sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bola na trave não altera o placar




Por favor, não torçam o nariz para o tema, e leiam até o fim.

Sexta-feira, 11 de Junho de 2010, um dia histórico. Mais um dia de DESENTENDENDO? Sim, caro leitor, mas não tenho tamanha pretensão assim. É que nesse dia, começa um dos maiores eventos esportivos que existem: A copa do mundo de futebol, que nesta edição se passa na África do Sul. Quem é brasileiro sabe: a copa do mundo não é só um evento esportivo, não é só futebol ou lucros estratosféricos com propaganda. A copa do mundo é uma paixão. E já que falamos em paixão... Notou o background do 7cos esta semana? Esse clima perfumado desses dias? É, é a semana dos namorados, que têm seu dia nesse sábado... E você me pergunta: o que copa do mundo tem a ver com namorados, além da data, da paixão e das piadas de duplo sentido?

Mais do que você imagina

Eu posso até não ser a pessoa que mais entende de futebol, mas sou um apaixonado e expert em copas do mundo. Sei onde foram todas as edições, todos os campeões, placares das finais... Quem é apaixonado de verdade por alguma coisa, não sabe de tudo por que é um pesquisador louco, mas é que nesses casos, a pesquisa vem inconscientemente, você atrai o conhecimento de forma natural... Você que é solteiro(a) e diz que relacionamento nenhum dá certo pra você, ja parou pra pensar no que é um relacionamento? Já viveu um RELACIONAMENTO? Como o nome já diz, deriva de uma relação, ou seja, há mais de um elemento na história. Pra que seu relacionamento dê certo, você tem, entre outras coisas, que ser um apaixonado e expert não só pela pessoa companheira, mas por você também, e principalmente, pelo casal.

A copa do mundo acontece de 4 em 4 anos, por questões de tradição, comerciais e políticas. Há sempre aquele clima insuportável de ansiedade antes do evento, até por que existem as eliminatórias, e quando as seleções se classificam é aquela festa. E quando a copa começa de verdade, acontece um shake de emoções nas seleções. Todas festejam o fato de estarem participando. Algumas, aproveitam ao máximo que podem o momento inicial, até por que sabem que podem cair fora a qualquer momento, mas as melhores e mais celebradas seleções são aquelas que lutam para ir adiante, pra passar com sucesso pelas fases mais difíceis, e na hora da decisão, fazer o correto, aquilo que a copa espera delas, para que um misto de circunstâncias e força de vontade possam fazer de uma ou outra seleção campeã ou quase...

E não é que no namoro é a mesma coisa?
Um namoro não começa do nada. Cada pessoa tem suas questões e motivos pra fazer dessa frase uma verdade. E é inegável: todo mundo tem o seu processo seletivo pra namoro. Os critérios podem ser beleza, religião, carro, chapéu, pegada, sentimento... E quando você passa dessa fase para o namoro em si, é uma festa. Todo mundo festeja o início de um namoro. Tem aqueles que vivem o presente sem sequer pensar no fim, pois sabem que o namoro pode acabar a qualquer hora. E tem aqueles que fazem de tudo para chegar, e chegar bem nas fases difíceis, pois elas virão, quer queira ou não... A diferença do namoro é que ele não tem só uma, mas várias decisões, e novamente, o misto de circunstância e força-de-vontade é o que te faz vencedor ou não... E a taça, no caso, pode ter várias caras: um noivado, casamento, a estabilidade, a felicidade, ou simplesmente um caminho infinito ladeado por flores...

E bem, estejamos falando sobre copa do mundo ou namoro, uma coisa é verdade. Torcer, e principalmente acreditar, é emocionante, pode ser estressante, mas pode dar certo. Mas lembrem-se: bola na trave não altera o placar.


2 comentários:

  1. ' quando PIVETE meu sonho era ser jogador de futebol'

    Sempre curti a COPA mas amo MUIIIIIITO mais o FLAMENGO do q a seleção Brasileira
    Acho fóda o processo seletivo do namoro e taLL
    @firedavid namorado da @CEREJA .. ^^ BOMTEMA!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa sua forma de 'ligar' uma coisa com a outra. Namoro e Copa do mundo, quem diria ein?
    Sejamos aqueles "que vivem o presente sem sequer pensar no fim".

    ResponderExcluir