sábado, 26 de março de 2011

A tal perfeição.

Olá galera, beleza?

É isso aí, sábado dia 26 de março de 2011, dia de mais uma postagem do ANTENADO.

No meu post do dia 12 de março, falei sobre “A adolescência nas diferentes gerações”, e hoje vou continuar a falar sobre um problema que também envolve os adolescentes: ANOREXIA.

Até onde chega a busca obsessiva pelo ‘corpo perfeito’?



São milhares hoje em dia os casos de adolescentes que sofrem de anorexia e bulimia, isso tudo para terem o corpo perfeito dito pela sociedade e pela mídia. Criou-se no nosso meio a falsa dicotomia Gorda-Magra, em que moças e até rapazes também fazem de tudo para se encaixar nesse padrão de beleza.

Esse emagrecimento voluntário é dado por uma redução significativa da alimentação e os excessivos exercícios físicos, ou pela utilização de remédios que ajudam a inibir o apetite.

Esses distúrbios alimentares geralmente acontecem em adolescentes entre 14 e 18 anos de idade, essas pessoas quando atingem um nível de peso geralmente abaixo do ideal, não conseguem se ver magras e sim cada vez mais acima do peso, e comem cada vez mais em quantidade reduzida.







Vejamos a seguir alguns dos sintomas gerados pela desnutrição dada pela anorexia:

  • Pele seca
  • Palidez
  • Queda de cabelo
  • Sensações alternadas de satisfação e "peso" após comer.
  • Tonturas
  • Perda de peso acentuada
  • Parar de crescer ( se está em fase de crescimento )
  • Menstruação escassa ou irregular, ou até a suspensão da mesma.


A anorexia também pode gerar alguns sintomas psíquicos, como:

· Alteração de humor, Irritabilidade, Ansiedade, Desinteresse geral, Tristeza, entre outros.

Vemos todo dia na mídia, adolescentes cada vez mais querendo se igualar mais as modelos e atrizes da TV. Aprendemos que magreza é sinônimo de beleza, mesmo assim não admitimos o que está atrás das portas fechadas, vivemos em um mundo onde pensamos sobre peso, pensamos nas dietas, na imagem, pensamos em comida, ou talvez não o bastante. Mas o que falhamos em não parar para pensar é na VIDA.

Anorexia não é sobre vaidade, não é sobre escolha.

Anorexia é um problema mental, uma doença, e lentamente uma assassina.

Mas isso pode ser superado, com coragem, esperança e força.

Não perca sua saúde por querer estabelecer um estereótipo da moda. Sua saúde vale mais, e beleza só existe se estiver aliada a bem-estar.

Lembre-se de que também há meios saudáveis de emagrecer e ficar com um corpo lindo. Procurar uma nutricionista é a melhor coisa a se fazer. E antes de tudo, saiba dar valor a você, ame-se em primeiro lugar, agrade a si própria, pois só assim poderá agradar aos demais.

Não se engane PRESTE ATENÇÃO. O que você vê no espelho pode ser apenas ilusão, anorexia é mais que magreza, ela engana, ela destrói e mata.

AME QUEM VOCÊ É!

Té a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário