quarta-feira, 15 de setembro de 2010

: Gótico



O termo "gótico", para o estilo de vida - digamos assim - surgiu de uma maneira surpresa, pois o termo abrangia muitos significados. Então, toda vez que bandas que caracterizavam esse grupo emergente (entre final de 70 e 80), ao questionarem sobre a atmosfera das músicas, era ouvido:  "...temática sombria e soturna, gótica. "
Exemplo de coisa gótica: Bauhaus



Na verdade esse título engloba mais uma época, com tags musicais como "New Wave" e "post-punk" [na verdade punks]. Chega a ser estranho dizer que algo é gótico. Uma coisa é garantida: Hoje o termo foi distorcido, ou adaptado (como preferirem U.u) e muita coisa se diz gótica {Afinal, restart diz ser o novo Beattles do Brasil, e Nickelback é rock de verdade... Por que não Evanescence ser gótico?}. O lance é que temos uma indústria cultural esfomeada aí, e essas atualizações agrupam melhor as vezes os nichos de mercado (sinceramente não funciona tanto), separam estilos, esclarecem as coisas, rs. Não duvido do rock do Nback, ou do gótico do Evn., nem ouço, mas isso torna as coisas superficialmente mais práticas. Tem coisa melhor!?




Joy Division
O vocalista Ian Curtis (ídolo) se matou aos 24 anos, pouquíssimo antes de se tornar um mega astro.
Estilo: Post-punk, New Wave


Clássico: Love will tear us apart again
















New Order
Nasceram após o suicídio  do Ian curtis (sim, é o que restou da banda). Pois era uma promessa que a banda  só mudaria de nome caso alguém saísse da formação original.
Estilo: New Wave
Clássico: Blue Monday








Dentro dese grupo todo também é o Glam rock, que não só porque se chamam "glam" que eram fúteis e o escambau. Suas letras sustentavam traços completamente decadentes, medonhos e soturnos dentro de melodias brilhantes. Mas deixa isso pra outro post.

Quanto a estética, entre eles existiam vários grupos (assim como entre os cristãos existe a KKK e Iron guard...) Tipo Vitoriano, Edwardiano, Romantic Goth, Dandy, Steampunk, Dark cabaret, Cybergoth, Perky Goth, Pin-up,"Deathrocker", Medieval, Trad goth...

Em junho do ano passado eu vi algo sobre um fanzine de nome "Gordas Góticas". Parece genial. Procurem e se virem se for do gosto! 
E tiras e tiras e tiras...
Falando em tiras, Nemi é uma tira de uma semi-gótica, superlegal também. Mas é da Noruega...


Por ser um estilo, não é só vestir, e ouvir. Toda uma bagagem cultural e filosofias tem um encadeamento comum. Pega um que preze de verdade o estilo e pergunta o que rola de leitura nesse meio: É Bram Stocker, Sartre, Willian Blake, Lord Byron, Allan Poe (vale super a pena), Camus, Rimbaud, Baudelaire, Willian Burroughs, Wilde, Ginsberg, Walpole... (sai gritando por aí Crepúsculo, sai...).

Um comentário:

  1. Nuss, adorei o comentário do Ian Curtis. Ele morreu pouquíssimo ANTES de se tornar um grande astro kkk
    E o pessoal só esperou ele "sair" pra formar o New Order, kkkk. Gosto do New Order, e não sabia dessa historia.

    ResponderExcluir