sexta-feira, 25 de março de 2011

Twitter. Que efeito essa rede social pode causar nas nossas vidas?

Olá, gente!

Ontem fui ao Brasília Twestival 2011, o maior evento de twitteiros do mundo. Apesar de não ser uma twitteira assídua e não estar presente na maioria das redes sociais, gosto de analisar a maneira como as redes sociais vêm transformando a maneira de as pessoas se relacionarem. Além disso, trabalho com comunicação digital e mídias sociais e, em breve, começo a cursar uma especialização na área. Posso dizer agora, após dois anos de formada, que encontrei um eixo, um foco dentro do Jornalismo. Mas voltando ao evento, confesso que superou minhas expectativas. Uma tarde repleta de palestras ministradas por ótimos profissionais, que passaram ensinamentos essenciais para quem trabalha na área.

Após sair do evento fiquei me perguntando o efeito que as redes sociais podem causar nas nossas vidas, na nossa maneira de pensar e de transmitir as nossas opiniões. No twitter, as opiniões não podem exceder os 140 caracteres estipulados. Em outras redes sociais, como o facebook, o usuário diz que “o que está pensando agora” para os amigos virtuais, que, na maioria das vezes, são meros desconhecidos. Como assim? Como é possível compartilhar tanta intimidade com pessoas que você nem conhece?

Será que após o nascimento do twitter, os twitteiros vão conseguir ler um livro com mais de 100 páginas? Serão que conseguirão transformar em texto seus sentimentos? Será que conseguirão desfrutar do privilégio da privacidade?

Será possível sentir fome, brigar com mãe, estar com sono, com dor de cabeça, com raiva sem precisar antes acessar a rede social e comunicar a todos? Até na lua de mel tem gente que posta. Isso me assusta!

Eu, particularmente, não sei exatamente para que serve o twitter, acho que não existe um significado universal, cada um usa da maneira que quer. De maneira geral, no entanto, as pessoas que acessam as redes sociais querem simplesmente espantar a solidão.

Eu gosto de saber o que estão falando, não posto muito, mas aproveito para exercitar uma das maiores exigências do jornalismo: a objetividade.

Um comentário:

  1. Eu gosto do Twitter,acho bem objetivo!
    Só que como todas as outras coisas,tem males e bens,basta saber USAR
    Post ATUAL.^^

    ResponderExcluir