaa,ter que ouvir as musicas do povo que cisma em colocar na maior das alturas ¬'¬
    a #Cereja seus textos me inspiram falo sem cerimonia!

    ResponderExcluir
  3. Nuss, cereja...
    Notei que você realmente não ta satisfeita com a situação dos ônibus e tal, e vi que vc sabe colocar a boca no trombone(ops, frase tensa...), mas quanto palavrão héin!
    Me lembre de nunca te irritar...

    P.S. Escreveu bem demais!

    ResponderExcluir