quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O que motiva as nossas escolhas?

Dúvida. Essa sensação tomou conta dos meus pensamentos no momento de decidir sobre o que escrever no meu segundo post. Pensei em vários assuntos, mas estava difícil chegar a uma decisão que me agradasse completamente. Até que um acontecimento corriqueiro me fez vislumbrar um tema que sempre me faz refletir muito: Quais as razões que nos levam a tomar as decisões mais importantes da nossa vida?

Na primeira semana deste ano, uma colega me ligou para dar a notícia que havia passado no vestibular para Jornalismo. Radiante com a aprovação, ela me perguntou o que eu achava do ofício e qual a minha visão em relação ao mercado de trabalho. Como estava num daqueles dias em que nada parece bom o suficiente, minha resposta foi instantânea e tola. Respondi “Se você pensa em ganhar muito dinheiro e conquistar algum reconhecimento profissional, desista”. No entanto, como tenho a mente extremamente inquieta e o hábito de refletir sobre tudo o que acontece, o que falei à minha colega me fez pensar sobre o que motiva as escolhas que faço em minha vida. E, afinal, por que decidi ser jornalista?

Basta voltar um pouco e lembrar-me do dia em que me inscrevi no vestibular para chegar à conclusão de que o aspecto financeiro não foi o principal motivador da minha escolha, ou seja, não foi para ficar rica que decidi ser jornalista. Enfrentei muita resistência por parte da minha família, que sonhava com uma carreira mais promissora para mim. Hoje, tenho absoluta certeza de que escolhi o Jornalismo porque tinha PAIXÃO. Sempre quis ver o que estava por trás das cortinas e olhar para onde ninguém estava olhando. O óbvio nunca me atraiu. Sonhava em transformar o mundo e lutar a favor do que considerava certo. E sempre achei que a caneta e o papel eram ferramentas ótimas para isso.

Quando fazemos uma escolha levamos em consideração vários aspectos, mas raramente pensamos sobre quais as reais razões que nos fazem optar por determinados caminhos. Apaixonada pela minha profissão e uma sonhadora convicta, uso muito mais do que caneta e papel para tentar transformar os meus anseios em realidade. Uso a minha alma. Uso a minha força. Uso a minha voz.

Neste pouco tempo de carreira, já carrego comigo experiências inesquecíveis. De tudo o que fiz até agora, o que mais me deixou fascinada foi a arte de escrever. Com simples reportagens é possível transformar a vida das pessoas. E é com esse tipo de jornalismo que sonho em atuar até o dia que tiver forças para continuar lutando pelos meus ideais.

No entanto, hoje posso ver de maneira muito clara que a vontade de transformar o mundo para melhor não precisa ficar restrita apenas ao Jornalismo. Afinal, para mudar o que está ao nosso redor, é preciso, antes de tudo, mudar a si mesmo. Para isso, é preciso viver um dia de cada vez. Tentar tirar de cada segundo o que de melhor ele pode oferecer.

E, voltando ao Jornalismo, na próxima vez que tiver que responder acerca da profissão direi que antes de tudo é preciso analisar qual o tamanho da sua paixão e do seu sonho. Quando nossas escolhas são baseadas nesses aspectos, as chances de termos tomado a decisão certa são muitas.

6 comentários:

  1. É o que dizem sobre a nossa geração: Nós não fazemos o que gostamos, mas gostamos do que fazemos.
    Ótimo post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei agora, Paty! Lindo texto que mostra o quanto vale a pena correr atrás de um sonho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Brigada, meninas! A opinião de vocês é muito importante para mim.Fico extremamente feliz por terem gostado.

    ResponderExcluir
  4. Legal Patricia.
    Muito boa sua matéria.
    Concordo plenamente com vc acho que não devemos escolher nossas profissões apenas pelo dinheiro e sim, porque gostamos do que fazemos.
    É lendo matérias como essa que muitas pessoas tomam suas decisões.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. se nao comentar apanho, parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  6. O "anônimo" aí de cima quaaaase apanhou...
    Enfim...

    Bom post, Pati. Também pretendo ser jornalista (um dia) por sonho. E é bom manter contato com quem ja o realizou, e é uma inspiração. ^^

    ResponderExcluir