quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ela é muito frígida e agora?



Você está se perdendo em êxtase então olha pro rosto da companheira e ela está com a cara de "o que será vai ter de almoço?"

Frigidez é a falta de desejo sexual tanto em homens e mulheres. Frigidez deve ser diferenciada da anorgasmia, onde ocorre a falta da orgasmo, mas na qual há o desejo sexual.

Na absoluta maioria dos casos, o desinteresse pelo sexo está ligado a fatores psicológicos ou sociais, sendo um dos mais freqüentes determinantes a monotonia conjugal. Também a educação que se recebeu, a falta de diálogo entre os parceiros, as práticas sexuais pouco gratificantes e até a resistência em inovar acabam por minar o relacionamento e facilitam o desinteresse. O próprio facto de envelhecer e as dificuldades do quotidiano também podem interferir na satisfação sexual. Frigidez é a falta de desejo sexual tanto em homens e mulheres. Frigidez deve ser diferenciada da anorgasmia, onde ocorre a falta da orgasmo, mas na qual há o desejo sexual.

A grande maioria são causada por vivencias sexuais destrutivas, culturas empiricas ou religiosas. frigidez pode ser causada por, traumas de infancia (abuso e violencia sexual), medo de engravidar, ansiedade, experiencias obstetricas traumáticas e na maioria das vezes relação diádicas inadequadas (falta de diálogo com o parceiro), muitas vezes causadas por timidez da mulher.

Junto com a frigidez, vem uma série de problemas que podem se tornarem agravantes. A ansiedade é o primeiro dos sintomas, seguido de desisteresse e falta de apetite sexual. Leocorréias, alteração ou falta de ciclo menstrual, vagisnismo(dor ou ardencia nas relações devido a contração dos musculos vaginais) dispareunias.

Porem a disfunção sexual feminina ou alteração da função sexual,pode tambem facilitar a invasão de agressores externos, tais como micoses e bacterias. devido a falta de defesas pubianas, conseguencias da desfunções hormonais. Há tambem alguns casos de dores lombares e alteraçoes de humor. Porem hoje em dia o maior dos agravantes é a fatalidade conjugal devido a falta de comunicação. O relacionamento acaba se perdendo, devido ao homem, não compreender a parceira e ir buscar fora o que não tem em casa, ou da parceira que não adimite ter o problema.

A mulher tem a falta de Eros. Ou seja, na tradição mitológica grega, a figura de eros é o deus grego do amor, que é também princípio de alegria, de vida e de prazer. Daí foi originada a palavra erotismo, que teve conceito deturpado ao longo dos tempos, sendo colocada apenas nas questões ligadas ao sexo propriamente dito.

A frígida, de uma maneira geral, nega o merecimento do gozo no inconsciente. Entre as causas orgânicas da frigidez estão doenças crônicas como diabetes, problemas neurológicos e depressão. Mas nada disso teria importância se um cuidado especial para alimentar o ego de energia vital, desejos e sonhos, projetos de vida, uma dupla que se comunica na sua essência, que acabam por compensar e permitem que esse obstáculo seja transposto.

Tratamentos

Quando o problema é fisíco na maioria das vezes o tratamento se dá atraves de uso de anti-depresivos, o que pode trazer conseguencias ou efeitos colaterais indesejaveis, acompanhamento pscológico é um dos melhores caminhos a seguir, porem dificilmente a timidez deixa que um casal se trate com um psicológo. O primeiro passo é o dialogo entre o cônjuge, pode-se tentar experiencias sexuais alternativas caricias e sexo sem penetração vaginal, para quebrar a primeira barreira ( a timidez). Essas experiencias tambem podem ajudar quando o problema é hormonal ou falta de exitação feminina. Ambientes novos, fantasias sexuais, tambem podem ser exploradas se for o caso de monotomia conjugal.

Também em Pee in the Dark

2 comentários:

  1. Óóóólha, as sex-aulas voltaram!! -qq
    Tema importante esse, ainda mais com esses posts sobre fim do mundo em 24 horas... as pessoas tem que conseguir aproveitar a vida. ^^
    Muito bom, quero mais.

    ResponderExcluir
  2. Toda mulher é um tando frígida as vezes, mas sempre é fodah neh!

    ResponderExcluir