quinta-feira, 29 de julho de 2010

Performance


Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening (os dois termos aparecem em diversas ocasiões como sinônimos), sendo que neste o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público. A performance deve ser compreendida a partir dos desenvolvimentos da arte pop, do minimalismo e da arte conceitual, que tomam a cena artística nas décadas de 1960 e 1970. A arte contemporânea, põe em cheque os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. Nesse contexto, instalações, happenings (o happening se distingue da performance porque não há participação do público) e performances são amplamente realizados, sinalizando um certo espírito das novas orientações da arte: as tentativas de dirigir a criação artística às coisas do mundo, à natureza e à realidade urbana. Cada vez mais as obras articulam diferentes modalidades de arte - dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura etc. - desafiando as classificações habituais e colocando em questão a própria definição de arte. As relações entre arte e vida cotidiana, assim como o rompimento das barreiras entre arte e não-arte constituem preocupações centrais para a performance (e para parte considerável das vertentes contemporâneas, por exemplo arte ambiente, arte pública, arte processual, arte conceitual, land art, etc.), o que permite flagrar sua filiação às experiências realizadas pelos surrealistas, e sobretudo pelos dadaístas.

A performance foi introduzida durante a decada de 1960, pelo grupo Fluxus e, muito especialmente, através das obras de Joseph Beuys. Numa de suas performances, Beuys passou horas sozinho na Galeria Schmela, em Düsseldorf, com o rosto coberto de mel e folhas de ouro, carregando nos braços uma lebre morta, a quem comentava detalhes sobre as obras expostas.

É necessário ver . Ficar lendo não adianta muita coisa... Desculpem o atraso do post. E já aconselho, esse é um post mais para "assistir".
1ª Sugestão: Anat Ben David. Ela é cheia de performances. Você pode assistir algumas no site linkado ao nome dela.
2ª Sugestão: A banda "Chicks on speed" é uma banda formada por amiga que estudavam em uma escola de Belas Artes. Daí você tira...

-Esse é aquele tipo de arte que você para e diz: QUE MERDA É ESSA?!


Projeto TETRIS


Falando em arte, gostaria de mostrar que no CCBB daqui de Brasília está rolando a exposição "Brasília e o Construtivismo" que é uma corrente que eu curto muito. Se não for pela arte, vá pelo clima do CCBB, é mágico.

3 comentários:

  1. Isso é tão teMdêMcia hoje em dia que muito se diz que, se não tiver um mínimo de performance, você não é foda. Ou cult.

    Adoro qualquer montagem com Tetris ou Space Invaders.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre trazendo um pouco mais de cultura pra cá.
    E você tem razão, o CCBB é mágico, mais ainda quando se está naquele palco. Ô saudade de um dos melhores dias da minha vida!

    ResponderExcluir
  3. CCBB *____________________________ *
    adoro performances!
    hahaha

    ResponderExcluir