sexta-feira, 16 de abril de 2010

"lost" é supernatural





Dentre tantos personagens que existem, um já esteve, e sempre estará presente aqui nessa seção: aquele seu tio. Sempre há a cena em que aquele seu tio chega no momento em que você está assistindo à sua série/filme favorito(a), ou aquele game que você adora; ele fica com aquela cara de maravilhado e diz: “uau! Olha só pra isso! Os caras que criam essas coisas devem ser loucos!”. E ele tem razão. Fala a verdade: você já pensou isso um dia, seja por admiração mesmo, ou inveja.

Não é estranho, e muito desentendível, concluir factualmente que toda forma de arte que faz sentido (ou não) nasceu de um momento de insanidade? Não estou falando do processo de criação, mas sim daquele segundo inicial, aquele ruído de coisa de vidro se quebrando na mente, o fósforo riscado no escuro... Talvez “mother science” explique, mas vamos chamar o momento aqui nesse post de INSANIDADE CRIATIVA.

Você não concorda? Seu direito. Mas vamos recapitular: Onde estavam com a cabeça os criadores de Lost ao terem o lampejo inicial do roteiro da coisa? O que houve na mente dos criadores da história de Efeito Borboleta? Por que Hitchcock resolveu gravar a cena daquele ângulo, com aquela música? E Spielberg? Scorsese? Coppola? Kurosawa? Tarantino? O que se passava na mente de Slash ao criar o solo inicial de Sweet Child’o Mine? E Jimmy Page? Angus Young? Eddie Van Halen? Steve Vai? O que se passava na mente do Miyamoto ao criar Mario, Zelda, e o conceito do Nintendo Wii!? E Will Wright? E o sonho na cama de todo nerd: Jade Raymond? O que aconteceu na cabeça de Masashi Kishimoto? O que deu na cabeça do Renato Russo na hora de escrever letras tão perfeitas? E Axl Rose? E Jhon Lennon!? Por que bacias em cima do senado e da câmara, Niemeyer? E uma cidade em formato de avião, Lucio Costa? Por que bruxos, J.K.Rowling? E vampiros, Stephenie!? Ai ai... Existem caras tão loucos, que foram capazes de criar ficções para insinuar que a própria realidade não passa de uma ficção. Vide irmãos Wachowski ( da trilogia Matrix), e Hideo Kojima (criador de Metal Gear Solid 2), só para citar dois. O que explica 7 loucos escreverem em um blog chamado 7cos? E esse post? Dorgas?
Não.
Insanidade Criativa.

Nesse post, eu gostaria de convidar todos à este processo. Não é um convite à loucura, nem ao LSD. É só um convite a não desistir com um violão no colo. Não desistir com uma caneta e um papel na mão. Não desistir frente à uma tela de edição HTML. Não desistir, se ela ainda vive. Não desistir, pois após o “crash” inicial, se sentir um pouco “lost” é supernatural.



6 comentários:

  1. FÓOOOOOOOOOOOOOOOOOOODA!
    -]
    me lembra muito o tempo que agnt perde na vida perguntando, e seee ...
    E se eu nem tivesse lido esse POST. KKKK
    INSANIDADE CRIATIVA

    ResponderExcluir
  2. Se TUDO que faz sucesso nesse mundo, veio de mentes nada normais....então acho que eu ainda posso DOMINAR O MUNDO!

    ResponderExcluir
  3. Você acabou de dissertar sobre "Insight". E citou kurosawa e tarantino (abanei geral aqui). Tah que O Miyamoto não foi tãaaaaao insight assim, mas concordo sobre os outros (as)...
    Agora, pedir pra não desistir... Perigoso demais.
    Adoro

    ResponderExcluir
  4. dorgas mano....Titio Hideo Kojima é foda desde sempre.

    ResponderExcluir