sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Jamais diga nunca












Sim, é ao som dessa música que começo o post de hoje no 7cos. Aliás, peço desculpas pela falta da semana passada, mas é que aquele dia 11 de fevereiro foi muito movimentado, e me impediu de postar =/

E querem saber o por que dessa música estar no início do meu post? Então leia...


Uma prima da Carolmonper deixou com ela um antigo mega drive III, aqueeele que vem com 30 jogos na memória, vários clássicos do mega drive... entre eles Sonic The Hedgehog, o primeiro. Sabe, apesar de meu primeiro console, aos 5 anos de idade, ter sido um master system que vinha com um Sonic na memória (e eu zerasse ele todos os dias), eu nunca gostava dos jogos mais populares do Sonic. Eu achava tudo rápido demais pra mim, eu nunca via os inimigos, as paredes, e obstáculos. Assim, eu acabei migrando pro pessoal que faz o Mário, até que...


Voltando a história, eu comecei a jogar Sonic de novo naquele velho mega drive, fui passando umas fases, fui me surpreendendo em como eu tinha melhorado naquilo com os anos, e fui gostando. Dias depois conheci Sonic The Hedgehog 2. Fiquei encantado com a união da velocidade com a acessibilidade. E por coincidência li coisas sobre Sonic na mesma semana, e motivado por isso, cacei uns vídeos de Sonic fan remix e Sonic The Hedgehog 4. Aí já era. Tratei de caçar o Hareon, amigo meu que é fã e mini-autoridade no assunto Sonic, escutei discursos, joguei alguns, assisti outros e peguei uns jogos do azulão emprestado. Pronto, hoje sou um pseudo-fã da série e me divirto jogando o problemático porém divertido Sonic Heroes.


Aí você deve estar pensando o que você tem a ver com isso. Nada. Mas é que essa experiência me lembra algo que já passei várias vezes na vida, e que muita gente já passou e deve passar ainda: queimar a língua. Pra quem não conhece a expressão, trata-se de quando você fala algo e os acontecimentos futuros provam o contrário.

Todo mundo critica aquilo que não gosta, e principalmente, embora não admitam, criticam aquilo que não conhecem. Existem vários exemplos: podemos falar mal de uma banda que nem conhecemos por que os integrantes se vestem de uma maneira diferente, podemos falar mal de uma música que nem escutamos só por que ela é forró, ou podemos dizer que um livro é ruim só por que é de uma autora que você não gosta... leia primeiro o livro, né? A surpresa pode ser boa.


Eu odeio aquelas pessoas que falam mal de alguma coisa antes de conhecê-las. Sério. Eu falo mal de muita coisa também, não nego. Mas pelo menos eu conheço a coisa antes. Eu comi jiló pra saber como aquilo é ruim. E tem gente que não come pequi só por que não gosta do cheiro. Coma antes de negar.

Lógicamente existem as coisas que você não precisa experimentar pra saber que é ruim, pois é de conhecimento CIENTÍFICO público que são nocivos, como as drogas, por exemplo. Não é preciso se jogar do alto de um prédio pra saber se a queda mata ou não.

Eu não gostava e até falava mal de Sonic só por que eu era ruim no jogo, e assim não quis conhecer. Mas joguei, dei uma chance, tive paciência, conheci a coisa e hoje eu gosto.


Não tô aqui dizendo pra você que não curte forró escutar um CD do aviões por uma hora, nem pra você que é fã de comédia assistir a trilogia do Senhor dos Anéis. Tô aqui só pra conscientizar: ficar no consciente. Pra que você pense antes de dizer as coisas.


P.S. Faz um tempo que não escrevo algo com qualidade, e peço desculpas pela brevidade do meu texto. Tenho que ter mais tempo pra me dedicar ao blog, mas com as férias que estou tendo está meio difícil.

Mas pelo menos ficou bem ao estilo do @Krap que escrevia por aqui. E isso já é um auto-elogio e tanto.

Até textos melhores!


16 comentários:

  1. Oooolha, um post sobre Sonic no 7cos, que surpresa boa! :D

    Interessante que boa parte dos nintendistas de hoje só são nintendistas porque eram mais radicalistas na época Sega x Nintendo e ignoravam a maestria e a beleza dos jogos Sonic. Sonic era mais hardcore e era isso que a Sega queria mostrar, além da diferença de que o Sonic sempre foi menos infantil que o Mario. Talvez por isso também, a dificuldade um pouco mais elevada de seus jogos e a divisão de públicos.

    ResponderExcluir
  2. Poizé, quem sabe vc tivesse grana pra comprar um mega ou master e todo mundo sabe que os jogos da Nintendo em sua maioria eram e sempre serão melhores que os da Sega. Não q não goste da Sega, mas fazer o que quando alguém vai postar o que não viveu. Vc não deve ter mais de vinte anos.Sou da década de oitenta e pude curtir os dois lados da moeda, mesmo que não pudesse ter os dois consoles ia jogar nas famosas locadoras da época, coisa q acho q sua mamãezinha não deixou. Tente vc fazer a mesma experiência q o @firedavid fez ao contrario e tente jogar um zelda ou cronotriger pra v se vc permanece com o mesmo narizinho empinado.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma coisinha, esse comentário foi pro Hareon.

    ResponderExcluir
  4. Comentário valido amigo anônimo, mas informo que o Hareon já jogou Zelda e já teve um n64. E que também ja jogou chrono trigger. Só foi um comment dentro do assunto do post. Mas já que falamos em Zelda, sugiro que leiam meu post sobre Zelda, que esta entre os pops do blog, e só procurar.

    ResponderExcluir
  5. Eu joguei MUITO jogos desde o nintendinho com Battle City, Field Combat, Contra, Bomberman e Ballon Fight. Passei pela época de ouro da maior e melhor guerra de consoles que teve entre Sega e Nintendo e sei reconhecer muito bem as direções dessa época.

    É fato que Sonic alavancou a Sega ao primeiro lugar na época 16bit ficando à frente da Nintendo com seu SNES. É fato que o SNES era superior ao Mega em termos de hardware mas Sonic caiu no gosto do povo.

    É fato que a Nintendo só venceu a guerra porque conseguiu os direitos de exclusividade por muito tempo sobre a franquia Street Fighter, jogo que conseguiu desbancar Sega e SNK na era 16bit.
    PS.: Zelda e CT são velhos conhecidos meus.

    ResponderExcluir
  6. Senhor "anonimo"...

    Estamos em 2011, não mais nos anos 90 aonde você, quando criança, provavelmente ficava discutindo sobre "quem era melhor sega ou nintendo".

    Atualize-se :)

    ResponderExcluir
  7. senhor manolo so para abrir a provocação, tenho a dizer q o post me deixa ser saudosista sim.
    relembrar é viver, e outra coisa estamos falando de jogos dos anos 90 mesmo ou vc viu alguma coisa aqui relacionada a novidade em jogos, tem q ser um manolo mesmo pra tomar partido no que não deve ter lido mesmo.
    E quanto a me atualizar não preciso agora quanto a vc se colocar melhor em comentarios seria bom.

    ResponderExcluir
  8. sempre acompanho o blog e nunca comento, mas dessa vez não resisti e apesar de não saber a identidade do anônimo concordo com o que ele disse, os jogos do nitendo sempre serão melhores do que os da sega. E o Manolo 256 deve parar de ser preconceituoso,pelo visto é daquele tipo que acha que só o que é novo é bom

    ResponderExcluir
  9. valeu alex, e quem escreve espera comentarios vamos comentar galera.

    ResponderExcluir
  10. É olhar o antigo com o olhar tão preconceituoso mostra a juventude sem bandeira que temos hj

    ResponderExcluir
  11. No caso do post, acho que não retratou se uma marca era melhor que a outra, só mostrou que as pessoas não tem mente aberta e exemplificou o mundo dos games.

    Vocês não acham que estão exagerando um pouco?
    Se começar assim o flamewar vai começar...

    ResponderExcluir
  12. Boa noite senhor Hareon!
    Concordo com vc mas, falando em comparação, vc quem citou a "superioridade" dos jogos da sega em seu 1° comentário.
    Mas concordo q fujimos um pouco do post pois, se tratava de deixar o preconceito de lado.
    Então sem preconceitos pois gosto dos jogos da Sega sim, quem nunca se estapiou jogando road rash.

    ResponderExcluir
  13. Como não entendo absolutamente nada do assunto, não me arriscarei a participar da discussão. Só me resta ressaltar a quantidade de comentários no post. o David está arrasando. rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Sr.Anônimo. Mais uma vez digo que há exageros.
    Talvez você tenha se equivocado e se precipitado um pouco demais.

    Como eu disse no meu primeiro post, eu comparei SONIC com MARIO. Não SEGA e NINTENDO.
    São coisas diferentes, meu caro.

    Eu não disse que um era MELHOR que o outro, ressaltei a DIFERENÇA, não a QUALIDADE.

    Eu não disse que os jogos de Mega Drive são superiores ao do Super Nintendo, nem vice-versa. O que eu disse é que os jogos Sonic são em um mundo totalmente diferente, abrangendo temas diferentes e ressalto que jogos Sonic são mais hardcore que os jogos Mario, não que são melhores, pois pra mim, cada um tem seu charme e são perfeitos, tendo suas qualidades e defeitos.

    ResponderExcluir
  15. Em primeiro lugar, obrigado pela leitura pessoal.

    Bem, quero ressaltar aqui ( e eu sou o autor do post) que eu não quis defender uma ou outra bandeira aqui, ok?
    O anônimo acima da Patrícia está certíssimo quanto ao tema, e o Hareon deixou a coisa bem clara acim.

    ^^

    ResponderExcluir
  16. Alguém percebeu uma discussão sobre o que é belo, e o que é bom? Hmmmm
    A sega sempre teve uma produção diferenciada, até hoje marginalizada (de certa forma, olha Bayonetta). Mas parte do debate aí vai para um campo que nem cabe discutir! ><

    TODAS MATA

    ResponderExcluir