sábado, 28 de agosto de 2010

Indignação.








Hoje decidi falar de um assunto que mexe bastante comigo. O fato de tantos nordestinos serem vítimas de preconceitos, principalmente no sul e sudeste do país.
É isso mesmo, como também uma nordestina com orgulho sim, queria comentar sobre esse assunto.

Quando se falam em Nordeste vem a mente de algumas pessoas de outras regiões logo o analfabetismo, a miséria, a seca, homem rude e a mulher caipira, a pobreza, o sinônimo de nordestino é pobre, baixinho, feio, escuro sempre inferior e sempre aquela pessoa que tenta ir pra São Paulo em busca de um emprego. Um dos maiores pontos de preconceito com certeza é o SUL, ali se um pobre nordestino vai a passeio é tratado como um ser inferior, pelo simples fato do sotaque nosdestino pensam logo que é um pobre, analfabeto e por ai vai, algumas pessoas pensam que esse preconceito é coisa do passado, mas quem dera fosse assim, infelizmente isso ainda predomina, e faz com que aumente cada vez mais o preconceito em geral.
O povo nordestino merece respeito, o nordeste não é um lugar onde se tem apenas pobres, analfabetos e tudo isso que citei acima, o nordeste não é uma região onde cada passo que você dá encontra seca, animais morrendo de fome e gente mal-educada.
Até no orkut esse preconceito é enorme, não são poucas as comunidades contra nordestinos.

Quando alguém comete algum crime, em filmes e até novelas, e dizem que são do subúrbio, que são da periferia, qual é a desculpa que as autoridades dizem? -Aaaah, isso aí é um 'paraibazinho', mais num quer dizer 'paraibazinho' porque ele é da Paraíba não, e sim porque na mente deles, paraibanos e nordestinos em geral, são tudo pobre, e marginal.

São Paulo, por exemplo, pode ser considerada cidade mais nordestina do país, tamanho é o contingente de moradores naturais desta região do país. Mesmo assim, o preconceito existe e não é assumido, pelo contrário, os grandes contrastes sociais presentes especialmente na capital paulista e no Rio de Janeiro são sempre apontados como reflexos da migração em massa e descontrolada, nunca como resultantes da má distribuição de renda ou falta de oportunidades, características comuns ao Brasil há séculos.
O mais curioso (e triste) de toda esta realidade: ao contrário de países envolvidos em conflitos ou guerras civis, o Brasil não tem divisão de etnias ou tribos, sendo o preconceito movido apenas por questões geográficas. Talvez por este motivo os embriões de movimentos separatistas sulistas nunca tenham ganhado mais do que algumas páginas na internet e manifestações isoladas, felizmente.

Até mesmo nas horas de desespero e que precisam de ajuda, o povo nordestino é vítima do preconceito, no tempo em que aconteceu as enchentes em vários estados do nordeste, vocês acham que as humilhações diminuiram? Nada disso!

O que chamou mais atenção nem foi as enchentes, e sim os depoimentos em algumas redes sociais. A seguir mostro a vocês alguns dos comentários que fizeram sobre esse assunto das enchentes em uma comunidade contra os nordestinos.

“Pessoal com essas enchentes no Nordeste acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, to muito preocupada com isso. Vai ter mais lixo do que já tem aqui...”,

“Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal que não sabe nadar!!!”,

“Eles vão falar que perderam tudo na terra deles e vão procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco ou viram mendigos no centro da cidade..."


Agora me diz se isso não é motivo de indignação?

E não para por aí não, até manisfesto existem em relação a isso, um é o , MSPPP ( Manifesto São Paulo para os Paulistas).

Eu só queria comentar 3 coisas sobre isso:

1- São paulo é o que é muito em função do trabalho dos nordestinos, que essas pessoas agora querem refugar.

2- Se esses paulistas que estão articulando esse movimento fossem alvo de um movimento semelhante, por exemplo em Londres, estariam buscando seus direitos.

3- A segunda guerra mundial começou por conta de um raciocínio idêntico a esse.

É ridículo que essas pessoas aleguem amor ao seu estado, ou até mesmo a democracia para justificar suas atitudes facistas.

Pra terminar, só me resta apenas dizer:

LAMENTÁVEL!





5 comentários:

  1. Amiga que orgulho! Polemico isso. Eu não sou nordestina, mas acho o sotaque tao lindo que acabei roubando pra mim, e sei que esse preconceito existe mesmo. Mas tenho orgulho pelos nordestindos da familia, e dos amigos. E lugares, quantos lugares lindos tem no nordeste...

    ResponderExcluir
  2. É isso aê...
    Post muuuuuuito boom! Nordestina com muito orgulho siiim! \o

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho raízes potiguares no meu sangue, oxente!
    E eu não teria me apaixonado logo de cara pela cereja se não fosse aquele sotaque goshtoso da Paraíba que ela tem...
    Mas agora falando sério:
    realmente lamentavel que esse tipo de preconceito exista. Thaís mesmo taí pra provar que o nordeste tbm produz conhecimento de qualidade.
    Adorei o post Tah, vocábulario espetacular.
    A federal te fez muito bem.

    ResponderExcluir
  4. Como eu demorei pra ler esse post?

    Issaê!

    ResponderExcluir